Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Ford Fiesta pode voltar como um elétrico baseado em plataforma da Volkswagen

Parceria com os alemães pode ser ser estendida e dar origem a um novo hatch compacto com 450 km de autonomia

Por Nicolas Tavares
2 Maio 2025, 16h48
Ford-Fiesta-Generations-13-1536x1024
 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

Alguns nomes são clássicos demais para serem esquecidos. O Ford Fiesta saiu de linha mundialmente em 2023, depois de 47 anos de mercado, em meio a uma reestruturação da gama de produtos da fabricante. Porém, o modelo pode retornar em breve e com uma ajuda inusitada da Volkswagen.

Segundo a revista AutoExpress, a Ford quer usar a parceria com a Volkswagen para lançar uma nova linha de carros compactos de entrada, todos feitos com a plataforma MEB Entry. Esta arquitetura, criada pela montadora alemã, será a base dos ID.1 e ID.2, que serão os sucessores espirituais elétricos do Up! e do Polo.

Ford Explorer EV
Ford Explorer EV (Divulgação/Ford)

A Ford está aproveitando o sucesso dos Explorer e Capri, dois carros feitos com a plataforma dos Volkswagen ID.4 e ID.5. Martin Sander, diretor de vendas e marketing da Volkswagen, disse à publicação que os alemães consideram a parceria um sucesso muito grande e que não descartam compartilhar tecnologias novamente no futuro.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Um novo Fiesta seria uma boa possibilidade com a base do ID.2, o que faria com que tivesse cerca de 450 km de autonomia e seria capaz de suportar recargas de até 125 kW. Além disso, seria mais barato de produzir por conta de economia em escala, ao usar a mesma arquitetura que a Volkswagen.

VW ID 2all concept
(Divulgação/Volkswagen)

Embora não comente sobre o projeto, a Ford tem trabalhado em carros elétricos mais baratos. Recentemente, o CEO da fabricante, Jim Farley, revelou que existe uma equipe dedicada a desenvolver estes modelos, porém tudo indica que estavam pensando em uma picape média – o que, para os padrões americanos, é considerado um veículo mais acessível.

Continua após a publicidade

Caso seja aprovado, o Fiesta poderia seguir o estilo de design atual, com um visual limpo e com uma iluminação diurna em led em forma de “L”. A Ford tem usado até uma barra iluminada por toda a frente do veículo e isto poderia ser usado também pelo hatch compacto.

VW ID 2all concept
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Se considerarmos que o conceito ID.2all da Volkswagen mede 4.050 milímetros, apenas 18 mm a menos do que a última versão do Fiesta, não é difícil imaginar que o hatch chegue com um porte próximo do seu antecessor com motor a combustão. A diferença é que, com uma plataforma dedicada e uma motorização elétrica, poderá ter um espaço interno maior.

Este rumor deve ser confirmado ou desmentido em breve. A Ford promete anunciar em breve uma versão atualizada de sua estratégia de eletrificação e da futura de linha de produtos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.