Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fiat Toro 2022 está mais encorpada, tecnológica e ganha motor do Compass

Na linha 2022, a picape ficou com a frente mais alta, ganhou nova central multimídia, app conexão à distância e equipamentos de segurança

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 22 abr 2021, 21h59 - Publicado em 22 abr 2021, 10h00
Fiat Toro 3/4 de frente
Versões Ultra (foto) e Ranch se diferenciam pela grade hexagonal (Divulgação/Fiat)

As concessionárias Fiat começam a receber hoje a Fiat Toro 2022, com um nova opção de motor 1.3 turbo flex, equipamentos de segurança e recursos de conectividade, além das mudanças visuais por fora e por dentro.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O motor Turbo 270 é o mesmo que equipa o novo Jeep Compass 2022, SUV que também será lançado em breve reestilizado.

Preços da Fiat Toro 2022:

Toro Endurance 1.8 – R$ 114.590 (era R$ 119.590)

Toro Endurance Turbo 270 – R$ 119.590

Toro Freedom Turbo 270 – R$ 131.890 (mesmo preço das 1.8 flex)

Continua após a publicidade

Toro Volcano Turbo 270 – R$ 144.990

Toro Endurance 2.0 Diesel – R$ 152.990 (mesmo preço)

Toro Freedom 2.0 Diesel – R$ 164.390 (mesmo preço)

Toro Volcano 2.0 Diesel – R$ 177.690 (mesmo preço)

Toro Ranch 2.0 Diesel – R$ 185.490 (mesmo preço)

Continua após a publicidade

Toro Ultra 2.0 Diesel – R$ 187.490 (mesmo preço)

Fiat Toro 3/4 de frente
Versões Endurance, Freedom e Volcano têm a grade dianteira mais horizontal (Divulgação/Fiat)

O novo motor 1.3 GSE Turbo de quatro cilindros tem injeção direta, comandos de vávulas variáveis Multiair e turbocompressor, e gera 185/180 cv de potência (etanol e gasolina, respectivamente), e 27,5 kgfm de torque (com os dois combustíveis).

Ao batizá-lo, a Fiat destacou sua característica mais forte do ponto de vista comercial, Turbo, e o volume de torque, em Newton metro, 270, que é um número mais vistoso que 27,5, em quilograma força metro (unidade padronizada no Brasil), escamoteando assim o pequeno deslocamento, 1.3.

Toro 3/4 de traseira
A Toro Ultra estará disponível apenas com motor 2.0 Diesel e câmbio automático de nove marchas (Divulgação/Fiat)

Essa estratégia já adotada pela VW, em seus modelos atuais, como o T-Cross 250 TSI, por exemplo.

Tro 3/4 de traseira
O novo motor 1.3 Turbo Flex, com 185 cv (com etanol) equipa as versões Endurance, Freedom e Volcano (Divulgação/Fiat)

O motor 1.3 turboflex não aposenta o 1.8 flex, que está na picape desde a estreia em 2016. O 1.8 segue na versão de entrada Endurance (sempre acompanhado do câmbio automático de seis marchas), enquanto o 1.3 turbo equipará as outras versões Endurance, Freedom e Volcano, com câmbio de seis marchas e tração 4×2.

Continua após a publicidade
foto do painel fiat toro 2022
O painel é inteiramente novo, com um design mais horizontal (Divulgação/Fiat)

O 2.0 turbodiesel está disponível para todas as versões, ou seja: Endurance, Freedom, Volcano, Ranch e Ultra, também recebeu melhorias. Ele vem sempre acompanhado do câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.

Foto do painel fiat Toro 2022
Central multimídia com tela de 10,1″ vertical se destaca no painel (Divulgação/Quatro Rodas)

A Fiat aproveitou a mexida na picape para criar uma diferenciação visual maior entre as versões. Assim, enquanto Endurance, Freedon e Volcano ficaram com um tipo de grade dianteira mais horizontal, Ultra e Ranch ganharam uma grade hexagonal mais encorpada.

quadro de instrumentos digital
(Divulgação/Fiat)

Nos demais aspectos, toda linha é igual, descontando as diferenças de acabamento e conteúdo entre as versões. A Fiat deixou a Toro mais encorpada, aumentando o volume do capô, que recebeu um vinco central em V, além dos laterais que já possuía, e elevando a altura da suspensão.

Fiat Toro Volcano
Fiat Toro Volcano (Divulgação/Fiat)

A Fiat trilha o mesmo caminho de Ford e GM com Ranger e S10, que na estreia nos anos de 1990 eram menores mas foram ficando mais corpulentas – o que abriu espaço para o surgimento de picapes de tamanho intermediário como a própria Toro e a Renault Duster Oroch.

Fiat Toro Freedom
Fiat Toro Freedom (Divulgação/Fiat)

A diferença é que a Toro não ficou mais larga como Ranger e S10, talvez por ter uma plataforma monobloco, enquanto as outras têm chassis de longarinas.

Continua após a publicidade
Fiat Toro Endurance
Fiat Toro Endurance (Divulgação/Fiat)

Vale lembrar que, em breve, a Ford e GM também terão suas picapes intermediárias: a da Ford será a Maverick e a GM, ainda não tem nome, mas pode ser uma nova geração da Montana.

Fiat Toro Ranch
Fiat Toro Ranch (Divulgação/Fiat)
Fiat Toro Ranch
Fiat Toro Ranch (Divulgação/Fiat)

Por dentro, as mudanças foram mais radicais, uma vez que a Toro ganhou um novo painel, mais horizontal e plano, com saídas de ar e a central multimídia na posição vertical.

Nas versões mais caras, a central multimídia é de 10”, mas haverá opções de 8,4”e 7”. No caso da tela de 10,1”, a única mostrada na apresentação da picape, há recursos como GPS integrado com informações de trânsito e trajeto atualizado em tempo real.

Fiat Toro Freedom
Fiat Toro Freedom (Divulgação/Fiat)

O sistema é compatível com Apple Carplay e Android Auto, sem cabo, e o usuário ainda conta com um carregador de celular por indução e uma rede Wi-Fi 4G com rede Tim e conexão para até oito aparelhos simultaneamente.

No painel de instrumentos, os mostradores foram substituídos por uma tela colorida de 7” em todas as versões. Essa tela pode ser configurada e tem cinco opções de grafismo. A Fiat Toro já tinha uma tela de 7″ antes, mas combinada com velocímetro e conta-giros analógicos.

Continua após a publicidade
Sem mudanças na traseira, Toro exibe a exclusiva tampa bipartida
Sem mudanças na traseira, Toro exibe a exclusiva tampa bipartida (Divulgação/Fiat)

Outra novidade é o sistema Fiat Connect Me, um aplicativo que permite conectar a picape a dispositivos como smartphones, smartwatch e assistentes virtuais, oferecendo mais de 300 funcionalidades, segundo a Fiat.

Entre as operações que o Connect Me permite, estão coisas como partida do motor à distância, acesso a informações do carro como a quantidade de combustível no tanque, localização do veículo e fixação de limites de velocidade e de perímetro permitido para rodagem. Com o tempo, o sistema estará disponível para os outros modelos da linha Fiat

Fiat Toro Freedom
Fiat Toro Freedom (Divulgação/Fiat)

A Toro também ganhou faróis full-led em todas as versões, exceto na Endurance, seis airbags (nas versões mais caras são sete) e novas rodas de liga leve (aros 16, 17 e 18, dependendo da versão).

As configurações mais caras terão ainda sensores de estacionamento e de acionamento dos faróis e assistentes de direção avançados como alerta de mudança involuntária de faixa, com correção de trajetória, farol alto automático e sistema, e frenagem de emergência automática.

Fotos da Fiat Toro 2022

 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.