Ford Fiesta pode voltar como um elétrico baseado em plataforma da Volkswagen
Parceria com os alemães pode ser ser estendida e dar origem a um novo hatch compacto com 450 km de autonomia

Alguns nomes são clássicos demais para serem esquecidos. O Ford Fiesta saiu de linha mundialmente em 2023, depois de 47 anos de mercado, em meio a uma reestruturação da gama de produtos da fabricante. Porém, o modelo pode retornar em breve e com uma ajuda inusitada da Volkswagen.
Segundo a revista AutoExpress, a Ford quer usar a parceria com a Volkswagen para lançar uma nova linha de carros compactos de entrada, todos feitos com a plataforma MEB Entry. Esta arquitetura, criada pela montadora alemã, será a base dos ID.1 e ID.2, que serão os sucessores espirituais elétricos do Up! e do Polo.

A Ford está aproveitando o sucesso dos Explorer e Capri, dois carros feitos com a plataforma dos Volkswagen ID.4 e ID.5. Martin Sander, diretor de vendas e marketing da Volkswagen, disse à publicação que os alemães consideram a parceria um sucesso muito grande e que não descartam compartilhar tecnologias novamente no futuro.
Um novo Fiesta seria uma boa possibilidade com a base do ID.2, o que faria com que tivesse cerca de 450 km de autonomia e seria capaz de suportar recargas de até 125 kW. Além disso, seria mais barato de produzir por conta de economia em escala, ao usar a mesma arquitetura que a Volkswagen.

Embora não comente sobre o projeto, a Ford tem trabalhado em carros elétricos mais baratos. Recentemente, o CEO da fabricante, Jim Farley, revelou que existe uma equipe dedicada a desenvolver estes modelos, porém tudo indica que estavam pensando em uma picape média – o que, para os padrões americanos, é considerado um veículo mais acessível.
Caso seja aprovado, o Fiesta poderia seguir o estilo de design atual, com um visual limpo e com uma iluminação diurna em led em forma de “L”. A Ford tem usado até uma barra iluminada por toda a frente do veículo e isto poderia ser usado também pelo hatch compacto.

Se considerarmos que o conceito ID.2all da Volkswagen mede 4.050 milímetros, apenas 18 mm a menos do que a última versão do Fiesta, não é difícil imaginar que o hatch chegue com um porte próximo do seu antecessor com motor a combustão. A diferença é que, com uma plataforma dedicada e uma motorização elétrica, poderá ter um espaço interno maior.
Este rumor deve ser confirmado ou desmentido em breve. A Ford promete anunciar em breve uma versão atualizada de sua estratégia de eletrificação e da futura de linha de produtos.