PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ford pode relançar Focus e Fiesta, mas como carros elétricos

Com desenvolvimento de nova plataforma acessível, Ford deve transformar o Focus, Fiesta e Puma em carros elétricos

Por Lucas Parente
29 jul 2024, 15h30
Ford-Fiesta-Generations-13-1536x1024
 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

Os planos inicias de eletrificação da Ford não aconteceram da forma planejada. Com alguns erros e fracassos nos últimos anos, a marca norte-americana precisou dar um passo atrás e repensar seu planejamento. Relançar velhos sucessos seria um novo caminho para enfrentar os fabricantes chineses.

Nos últimos meses, a Ford lançou dois novos SUVs elétricos, o Explorer e o Capri, ambos derivados da plataforma MEB, da Volkswagen, e muito importantes para essa nova fase de descarbonização. Mas ainda há espaço para uma gama de carros menores e mais baratos, que têm de se tornado algo essencial, principalmente na Europa, e na concorrência contra os carros chineses.

Ford Capri EV

Sob essa demanda, a Ford tem trabalhado com o objetivo de desenvolver uma nova plataforma mais acessível. Batizada internamente como “Skunkworks”, a nova arquitetura da Ford está em desenvolvimento nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

A Ford colocou um ex-engenheiro da Tesla, Alan Clarke, como chefe de projeto desta nova plataforma. Além disso, há uma grande equipe com cerca de 300 pessoas, incluindo engenheiros com passagens por Rivian, Apple e até Fórmula 1.

Ford-Fiesta-Generations-15-1536x1022
Desenvolvido em 1972, o Ford Fiesta deve entrar em sua era elétrica (Divulgação/Internet)

Com o foco no desenvolvimento de carros mais baratos, a Ford deve trazer de volta alguns de seus veículos mais famosos: o Fiesta e o Focus. Ambos se despediram há alguns anos, mas podem voltar para produção com motorização elétrica. A volta destes carros pode significar um grande passo para a venda de elétricos, já que são modelos que tiveram um grande sucesso.

Continua após a publicidade
Ford-Focus-2022-1600-01
(Divulgação/Ford)

Porém, o primeiro a chegar com a nova plataforma provavelmente será o Ford Puma. No Brasil, o modelo não é oferecido, mas, em mercados como a Europa, o pequeno hatch faz muito sucesso. Sua versão montada sob a Skunkworks deve chegar a produção no final de 2026 ou início de 2027.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Ford Puma ST Powershift 2023
Ford Puma ST (Divulgação/Ford)

Haverá também o compromisso no desenvolvimento de baterias LFP, que a Ford já vê como uma “tecnologia muito mais acessível e durável”. Mas, como já dito, o principal objetivo da marca é a acessibilidade, apostando em uma gama “menor e mais específica”. Essa é a única forma de enfrentar os fabricantes chineses.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.