Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Inédito, Porsche 718 Cayman GT4 RS crava volta rápida em Nürburgring

O novo esportivo cravou uma volta rápida no circuito alemão em pouco mais de sete minutos, marca quase 30 segundos mais rápida que o 718 Cayman GT4 regular

Por Pedro Henrique Oliveira 21 out 2021, 20h48
Porsche 718 Cayman GT4 RS 2022 preto visto de frente
O anúncio oficial do Porsche 718 Cayman GT4 RS será em novembro deste ano Divulgação/Porsche

A revelação oficial do novo Porsche 718 Cayman GT4 RS 2022 será apenas em novembro, mas isso não impediu a marca de dar um gostinho da nova versão mais poderosa do esportivo aos fãs. 

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 12,90

A Porsche levou o novo esportivo ao circuito de Nürburgring para realizar os últimos testes e aproveitou a ocasião para cravar uma volta rápida.  O tempo de sete minutos, quatro segundos e 511 milésimos foi anotado pelo esportivo na configuração mais curta do circuito, a de 20,6 quilômetros. O tempo foi cerca de 23 segundos e meio mais rápido quando comparado ao Cayman GT4 padrão. 

Os boatos indicam que o esportivo será movimentado por uma atualização do motor seis cilindros 4.0 aspirado  já encontrado na versão GT4, que tem 420 cv e 42,82 kgfm. 

Porsche 718 Cayman GT4 RS 2022 preto visto de lado
A marca não divulgou a mecânica do modelo, apenas deu uma prévia do desempenho do esportivo Divulgação/Porsche

O motor do GT4 RS terá limite de rotação de 9.000 rpm e câmbio de dupla embreagem PDK de sete velocidades, que tende a ser a única opção de transmissão. São poucas as informações sobre a nova versão RS do 718 Cayman GT4, já que o anúncio oficial será em novembro.

Continua após a publicidade

Porsche 718 Cayman GT4 RS 2022 preto visto de trás
O aerofólio do modelo é no mesmo formato do 911 GT3. Ele é suspenso e pregado por cima Divulgação/Porsche

Enquanto a mecânica permanece misteriosa, as imagens deram mais detalhes do visual do modelo 2022. Entre as novidades está o aerofólio suspenso por cima, igual ao do Porsche 911 GT3, dutos de ar no capô e na lateral, acima das rodas. 

Ainda mais rápido

Porsche 718 Cayman GT4 RS 2022 preto visto 3/4 de frente com o piloto e tempo de volta
O esportivo da marca alemã rodou na configuração de 20,6 quilômetros de Nürburgring e o tempo anotado impressionou Divulgação/Porsche

Para anotar o tempo de volta, a Porsche colocou um banco de corrida no 718 Cayman GT4 RS e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R que, inclusive, estarão entre os opcionais para os futuros compradores. As pinças de freio amarelas indicam a presença do freio de carbono-cerâmica.

Porsche 718 Cayman GT4 RS 2022 preto visto 3/4 de frente
As maiores alterações no visual são os dutos de ar no capô e acima das rodas, além óbvio do aerofólio Divulgação/Porsche

O responsável pela direção foi o piloto de desenvolvimento da marca, Jorg Bergmeister. O tempo do 718 Cayman GT4 RS 2022 é apenas sete segundos mais lento quando comparado ao do hiperesportivo 918 Spyder, uma marca impressionante para o menor esportivo da Porsche. 

Bergmeister dedicou mais de 500 horas ao programa de desenvolvimento e rasga elogios ao esportivo. “O GT4 RS é um dos carros mais afiados que a Porsche já desenvolveu. E você realmente tem que experimentar o barulho de tirar o fôlego que ele traz para você”, concluiu. 

Porsche 718 Cayman GT4 RS 2022 preto visto de cima
O motor do GT4 RS deverá ser o mesmo seis cilindros 4.0 aspirado naturalmente já padrão no GT4 convencional Divulgação/Porsche

Andreas Preuninger, diretor da Porsche GT Model Line, explicou o pacote que foi adicionado a essa versão específica. “Demos ao 718 Cayman GT4 RS tudo o que caracteriza um RS genuíno: construção leve, mais downforce, mais potência e, claro, um nível de resposta ainda maior.”

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade