PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Fim de uma era: após 47 anos, chega ao fim a produção do Ford Fiesta

Após quase 50 anos, preferência por SUVs e necessidade de lançar carros elétricos leva a Ford a terminar, de vez, a produção do icônico compacto

Por Lucas Parente
Atualizado em 8 jul 2023, 16h22 - Publicado em 7 jul 2023, 13h34
Ford Fiesta 2021 branco visto 3/4 de frente
Últimas unidades do Fiesta trazem reestilização que não chegou ao Brasil (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A Ford desligou os aparelhos. A última unidade do Fiesta foi produzida no último dia 7 de julho. Com 47 anos em linha de produção da mais de 18 milhões de unidades vendidos por todo o mundo, a história do icônico compacto da marca chega oficialmente ao fim.

Já era esperada há algum tempo a aposentadoria da produção do Ford Fiesta. No Brasil, o carro já tinha encerrada sua linha de produção em 2019, quando a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) foi fechada. Com os olhos dos consumidores totalmente voltados à moda dos SUVs, a norte-americana apostará em modelos como o novo Explorer EV. Outro motivo para o fim da festa diz respeito à liberação de espaço na fábrica da Ford em Colônia, Alemanha, que agora focará em carros elétricos.

Ford Fiesta
Fiesta se despediu do Brasil em 2019 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

As duas últimas unidades do carro serão mantidas pela montadora, uma delas no acervo global e outra no acervo britânico, onde o Fiesta fez muito sucesso e acumulou mais de 5 milhões de emplacamentos.“Decidimos construir nosso primeiro veículo elétrico de alto volume aqui em Colônia”, comentou o gerente-geral da divisão europeia de EVs da marca, Martin Sander, no ano passado.

Continua após a publicidade
Ford Fiesta 2021 verde visto 3/4 de frente
Nos últimos vieram versões híbridas e até 1.5 turbo com 200 cv e preparo da divisão esportiva da Ford (Divulgação/Ford)

Fim de uma era: após 47 anos, chega ao fim a produção do Ford Fiesta

O Fiesta é um dos modelos mais icônicos e antigos da montadora. Lançado em 1976, o hatch será substituído indiretamente por uma versão elétrica do novo Puma, que pouco terá a ver com o detentor original do nome e usará plataforma da Volkswagen. Essa atualização escancara os gostos atuais do mercado e a necessidade das marcas de atualizarem seus catálogos, mesmo que seja encerrando produções de veículos de alta popularidade.

Continua após a publicidade

Ford-Fiesta-Generations-15-1536x1022

O Fiesta não é o único veículo icônico da Ford que está sendo “engolido” pelas modernizações e alterações que o mundo automotivo vem sofrendo nos últimos anos com a chegada da era da eletricidade. A montadora já anunciou que o Focus também terá produção encerrada, mas apenas no ano de 2025.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.