Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Novo Jeep Compass diesel chega aos R$ 216.990 mas fica longe dos 200 cv

Em pré-venda, versão diesel 2022 do SUV médio repete as novidades dos modelos turboflex e lança linha Trailhawk, mas frustra planos de novos motores

Por Eduardo Passos Atualizado em 20 abr 2021, 11h38 - Publicado em 20 abr 2021, 11h29
Novo Compass Trailhawk chegou ao Brasil sem motor elétrico e com 170 cv de sempre. Há, entretanto, boas novidades estéticas e tecnologia de série da linha 2022
Novo Compass Trailhawk chegou ao Brasil sem motor elétrico e com 170 cv de sempre. Há, entretanto, boas novidades estéticas e tecnologia de série da linha 2022 Divulgação/Jeep

Após a chegada de suas versões flex, o novo Compass 2022 com motor a diesel entrou em pré-venda no Brasil nesta terça-feira (20).

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

O anúncio oficial dá seguimento à apresentação gradual do modelo, que ganhou série especial comemorativa antes de ter suas outras versões com o novo motor 1.3 reveladas para o mercado.

O novo Compass TD350 como será identificada a mecânica diesel a partir de agora – estará disponível nas versões Longitude, 80 Anos, Limited e a exclusiva Trailhawk, mas frustrou, em termos de desempenho, clientes esperançosos de que o SUV médio traria motor 2.0 turbodiesel aprimorado.

Como apontado por QUATRO RODAS, essa melhoria do turbodiesel deverá ficar só para sua variante de sete lugares, já que o Compass diesel manterá, a princípio, o desempenho de sempre.

Em termos de estética e tecnologia, não há grandes diferenças entre os modelos flex e diesel; todos receberão o mesmo facelift discreto e novas centrais multimídia e cluster de instrumentos digital (opcional), se apoiando na plataforma de conectividade Uconnect e no aplicativo Adventure Intelligence como alguns dos diferenciais da versão.

O TD350, porém, conta com a versão exclusiva Trailhawk e algumas mudanças em termos de acessórios.

Novo Compass Limited TD350 em pintura azul Jazz
Novo Compass Limited TD350 em pintura azul Jazz Divulgação/Jeep

O motor 2.0 diesel do Compass era cotado a receber um aumento de potência e torque, chegando aos 200 cv e 40 kgfm. O palpite ficou ainda mais forte depois que protótipos foram vistos utilizando tratamento gasoso via Arla 32 para atender às cada vez mais rígidas regras de emissões de poluentes.

Jeep Compass 2022 80 anos
Como na versão turboflex (T270), torque é destacado no Compass diesel, que agora carrega TD350 na designação divulgação/Jeep
Continua após a publicidade

No fim das contas, o Compass manterá o Arla 32 apenas para não se preocupar com o arrocho das regras ambientais, nada além. O upgrade de motor deverá ser lançado no SUV de três fileiras até agora chamado de projeto 598, que usará bomba d’água auxiliar em esquema análogo ao da Volkswagen Amarok.

Jeep Compass 2022 80 anos (2)
Seguem as opções de central multimídia (8,4” ou 10,1”) e de painel de instrumentos (analógico ou digital de 7,5”). Cluster de 10,25” continua exclusivo ao exterior divulgação/Jeep

Outra inspiração vinda da VW é a referência ao torque do carro em Newtons-metro: no caso dos modelos turboflex, há o emblema T270 na carroceria, enquanto os turbodiesel contarão com o TD350 decorativo.

Todas as novas versões TD350 oferecem 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Elas também vêm com tração integral Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift. Também de série é o seletor de terrenos com torque vetorizado, que distribui o binário de forças mediante o pavimento.

Num futuro próximo essa cena pode ocorrer no Brasil
Compass Trailhawk híbrido lançado na Europa gerou especulações de que seria esse o primeiro Jeep elétrico lançado no Brasil, conforme promessa da montadora Divulgação/Jeep

A grande novidade do dia é a versão Trailhawk, que não receberá opções híbridas (vale lembrar que a Jeep prometeu motores elétricos ao Brasil até o fim de 2021) pelo menos por enquanto. Por outro lado, o Compass aventureiro, topo de linha, vem com novas rodas de 17” com pneus de uso misto, sete airbags, novo adesivo de capô, suspensão off-road, Park Assist, Remote Start, protetores de cárter, tanque de combustível e transmissão além de todos os itens da versão Trailhawk atual.

A série comemorativa de 80 anos da marca também é um pouco diferente no caso dos TD350 e, além dos detalhes da T270, oferece sistema de som da Beats, partida remota e assistente de estacionamento.

De rolê por Florianópolis, Jeep de sete lugares usa plataforma do Compass, além de porção dianteira da carroceira. As portas traseiras, entretanto, já mudam e são mais longas
Os 200 cv e mais de 40 kgfm do 2.0 turbodiesel deverão ficar para o projeto 598 — equivalente de sete lugares do Compass Leonardo Contin da Costa/Quatro Rodas

Vale tudo para não quebrar a marca psicológica dos R$ 200 mil: no caso da Jeep, as unidades do SUV à pré-venda terão preços promocionais, partindo de R$ 196.990 na versão Longitude TD350 Turbo Diesel 4×4 AT9. Mais cara de todas, a versão Trailhawk custará, nessa fase, R$ 216.990. 

Para adquirir os novos Compass diesel é necessário confirmar a intenção de compra de forma on-line pelo site oficial ou em uma concessionária da marca. As vantagens incluem, claro, o preço promocional e o pagamento do valor da tabela FIPE no Renegade ou Compass usados de clientes que optarem por adquirir como pessoa física. As unidades são limitadas.

Preços do novo Jeep Compass TD350:

  • Jeep Compass Longitude turbodiesel 2022: R$ 196.990
  • Jeep Compass 80 Anos turbodiesel 2022: R$ 204.990
  • Jeep Compass Limited turbodiesel 2022: R$ 216.990
  • Jeep Compass Trailhawk turbodiesel 2022: R$ 216.990

1Valores promocionais sugeridos a todo Brasil (exceto estados de São Paulo e Paraíba)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas Abril

Continua após a publicidade

Publicidade