Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Volkswagen traz elétricos ID.3 e ID.4 ao Brasil para testar popularidade

Unidades do hatch e do SUV elétricos estão no Brasil e na Argentina, mas só para testes e pesquisas por enquanto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 set 2021, 20h08 - Publicado em 28 set 2021, 19h43
eletricos-id3-e-id4-da-volkswagen
(Divulgação/Volkswagen)

Passado um ano do início das entregas do elétrico ID.3 na Europa (e alguns problemas na estreia), a Volkswagen resolveu apresentar não apenas o hatch, como também o SUV elétrico ID.4 na América do Sul. E fez isso cheia de segundas intenções.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A Volkswagen anunciou ter importado algumas unidades dos ID.3 e ID.4 para o Brasil e para a Argentina. Mas admitiu que estas primeiras unidades servirão apenas para clínicas (pesquisas) com consumidores, test-drives com a imprensa, testes de engenharia e participação em eventos.

Continua após a publicidade

Mesmo com tudo isso posto na mesa em um evento online para diversos mercados da América do Sul, a Volkswagen não quis se comprometer dizendo quais carros pretende lançar, nem onde ou quando. Talvez por sua primeira experiência com um eletrificado no Brasil, o Golf GTE, ter sido traumática – mais da metade do lote importado foi vendido para locadoras.

A fabricante limitou a dizer que carros elétricos fazem parte de sua estratégia para alguns mercados do continente. Da mesma forma, a fabricante também apostará em carros híbridos-flex e em melhorias nos motores flex, com a inauguração de um centro de desenvolvimento de biocombustíveis prevista para 2022.

Continua após a publicidade

O que é o Volkswagen ID.3?

O ID.1 e ID.2 terão a mesma plataforma do ID.3
(Divulgação/Volkswagen)

Apresentado com a pompa de um Fusca da era elétrica no Salão de Frankfurt de 2019, o VW ID.3 tem porte equivalente ao de um Golf: são 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura, com 2,76 m de distância entre os eixos. Mas seu peso, 1.719 kg, é maior que o de um SUV grande e o preço inicial fica ao redor dos 30.000 euros.

O compacto deve ter tamanho e autonomia menores que o ID.3
(Divulgação/Volkswagen)

Primeiro carro baseado na plataforma modular MEB, a equivalente elétrica da conhecida MQB, tem três tamanhos de bateria: o menor conjunto, de 45 kWh, permite percorrer até 330 km por recarga, seguindo o ciclo WLTP. O intermediário, de 58 kW, que garante autonomia de 420 km e o maior, de 77 kWh, garante autonomia de até 550 km. Também há três níveis de potência: 145 cv, 204 cv e 299 cv.

ID.3
(Divulgação/Volkswagen)

Para bagunçar ainda mais, o hatch elétrico tem três pacotes de equipamentos. O básico tem com sistema de navegação, aquecimento dos bancos e do volante, apoios de braços na dianteira, um cabo de carga e rodas de liga leve de 18 polegadas. A seguir vem o pacote Plus, com câmera de ré, piloto automático, acesso e partida sem chave, duas portas USB-C traseiras, iluminação ambiente e rodas aro 19.

Continua após a publicidade

Mais completa, a Max tem head-up Display com realidade aumentada (projeta informações de forma interativa no para-brisa), sistema de som Beats, teto de vidro panorâmico e rodas de liga leve de 20 polegadas, além de assistente de permanência em faixa e carregamento por indução para smartphones. Aparentemente, a VW só trouxe carros desta versão.

O que é o Volkswagen ID.4?

Volkswagen ID.4
(Divulgação/Volkswagen)

Pegue a mesma plataforma modular, o mesmo conceito de design e transforme tudo isso em uma mistura entre SUV e monovolume. São 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,61 m de altura e os mesmos 2,76 m de entre entre-eixos. O peso é de 2.200 kg.

Volkswagen ID.4
Mentira fazia parte da estratégia de lançamento do carro elétrico ID.4 nos Estados Unidos (Divulgação/Volkswagen)

Há baterias de 52 kWh, com autonomia até 348 km (WLTP), e 77 kWh, até 522 km. Os motores podem entregar 170 cv ou 204 cv. Mas já existe o ID.4 GTX, com 299 cv e 480 km de autonomia máxima.

Continua após a publicidade
The new Volkswagen ID.4 GTX
Além do nome na traseira, teto preto identifica
a nova versão GTX (DIvulgação/Quatro Rodas)

A lista de itens de segurança é longa, com monitores de ponto cego, frenagem automática, detecção de pedestres e controle de cruzeiro adaptativo. Há ainda reconhecimento de placas de trânsito e assistentes de estacionamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.