Por Péricles Malheiros
57.867 km
Sempre que um carro da frota de Longa Duração se aproxima dos 60 000 km, vamos para a rua conferir quanto ele está valendo no mercado. Foi o que fizemos no mês passado com nosso Golf. Para isso, apresentamos o hatch tanto na rede autorizada como em lojas independentes.
Para lembrar: nós o adquirimos por R$ 79 990 em novembro de 2013, na revenda Caltabiano de Alphaville, onde agora funciona a loja autorizada Carrera. Oferecido como moeda de troca em concessionárias Volkswagen na compra de um Jetta 2.0 TSI, a melhor oferta veio exatamente da Carrera: R$ 60 000. Outras duas – Brasilwagen Vila Guilherme e Original Diadema – ofereceram R$ 55 000 pelo nosso carro. Em todos os casos, ficou claro que a alta quilometragem jogou o preço lá embaixo. “É difícil vender depois”, disse o consultor da Original, que só aceitava nosso carro num negócio casado com o Jetta.
Casado ou não, faríamos melhor negócio nas lojas multimarcas pesquisadas em São Paulo. Na Lucca Automóveis, ouvimos a proposta mais alta: R$ 65 000. O valor caiu para R$ 62 000 na Angelicauto e R$ 56 000 na Karrôs. Nas três agências, fizeram a ressalva de que receberíamos mais se ele tivesse em torno de 20 000 km, quilometragem considerada normal. Nesse caso, o valor subiria para até R$ 68 000.
CONSUMO
No mês: 11,5 km/l com 59,6% de rodagem na cidade
Desde dez/13: 11 km/l com 29,1% de rodagem na cidade
Combustível: gasolina
GASTOS NO MÊS
Combustível: R$ 791,24