Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Citroën Aircross: receita brasileira

Aircross abre mão do cardápio francês e aposta em ingredientes locais para agradar ao paladar nacional. Mas o açúcar não pegou no bolo todo

Por Ulisses Cavalcante
Atualizado em 23 nov 2016, 20h30 - Publicado em 27 jan 2016, 13h19
Citroën Aircross
Reestilização foi feita pelo centro de estilo brasileiro ()

A reestilização do Citroën Aircross foi preparada por chefs brasileiros, já que o país abriga um centro de estilo dedicado aos produtos nacionais. Na dianteira, os chevrons foram integrados a uma moldura na grade do radiador – o visual ficou harmônico, elegante e bem resolvido. Em compensação, a marca voltou a carregar a mão no açúcar para satisfazer a um gosto tupiniquim: o estepe pendurado do lado de fora da carroceria. Ele até agrada aos olhos, mas azeda a convivência no dia a dia. A pesada estrutura de metal que suporta o pneu extra continua incômoda – são quatro etapas a seguir para acessar o porta-malas. Além disso, a roda sobressalente de liga leve foi trocada por uma de aço, pintada de preto e coberta por uma capa plástica que esconde os parafusos – um sinal evidente de contenção de custos.

Citroën Aircross
Por causa do estepe, é preciso cumprir quatro etapas para abrir o porta-malas ()

A Citroën aproveitou a renovação para rebatizar as versões: Tendance e Exclusive foram substituídas, respectivamente, por Feel e Shine. A boa notícia é que a reformulação não alterou os preços. A 1.6 Feel parte de R$ 58 990 e a top Shine, R$ 69 290 (disponibilizada sempre com câmbio automático). Outra novidade é uma inédita versão de entrada, chamada Start, sem o estepe preso na tampa do porta-malas. Ainda não há informações sobre essa opção.

Citroën Aircross
Chevrons estão integrados a uma moldura na grade; luzes diurnas ficam acesas o tempo todo ()

Além do face-lift, o interior também foi redesenhado. Todo o painel é novo: tem saídas de ar quadradas, novos grafismos no quadro de instrumentos e tecidos exclusivos nos bancos. A versão mais cara tem um estofamento inspirado no padrão da calçada da praia de Ipanema.

Citroën Aircross
Saídas de ar quadradas e nova tela multimídia ()
Continua após a publicidade

Não houve mudança no motor: é o velho 1.6 de 122/115 cv conectado ao câmbio de 5 marchas. Mas a empresa voltou-se à economia de combustível para melhorar as notas do Aircross no Programa de Etiquetagem de Veículos. Isso exigiu pneus verdes e a troca da direção hidráulica pela elétrica, além um diferencial alongado em 5%. Somadas, as modificações elevaram as notas de eficiência energética: a versão manual subiu da categoria B para A e a automática, de D para B. No nosso teste, isso significou um consumo de 10 km/l na cidade e 13,5 na estrada, com gasolina.

Citroën Aircross
Quadro de instrumentos tem novos grafismos ()

Por dentro, painel e portas são feitos de plástico rígido e áspero. E há uma falta crônica de porta-objetos: os do console são rasos demais e muito próximos do assoalho. No painel, eles são suficientes para pendrives e moedas. Só nas portas é possível armazenar uma garrafa pequena de água.

Citroën Aircross
Versão de entrada não tem estepe na traseira ()

De série, o Aircross vem com alarme e cinto de três pontos no assento do meio. Na versão Shine, uma central multimídia com tela touch migrou do topo do painel para a parte frontal. Agora fica embutida, abandonando o sistema retrátil do modelo anterior. A tecnologia integra câmera de ré e acesso à internet. Na versão Feel, é opcional, assim como o detector de obstáculos. São novidades que devem agradar aos fãs, mas insuficientes para fazer do Aircross um campeão de vendas na categoria.

Continua após a publicidade

 

AVALIAÇÃO DO EDITOR

Motor e Câmbio

O alongamento das marchas melhorou o consumo, mas deixou buracos em baixa rotação.

Dirigibilidade

Carroceria rola menos com a nova barra estabilizadora traseira. A adoção da direção com assistência elétrica fez bem ao carro.

Segurança

Na média do segmento: não tem airbags laterais ou ESP, nem como opcional. Poderia ter repetidor do pisca nos espelhos e sistema Isofix.

Seu bolso

Merece crédito por ter preservado o preço do modelo anterior. Não quer dizer que custe pouco.

Continua após a publicidade

Conteúdo

A substituição da tela retrátil no topo do painel por um display entre as saídas de ar foi uma grande melhoria.

Vida a bordo

Boa área envidraçada, posição elevada para dirigir e atmosfera agradável.

Qualidade

Capa do estepe vibra e há plásticos duros por toda a parte. Nenhum tecido nas portas? Incompatível com a proposta da marca. O acabamento também pode melhorar.

 

VEREDICTO QUATRO RODAS

As mudanças devem ser suficientes para fidelizar quem já gosta do Aircross, pois ele traz a sensação de que houve um upgrade. É um bom carro, mas há opções mais interessantes pelo mesmo preço.

Continua após a publicidade
Teste – Citroën Aircross
ACELERAÇÃO
de 0 a 100 km/h: 14,1 s
de 0 a 1000 m: 35,1 s – 149,6 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: 185 km/h
RETOMADAS
40 a 80 km/h (3ª marcha): 9 s
60 a 100 km/h (4ª marcha): 12,8 s
80 a 120 km/h (5ª marcha): 22,6 s
FRENAGENS
60 / 80 / 120 km/h a 0: 17,6 / 31,9 / 73,1 m
CONSUMO
Urbano: 10 km/l
Rodoviário: 13,5 km/l
RUÍDO INTERNO (dB)
Neutro / RPM máximo: 38,5 / 73,1
80 / 120 km/h: 61,9 / 68,2
AFERIÇÃO
Velocímetro / real 100 / 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em D: 3.000 rpm
Volante: 3,2 voltas
SEU BOLSO
Preço: R$ 58.990
Garantia: 3 anos
Concessionárias: 141
Seguro: n/d
Ficha Técnica
Motor: flex, diant., transversal, 4 cilindros, 1 587 cm³, 12,5:1, 78,5 x 82, 16V, 122/115 cv (etanol/gasolina) a 5 800/6 000 rpm, 16,4/15,5 mkgf a 4  000 rpm
Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
Direção: eletro-hidráulica, 11,2 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), travessa deformável (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 205/60 R16
Peso: 1.289 kg
Peso / potência: 10,6/11,2 kg/cv
Peso / torque: 78,6/83,2 kg/mkgf
Dimensões: comprimento, 430,7 cm; largura, 176,7 cm; altura, 174,2 cm; entre-eixos, 254,2 cm; porta-malas, 403 l; tanque de combustível, 55 l
Equipamentos de série: alarme, chave com controle remoto, central multimídia, vidros e travas elétricas, ar-condicionado manual, porta-luvas refrigerado, capa plástica de estepe, direção elétrica com assistência variável, banco do motorista com ajuste de altura, faróis de neblina
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.