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Toyota SW4 GR-S vai além das aparências, mas custa R$ 415.790

Com o mesmo motor 2.8 turbodiesel de outras versões, o SUV traz mudanças significativas no conjunto de suspensão, recalibrado sob especificações esportivas

Por Eduardo Passos 8 dez 2021, 18h48

A Toyota parece obstinada a se tornar uma marca feita para fanáticos por velocidade com a divisão Gazoo Racing, mesmo que isso inclua modelos sem nenhum apelo esportivo, como o SW4. O SUV, que agora é oferecido apenas com motor a diesel, ganhou nesta quarta-feira (8) a inédita versão esportiva GR-S, que vai além da estética e custa R$ 415.790.

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O motor continua sendo o mesmo 2.8 turbodiesel, com 204 cv e 50,9 kgfm, acompanhado do câmbio automático de seis marchas e da tração 4×4, com opção de reduzida. Porém, o SW4 GR-S garante que não é feito apenas de emblemas, para-choques e rodas exclusivos. Segundo a Toyota, houve alterações na suspensão que tornarão a direção mais estável e confortável.

Novo Toyota SW4 GR-S chega às lojas por R$ 415.790
Novo Toyota SW4 GR-S chega às lojas por R$ 415.790 Divulgação/Toyota

 

Para, a rigor, não ser um “esportivado”, o SW4 traz mudanças significativas no conjunto de suspensão, que foi recalibrado sob especificações esportivas. A principal mudança acontece graças aos amortecedores monotubo que equipam o sete-lugares.

Sem mistura de óleo e gás na câmara, esse tipo de amortecimento “concede mais firmeza ao veículo, com baixo grau de rolagem e solidez, aumentando a precisão da direção para uma resposta mais linear e progressiva em relação ao giro do volante”, disse a Toyota.

sw4 gr-s
Mais esportivo que o Corolla, SW4 GR-S antecederá modelos mais esportivos da Toyota no Brasil Divulgação/Toyota

Segundo a marca, a calibração esportiva também será útil para manobras rápidas e estradas irregulares, uma vez que a resposta a altas frequências foi aprimorada. As características de direção também podem mudar de acordo com os modos de condução, que são três: Normal, Eco e Esportivo.

Para enfatizar seu apelo esportivo, o SW4 ganhou novos difusores, rodas de 18’’ com desenho exclusivo, aerofólio, detalhes pintados em preto brilhante e apliques nos para-choques. Também há opção de pintura bicolor, com teto preto e carroceria branca. Os faróis full-LED são os mesmos da nova versão Diamond.

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Para-choques e entradas de ar têm design inédito
Para-choques e entradas de ar têm design inédito Divulgação/Toyota

O interior não faz por menos e é todo composto por revestimentos pretos por todos os lados, incluindo colunas e teto. Costuras vermelhas nos bancos (de “Ultrasuede”), no painel, nas portas e no volante garantem o contraste. No painel também há uma plaqueta com a numeração da unidade, já que o SW4 é um modelo numerado – mas não limitado.

Não há qualquer alteração na central multimídia ou no quadro de instrumentos — que segue analógico e completado por uma tela de 4,2’’ para o computador de bordo. As animações das telas, entretanto, agora enfatizam a Gazoo Racing.

Painel do novo Toyota SW4 GR-S com pedais de alumínio no detalhe
Painel do novo Toyota SW4 GR-S com pedais de alumínio no detalhe Divulgação/Toyota

Entre os itens de série, o SW4 GR-S oferece central multimídia com 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sistema de áudio JBL com 10 alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, câmera de 360º, alerta de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, controle de oscilação de trailer e carregador de smartphone por indução.

 

Na segurança, além dos triviais controles de estabilidade e tração, e dos sete airbags, o modelo incorpora o pacote Toyota Safety Sense. O kit inclui detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática, alerta de saída de faixa e piloto automático adaptativo.

Bancos são de couro Ultrasuede
Bancos são de “Ultrasuede” Divulgação/Toyota

A divisão esportiva da Toyota promete que se fará mais presente no Brasil. Desse modo, a marca pretende promover seu time de corrida através de eventos em circuitos brasileiros, voltados para clientes e entusiastas.

Também haverá implantação de “garagens” em concessionárias; espécie de boutiques nas quais será possível adquirir peças voltadas à performance. Tudo isso servirá para que a Toyota avalie a receptividade do mercado brasileiro a fim de calcular lançamentos como o bem esportivo GR Yaris — praticamente um carro de rali de série.

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A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! arte/Quatro Rodas
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