Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota Corolla Cross GR-S já está pronto para ser vendido no Brasil

Corolla Cross GR-S é versão esportivada do SUV médio e, conforme apuração, já obteve autorizações necessárias para chegar às concessionárias

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 fev 2022, 13h03 - Publicado em 7 jan 2022, 10h14
corolla cross GR-S
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A Toyota vem desenrolando uma estratégia ousada para fortalecer sua divisão esportiva no Brasil, a Gazoo Racing. O plano inclui desde modelos esportivados a carros de rali homologados para as ruas, passando por track days e ações de marketing.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Dando continuidade a essa estratégia, a marca lançará no Brasil o novo Corolla Cross GR-S. Dados exclusivos obtidos por QUATRO RODAS mostram que o carro já está com autorizações definitivas para venda no país, restando apenas a vontade da Toyota em comercializá-lo.

Meio termo entre esportivo e esportivado

Toyota Corolla Cross GR Sport vermelho 3/4 de frente

Atualmente o Corolla Cross GR-S é vendido apenas em Taiwan, onde há versões híbridas e a gasolina bem diferentes das disponíveis no mercado brasileiro. A expectativa é que a nova versão brasileira do SUV não ouse tanto, e tenha o mesmo motor 2.0 16V com injeção direta e indireta de 170 cv já oferecido.

Continua após a publicidade

Ao contrário do país asiático, não haverá oferta de motorização híbrida, por mais que essa esteja disponível atualmente. Uma explicação razoável é a potência bem menor do trem-de-força híbrido, que chega apenas a 122 cv. 

Não espere por equipamentos de segurança mais avançados, como o controle de cruzeiro adaptativo, no Corolla Cross GR-S 2.0. Esses recursos seguirão exclusivos da versão híbrida XRX, enquanto a versão esportiva será baseada no Corolla Cross XRE

Toyota Corolla Cross GR Sport vermelho 3/4 de trás
Escape pintado de preto já é tendência entre proprietários brasileiros e pode sair de fábrica na versão GR-S (Divulgação/Toyota)

Ainda que não haja ganho de potência e torque (21,4 kgfm), o novo membro da família, que já inclui Corolla e SW4, não se limitará à mudança estética. Caso siga as especificações taiwanesas, o novo modelo terá rigidez estrutural aumentada pela inserção de novas longarinas, feitas levando em conta um novo conjunto de suspensão — como a Toyota fez no SW4. Só não espere pela suspensão traseira independente, disponível nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

É possível que o modelo também explore seu sistema de direção elétrica, a fim de se tornar mais pesada, com menos assistência.

Estética

Interior Toyota Corolla Cross GR Sport

Além de novos difusores à frente e atrás, apliques ao redor da carroceria e opção de teto em segunda cor, o novo Corolla Cross com “dedo” da Gazoo Racing também mudará por dentro. Seguindo o padrão do próprio Corolla sedã, espere por bancos em couro e suede (remetendo ao padrão de rali) e forma mais côncava, além de inserções da linha esportiva pela cabine.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Outro detalhe que chama atenção é o muito criticado escapamento do carro, sempre aparente. No modelo taiwanês, com arranjo semelhante ao brasileiro, ele foi pintado de preto.

Seguindo a lógica de preços aplicado no Corolla e SW4 em versões GR-S, o novo Corolla Cross GR-S chegará às lojas por cerca de R$ 170.000, ainda em 2022.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.