Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW Gol sai de linha nesta sexta e produção do Polo Track começa em janeiro

Fim da produção coincide com início das férias coletivas na fábrica de Taubaté, que só volta a funcionar em 9 de janeiro

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 dez 2022, 10h44 - Publicado em 22 dez 2022, 12h44

Ainda há pelo menos 1.000 unidades do Volkswagen Gol para serem fabricadas entre hoje e amanhã (23), quando a produção do hatch compacto será encerrada em definitivo, após 42 anos. Todo o planejamento foi feito alinhado com o período de férias na fábrica da VW em Taubaté (SP).

O recesso da fábrica da Volkswagen no Vale do Paraíba começa em 24 de dezembro e vai até 2 de janeiro. De 3 a 6 de janeiro a fábrica entre em shutdown para os dois turnos. O período será aproveitado para adequação da linha de montagem para passar a produzir apenas o Polo Track, modelo que substitui o Gol.

Última carroceria do Gol teria sido armada nesta quinta-feira, 22/12
(Reprodução/Internet)

A produção será retomada a partir de 9 de janeiro, mas de forma gradativa. Neste dia um dos turnos entrará em férias coletivas, enquanto outro turno iniciará a produção em série do Polo Track.

View this post on Instagram

A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP)
Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) (Divulgação/Volkswagen)

O fato é que todas as 1.000 unidades do Gol Last Edition, série especial que marca o fim do VW Gol, foram montadas entre outubro e novembro. Outras milhares de unidades foram montadas desde então.

Continua após a publicidade
gol taubaté
Produção do Gol começava há 40 anos em Taubaté (Divulgação/Volkswagen)

Fazia alguns meses, porém, que carrocerias do Volkswagen Polo passavam na linha de montagem entre Gol e Voyage para validação dos processos e montagem de unidades pré-série. O processo de adaptação da fábrica de Taubaté para a plataforma modular MQB começou em 2021, quando a linha do VW Up! foi desativada.

primeiro e ultimo gol
Gol Last Edition 2022 encontra o Gol L 1300 1980 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A fábrica da Volkswagen em Taubaté é a última das américas a ser adaptada para a MQB. Isso foi feito com parte do investimento de R$ 7 bilhões anunciados para a América Latina até 2026.

Com aproximadamente 80 novos robôs e a instalação de maquinário de solta a laser tri-focal para fazer a solda do teto com as laterais, a capacidade da unidade foi ampliada em 33%. Cerca de 180 novos funcionários foram contratados e outros 100 serão contratados em 2023.

Como é o Polo Track, o Gol 2023?

O Polo Track está em pré-venda desde novembro por R$ 79.990 e será lançado, de fato em fevereiro. Foi criado justamente para ser o sucessor do Gol e custa praticamente o mesmo que um Gol básico.

Continua após a publicidade
NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

A nova versão de entrada do Polo será a única fabricada em Taubaté, enquanto as mais caras serão montadas em São Bernardo do Campo (SP), ainda que com algumas peças de estamparia fabricadas em Taubaté;

Mas há grandes diferenças entre os dois Polo.

Compartilhe essa matéria via:

O Polo Track tem para-choque dianteiro exclusivo, com uma enorme entrada de ar inferior de plástico sem pintura (assim como sua grade). Seus faróis têm o mesmo formato do antigo Polo, a diferença é que é monoparábola e há uma placa cromada na parte superior e não tem luzes de led como as versões acima dele (o Polo 1.0 MPI custa R$ 82.990). Então não tem o mesmo ganho de iluminação capaz de compensar a ausência de faróis de neblina.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Na lateral, retrovisores e maçanetas não são pintados, mas as calotas exclusivas têm pintura na cor preta. As rodas de aço com calotas acinzentadas têm só quatro furos (como o Gol), enquanto outros Polo usam cinco furos.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

A traseira tem as novas lanternas acinzentadas das outras versões do Polo, um para-choque com relevos base para evocar alguma atitude aventureira e o nome “Track” em um adesivo no meio da tampa. E só.

Continua após a publicidade
NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Por dentro, a forração dos bancos é exclusiva, com detalhes na cor cinza e costuras contrastantes no tecido. A faixa central no painel tem elementos em alto relevo e as portas tem uma parte em tom de cinza mais claro na área do braço.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Além disso, é o único Polo sem central multimídia de série. Um aparelho com tela de 9 polegadas compatível com o volante multifucional será vendido como acessório nas concessionárias, assim como o sensor de estacionamento traseiro. Ainda tem quatro alto falantes, quatro airbags, controles de tração e estabilidade, e hill holder.

O motor é o três-cilindros 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. É o mesmo conjunto do Polo MPI, que também equipa os últimos Gol.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.