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BMW 225i Active Tourer: mudança de perfil

O modelo foi feito para agradar quem quer um carro familiar com uma marca de prestígio na grade dianteira

Por Paulo Campo Grande - Atualizado em 23 nov 2016, 20h11 - Publicado em 24 nov 2015, 14h41
BMW 225i Active Tourer
A 225i é a primeira minivan da história da marca

Os tradicionais fãs da BMW podem torcer o nariz para a nova Série 2 Active Tourer. Esse modelo não tem características típicas da marca como a tração traseira, a divisão igualitária de peso entre os eixos e o desempenho esportivo. Mas, tudo bem, a Série 2 não foi feita tendo esse público como alvo. A primeira minivan da marca nasceu com a declarada intenção de agradar compradores que nunca pensaram em um BMW. Desenvolvida a partir da plataforma do novo Mini Cooper, a Active Tourer tem tração dianteira, 58% do peso no eixo dianteiro (e 42%, no traseiro) e um motor que deixa o desempenho em segundo plano para priorizar o consumo.

Avaliada na versão 225i, a única oferecida no Brasil (com preço de R$ 179 450), a Série 2 acelerou de 0 a 100 km/h em razoáveis (para um BMW) 8 segundos. E, em contrapartida, obteve as boas médias de 9,6 km/l, no ciclo urbano, e 13,9 km/l, no rodoviário.

A 225i é equipada com motor 2.0, de 231 cv, e câmbio automático de oito marchas, que podem ter seu funcionamento regulado eletronicamente. Uma tecla no console permite escolher quatro modos: Comfort, Sport, Sport+ e Eco Pro. Na pista de testes, onde buscamos sempre o melhor rendimento dos carros nas diferentes provas, usamos o modo Sport+, para as medições de desempenho, e o Eco Pro, nas de consumo.

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BMW 225i Active Tourer
AS lanternas em forma de L utilizam leds

Apesar da carroceria monovolume, os fãs da BMW vão reconhecer o estilo da marca no design. Por fora, a grade dupla, na dianteira, e as lanternas em L, na traseira, não deixam dúvidas. Por dentro, a Active Tourer não traz o requinte dos modelos mais caros da marca, mas conserva padrão visual, nas cores e nos materiais.

BMW 225i Active Tourer
O acabamento segue o padrão BMW

Além disso, embora faltem mimos como sistema de som hi-end B&W e head-up display, a 225i é bem equipada. Ela conta com faróis com leds, bancos de couro, teto solar e central multimídia (com GPS, acesso à internet, serviço de concierge e informações de trânsito) como itens de série.

BMW 225i Active Tourer
Teto solar contempla as duas fileiras de bancos

Como convém a uma minivan, a 225i tem bancos modulares. O traseiro é tripartido (40/20/40) e o do passageiro da frente pode ser reclinado liberando um espaço em linha reta de 2,4 metros de comprimento. A fila de assentos traseiros fica em posição elevada em relação à dianteira, o que cria uma condição de auditório para quem viajar atrás. A fábrica fala em cinco ocupantes, mas apenas quatro se acomodam com conforto. O passageiro da frente foi prejudicado pela instalação do extintor de incêndio na lateral da caixa da roda. Mas, uma vez que a obrigatoriedade desse equipamento caiu, ele poderá ser retirado.

BMW 225i Active Tourer
Ar-condicionado tem saídas para o banco traseiro

Ao volante, o comportamento dinâmico da 225i é diferente por conta das características mecânicas (como a tração dianteira) e também pela posição de dirigir (mais alta). No entanto, deixando de lado a comparação com outros BMW e analisando o comportamento do modelo como minivan que é, a 225i tem virtudes e defeitos. A visibilidade é boa, a ergonomia foi bem projetada, mas a suspensão transmite demais os ruídos e as vibrações causadas por irregularidades no piso. E os pneus, do tipo run-flat, não aliviam.

BMW 225i Active Tourer
No porta-malas cabem 468 litros de bagagem

Os tradicionais compradores de BMW podem não gostar do Active Tourer. Mas, quem procura uma minivan e aceita pagar mais para ter um modelo de marca premium pode se interessar por essa alternativa.

VEREDICTO

A Active Tourer é uma opção para quem quer a versatilidade e o espaço interno típicos de uma minivan, e não se importa de pagar um preço acima da média pela imagem da marca.

FICHA TÉCNICA
Motor gasolina, diant., transv.
Cilindrada 1.998 cm³
Diâmetro x curso 94,6 mm x 82 mm
Potência 231 cv a 5.000 rpm
Torque 35,7 mkgf de 1.250 a 4.500 rpm
Câmbio automático, oito marchas, tração dianteira
Dimensões 434,2 cm (comprimento); 180 cm (largura); 155,5 cm (altura); 267 cm (entre-eixos)
Peso 1.430 kg
Peso/potência 6,2 kg/cv
Peso/torque 40 kg/mkgf
Porta-malas/caçamba 468 l a 1.510 l
Tanque 51 l
Suspensão dianteira McPherson
Suspensão traseira multilink
Direção elétrica
Pneus 225/45 R18
Equipamentos bancos de couro, central multimídia, Connected Pack, GPS, sistema de som, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura elétrica, retrovisores elétricos com aquecimento, pneus run-flat, câmbio com trocas no volante (no modo manual)
Consumo urbano 9,6 km/l
Consumo rodoviário 13,9 km/l
0 a 100 km/h 8 s
0 a 1000 m 28,9 s = 185,3 km/h
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D) 3,4 s
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D) 4,3 s
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D) 5,3 s
Velocidade máxima 240 km/h
Frenagem 16,4 m (60 km/h); 27,3 m (80 km/h); 66,6 m (120 km/h)
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