Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Exclusivo: sucessor de Fusca e Golf, VW ID.3 já será lançado no Brasil

Ao contrário do discurso oficial, Volkswagen já prepara grande evento de lançamento do elétrico ID.3 no Brasil

Por da Redação
Atualizado em 24 out 2021, 10h15 - Publicado em 22 out 2021, 20h37
O ID.1 e ID.2 terão a mesma plataforma do ID.3
Volkswagen ID.3 será tão marcante quanto Fusca e Golf, acredita a alemã (Divulgação/Volkswagen)

Quem acompanhou o recente anúncio da Volkswagen pode ter ficado com a sensação de que a própria montadora estava indecisa quanto ao lançamento da família de elétricos ID no Brasil. Documentos obtidos por QUATRO RODAS, entretanto, mostram que a Volks até faz seu charme, mas está bem decidida.

Clique e assine Quatro Rodas por R$ 12,90

Apesar da postura aparentemente hesitante, a marca já definiu que venderá os elétricos ID.3 e ID.4 no Brasil e o lançamento será em curto prazo, em meados de 2022. Além de um grande evento, em um momento sem restrições provocadas pela Covid-19, Volkswagen ID.3 terá direito a toda a pompa daquele que é considerado o “terceiro lançamento mais importante de todos”.

Continua após a publicidade

O hatch abrirá caminho para a chegada do ID.4, que também teve sua “carta de intenções” anunciada ao mercado brasileiro e para o lançamento de carros híbridos flex.

Todas as marcas têm sua estratégia para “liderar a eletrificação” no Brasil, e a da VW envolve ações conjuntas com Porsche, Audi e órgãos públicos. O trio alemão integra um projeto com participação da Aneel para implantar vários pontos de carregamento em rodovias importantes, conectando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis.

Das três, só a empresa de Wolfsburg não trouxe seus modelos a bateria para o mercado nacional, e o ID.3 representaria um importante primeiro passo — posteriormente completado pelo irmão maior ID.4 e, supostamente, pelo e-Up!, já disponível no Uruguai.

Compact enough to fit in a sports bag – the electric drive for Volkswagen’s ID.3.
Motor do Volkswagen ID.3 tem ímãs permanentes e cabe em uma mochila (Divulgação/Volkswagen)

Para o carro que será tão marcante para a Volks quanto foi o Fusca e o Golf, já há um grandioso evento de lançamento preparado em São Paulo, em localidade turística e ao ar livre. Além da eletrificação, a estratégia da montadora envolve ressaltar funções de conectividade que serão estreadas pela família ID no país, como atualizações do veículo via internet e aplicativos de controle remoto via smartphone.

Também haverá enfoque crescente a ideia de uma Nova Volkswagen, com “serviços de mobilidade” ganhando a prioridade que sempre foi da fabricação de carros.

A reviravolta da alemã vem simultaneamente ao sucesso da linha ID na Europa Ocidental. Segundo o periódico alemão Manager Magazin, mais de 44.000 ID.3 e 33.000 ID.4 foram vendidos na região em 2021, um montante que, combinado, supera as vendas do bem estabelecido Tesla Model 3 nesse mercado. 

Continua após a publicidade

O que é o Volkswagen ID.3?

eletricos-id3-e-id4-da-volkswagen
Além do ID.3 (esquerda), Brasil terá, em breve, o SUV ID.4 à venda (Divulgação/Volkswagen)

Apresentado com a pompa de um Fusca da era elétrica no Salão de Frankfurt de 2019, o VW ID.3 tem porte equivalente ao de um Golf: são 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura, com 2,76 m de distância entre os eixos. Mas seu peso, 1.719 kg, é maior que o de um SUV grande e o preço inicial fica ao redor dos 30.000 euros.

O compacto deve ter tamanho e autonomia menores que o ID.3
(Divulgação/Volkswagen)

Primeiro carro baseado na plataforma modular MEB, a equivalente elétrica da conhecida MQB, tem três tamanhos de bateria: o menor conjunto, de 45 kWh, permite percorrer até 330 km por recarga, seguindo o ciclo WLTP. O intermediário, de 58 kW, que garante autonomia de 420 km e o maior, de 77 kWh, garante autonomia de até 550 km. Também há três níveis de potência: 145 cv, 204 cv e 299 cv.

ID.3
(Divulgação/Volkswagen)

Para bagunçar ainda mais, o hatch elétrico tem três pacotes de equipamentos. O básico tem com sistema de navegação, aquecimento dos bancos e do volante, apoios de braços na dianteira, um cabo de carga e rodas de liga leve de 18 polegadas. A seguir vem o pacote Plus, com câmera de ré, piloto automático, acesso e partida sem chave, duas portas USB-C traseiras, iluminação ambiente e rodas aro de 19.

Continua após a publicidade

Ainda não há estimativa de preços, mas seguindo valores cobrados na Europa e no Brasil de concorrentes, o Volkswagen ID.3 deverá custar cerca de R$ 250.000.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.