PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Toyota poderá ter divisão esportiva para carros de rua

Responsável pelos carros de corrida da marca, Gazoo Racing assumiria a responsabilidade de ser uma divisão Motorsport japonesa

Por Diego Dias Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 nov 2016, 17h07

 

Toyota GT86 GRMN tem 220 cv e peso aliviado em 45 kg
Toyota GT86 GRMN tem 220 cv e peso aliviado em 45 kg (Divulgação/Toyota)

A Toyota poderá ter sua divisão esportiva destinada para carros de rua em breve, a exemplo dos Mercedes-AMG e BMW M. Isso pode acontecer no curto prazo, a partir do trabalho desenvolvido pela Gazoo Racing — parceira responsável pelos carros da marca que competem no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e Campeonato Mundial de Rali (WRC).

Segundo o site inglês Autocar, o objetivo da Toyota é transformar essa divisão de automobilismo em uma divisão de carros de rua preparados, tanto no motor quanto no visual. A Toyota já tem a TRD (Toyota Racing Development), mas a nova divisão Gazoo Racing faria um trabalho mais abrangente. Vale ressaltar que alguns modelos de rua já foram feitos pela Gazoo, mas restritos para o mercado japonês e comercializados apenas em versões limitadas, a exemplo do mais recente, o Toyota GT86 GRMN.

Modelo tem bancos concha da Recaro
Modelo tem bancos concha da Recaro (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

O chefe da Gazoo Racing e divisão de motores da Toyota, Koei Saga, afirma que há a intenção de aumentar a presença da Gazoo Racing em outros mercados além do Japão. Saga ainda diz: “na Europa, o desafio é maior porque temos mais concorrentes, fora que também há uma questão de custos. No entanto, estou trabalhando muito para que possamos ter uma divisão como a marca M.”.

Para-choque traseira e aerofólio compõem o visual
Para-choque traseiro com escapamento central e aerofólio compõem o visual (Divulgação/Toyota)

Com apenas 100 unidades produzidas e vendidas apenas no Japão, o Toyota GT86 GRMN foi o último carro preparado pela Gazoo Racing. Ele tem o mesmo motor boxer de 4 cilindros e 2,0 litros, mas com 220 cv e 22,1 mkgf de torque ante os 200 cv e 20,9 mkgf originais. O esportivo também ganhou novos para-choques, um imenso aerofólio traseiro, bancos concha da Recaro, bem como novos ajustes de suspensão e redução em 45 kg no seu peso final por conta dos componentes de fibra de carbono e janelas de acrílico.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.