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Aceleramos o Renault Kardian de R$ 106.990, o único SUV turbo e manual

Versão Evolution com câmbio manual é mais barata do que a maioria dos rivais com pedal de embreagem, com a vantagem de ser o único com motor turbo

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 11 out 2024, 21h25 - Publicado em 11 out 2024, 13h00
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  • Renault Kardian Evolution 1.0 manual
    Renault Kardian Evolution 1.0 manual (Divulgação/Renault)

    O mercado brasileiro mudou muito nos últimos 10 anos. Os SUVs tornaram-se os carros mais vendidos, superando os hatchbacks e a transmisssão automática está cada vez mais comum, aos poucos empurrando o câmbio manual para o esquecimento. A prova disso é o Renault Kardian, que acaba de ganhar uma versão de entrada com pedal de embreagem e isto faz com que seja o único SUV compacto com motor turbo e uma transmissão manual à venda no país.

    Até mesmo se desconsiderarmos o motor turbo, esta versão entra em uma lista bem pequena de SUVs compactos manuais, que tem apenas outros quatro carros em quatro versões específicas: Citroën Basalt 1.0 Feel, Fiat Pulse 1.3 Drive, Renault Duster 1.6 Intense Plus e Suzuki Jimny Sierra 1.5 4You Allgrip.

    Então, o que levou a Renault a apostar em nesta combinação quase extinta no segmento? A fabricante diz que quer atrair o cliente que ainda gosta do prazer de dirigir que um câmbio manual traz, aquela sensação de esportividade e controle que está desaparecendo do mercado.

    Renault Kardian Evolution 1.0 manual
    Renault Kardian Evolution 1.0 manual (Divulgação/Renault)

    A segunda razão, embora não seja confirmada pela marca, são as vendas diretas. Por ser uma opção mais barata e com manutenção mais barata, será mais procurada por frotistas e locadoras, o que ajudará a aumentar ainda mais os emplacamentos. Em setembro, 66,4% das vendas do Kardian foram para vendas diretas.

    A diferença de preço não é tão grande assim. O Renault Kardian manual chega na versão Evolution por R$ 106.990, o que são exatos R$ 9.000 a menos do que a mesma configuração com transmissão automatizada de dupla embreagem. Os equipamentos são os mesmos, perdendo apenas os paddle shifts atrás do volante.

    Renault Kardian Evolution 1.0 manual
    Renault Kardian Evolution 1.0 manual (Divulgação/Renault)

    Bem disposto

    Quando o Kardian chegou, mostrou ter uma receita de sucesso e que é o melhor carro que a Renault produziu no Brasil em anos. Todo o trabalho bem feito já estava ali, bastava adicionar o câmbio manual de seis marchas e o resultado seria bom. Foi o que aconteceu.

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    O motor 1.0 turbo de três cilindros, que estreou justamente com o SUV compacto, entrega um bom desempenho. São 125 cv a 5.000 rpm e 22,4 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com etanol. Com gasolina, gera 120 cv a 5.000 rpm e 20,4 kgfm a 2.000 rpm. Como 90% do torque é entrega 1.750 rpm, não falta força, mesmo utilizando o modo Eco.

    No lugar da transmissão automatizada de dupla embreagem e seis marchas, entra a caixa manual, também de seis posições. A Renault fez questão de enfatizar que este câmbio não é o mesmo do finado Sandero RS, desmentindo uma informação que havia sido confirmada pelo presidente da marca na Argentina.

    Renault Kardian Evolution 1.0 manual
    Renault Kardian Evolution 1.0 manual (Divulgação/Renault)

    Batizada como JX22, é produzida em Portugal pela Horse (divisão de motores da Renault). Para deixar o carro mais ágil na cidade, a relação foi encurtada na primeira, segunda e terceira marcha, enquanto a quinta é bem longa e a sexta funciona como overdrive, reduzindo o consumo.

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    A Renault divulga uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos com etanol e 11,4 s com gasolina. Em comparação, a versão com câmbio automatizado registrou 10,9 s no teste realizado por QUATRO RODAS. O consumo oficial pelo Inmetro é de 12,3 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada com gasolina, caindo para 8,4 km/l e 9,7 km/l com etanol, respectivamente.

    Renault Kardian Evolution 1.0 manual
    Renault Kardian Evolution 1.0 manual (Divulgação/Renault)

    São bons números, mas como eles se traduzem no mundo real? O test-drive de aproximadamente 100 km foi praticamente apenas na estrada e o computador de bordo marcava mais de 15 km/l no consumo na maior parte do trajeto. Com o torque aparecendo cedo, é possível fazer as trocas por volta de 2.000 rpm sem perder a força.

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    A transmissão pode não ser a do Sandero RS, no entanto até lembra um pouco o hatch esportivo. A alavanca tem um curso curto e engates precisos, além do pedal de embreagem ser bem calibrado, deixando o carro bem gostoso de guiar. Felizmente, a relação das três primeiras marchas não é tão curta a ponto de pedir por trocas constantes como era com o RS.

    O pequeno trecho urbano no trajeto contava com algumas lombadas como o único obstáculo e comportou-se bem, sendo firme o suficiente para evitar batidas secas, mas também não sendo mole a ponto de deixar a carroceria inclinar demais.

    Renault Kardian Evolution 1.0 manual
    Renault Kardian Evolution 1.0 manual (Divulgação/Renault)

    Quase completo

    O melhor argumento do Kardian manual se comparado com outros modelos com o mesmo tipo de transmissão é o fato de vir muito bem equipado para uma versão de entrada. Tem seis airbags, faróis e lanternas em led, painel de instrumentos digital de 7”, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, ar-condicionado automático digital, retrovisores com ajuste elétrico, sistema start-stop, vidros elétricos com função one-touch para o motorista e volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.

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    Alguns itens poderiam ser melhores. O painel de instrumentos, embora tenha boa leitura de modo geral, poderia ter mais informações. Um exemplo é o conta-giros, mostrado por uma pequena barra horizontal crescente posicionado acima de pequenos traços que deveriam indicar as rotações por minutos. Porém, somente os 7.000 e 8.000 rpm estão claros, os demais não tem números e não há traços o suficiente para indicar de 1 a 6.

    A multimídia de 8” é um tanto simples, de baixa resolução e que parece menor do por conta do enorme acabamento em volta. A Renault insiste em colocar uma alavanca extra na coluna de direção para controlar o sistema de som ao invés de aproveitar melhor os comandos integrados ao volante. Tudo isso, porém, é comum a todas as versões do Kardian.

    Renault Kardian Evolution 1.0 manual
    Renault Kardian Evolution 1.0 manual (Divulgação/Renault)

    Vale o que custa?

    À primeira vista, R$ 106.990 não parece ser o preço correto para um carro manual neste segmento, mesmo com motor turbo. Mas basta olhar para a concorrência para ver que não está fora da realidade e que é até competitivo, considerando que é o único com motor turbo e traz mais equipamentos.

    É mais barato do que o Fiat Pulse 1.3 Drive, vendido por R$ 107.990 e com mais equipamentos, por ter dois airbags a mais e painel de instrumentos digital. E muito mais barato do que seu irmão Duster, que custa R$ 130.990 e, embora seja bem maior, tem motor 1.6 e é menos equipado. O Suzuki Jimny Sierra sai por R$ 162.990, porém é um carro de nicho e com tração 4×4.

    Ficha técnica – Renault Kardian

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