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Audi RS Q3 e Porsche Macan GTS andam juntos, mas qual é o melhor?

Menor e mais potente, o Audi RS Q3 Sportback tem a chance de mostrar que pode peitar o primo Porsche Macan GTS, que tem preço equivalente

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 out 2021, 15h12
Audi RS Q3 Sportback x Porsche macan Gts
Só a cor do RS Q3 custa o mesmo que um bom carro seminovo: R$ 37.000 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Sabe aquele primo distante que só aparece no Natal, quando a família exalta os próprios feitos (o carro, o novo emprego, uma viagem) e pergunta: “E você?”. Faz parte da vida. Às vezes, a comparação é inevitável.

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Veja o caso do Audi RS Q3 Sportback: é a versão topo de linha e mais potente do Q3, além de ser o único que também pode ser comprado com carroceria à moda dos cupês, com caimento acentuado da traseira alinhado à proposta esportiva.

Parece ser tudo que um SUV da Audi gostaria, mas custa mais caro até mesmo que o primo Porsche Macan GTS, maior e que não precisa de grandes exageros estéticos para chamar atenção e mostrar o que é capaz de fazer.

O Audi RS Q3 Sportback custa R$ 565.990, ou R$ 30.000 mais caro que a versão com carroceria convencional. A maioria dos seus opcionais não é cobrada: são meras opções que cabem ao comprador.

Audi RSQ3

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Pode-se escolher as cores para as costuras contrastantes do acabamento interno, há opção entre detalhes de alumínio, carbono e piano black, e o “chrome delete” na carroceria. O que realmente custa mais caro é essa cor Verde Kaylami: R$ 37.000.

O Porsche Macan GTS, por sua vez, parte de interessantes R$ 539.000 na linha 2021. Em compensação, a lista de opcionais e de itens que podem ser customizados tende ao infinito em quantidade e preço.

No mínimo, vale incluir a suspensão pneumática adaptativa, o pacote Sport Chrono que melhora o desempenho, sistema de vetorização do torque nas rodas traseiras com bloqueio do diferencial e interior que combina couro, costuras contrastantes e race-tex (uma espécie de camurça), o que vai custar cerca de R$ 47.000. Para ter ideia do nível de personalização, a Porsche cobra a mais pelo brasão estampado no apoio de braços (R$ 1.783) e nos encostos de cabeça dianteiros (R$ 3.012), e até pelas alças no teto revestidas de couro (R$ 5.153).

Audi RSQ3
O Audi RS Q3 concentra tudo que pode nas telas coloridas (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Audi RSQ3
Audi tem posição de dirigir mais alta. Carroceria não prejudica tanto o espaço traseiro na comparação com a carroceria normal (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Audi RSQ3
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Pela hierarquia do Grupo Volks-wagen, esse comparativo não poderia acontecer. A Porsche está um degrau acima da Audi (o que explica o nível de personalização disponível) no rol das marcas de luxo da família e o Macan, na verdade, tem porte mais próximo do Q5, que, porém, não conta mais com a versão esportiva (S Q5) com motor a gasolina, só diesel. Mas o Audi não está totalmente desamparado para este embate. Muito pelo contrário.

Baseado na plataforma MQB, para motores transversais, o RS Q3 usa a versão mais moderna do lendário motor cinco-cilindros 2.5 que fez história nas competições. Agora é biturbo e tem injeção direta e indireta para entregar respeitáveis 400 cv e 48,9 kgfm – ganho de 60 cv e 3 kgfm na comparação com a geração anterior.

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O ronco metálico, que já era instigante, agora é amplificado pelo escapamento esportivo RS, dependendo do modo de condução definido pelo motorista – que também pode configurar dois modos extras de acordo com as próprias preferências, acessíveis por botão exclusivo no volante.

Porsche Macan
Menor SUV da Porsche tem traseira com caimento mais natural. Posição de dirigir é mais baixa e há bom espaço atrás (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mesmo nos modos mais dóceis, o RS Q3 deixa a pegada esportiva bem evidente. A troca da antiga plataforma PQ35 pela MQB contribuiu para um rodar melhor, mais sólido e que também transmite leveza. A suspensão é sempre firme, tanto por não ter amortecedores ajustáveis quanto por conta dos pneus de perfil baixo necessários para receber os aros de 21 polegadas.

O que muda de acordo com o modo de condução é o tempo de resposta ao acelerador, o peso da direção – que tem relação variável – e o comportamento do câmbio S-Tronic, de dupla embreagem e com sete marchas, que vai do insosso modo Efficiency ao insano Sport. Com ele, inclusive, a tração integral quattro fica liberada para que até 100% da força do motor seja enviada para as rodas traseiras.

O Porsche Macan GTS usa o mesmo motor do Audi RS 4 Avant, mas em uma versão mais mansa. No SUV, o V6 2.9 twin-turbo entrega 380 cv (em vez de 450 cv) e 53 kgfm, mas seu câmbio de dupla embreagem e sete marchas PDK tem acoplamento mais preciso em condução normal e é incrivelmente rápido quando exigido (na comparação com o câmbio da Audi).

A tração integral prioriza a força no eixo traseiro, podendo chegar a 100% traseira ou a 50/50. Variar entre os modos Normal, Sport e Sport Plus garante uma completa mudança de comportamento. Vai além das respostas de motor, câmbio e direção. Tem a experiência sensorial do ronco mais rouco e com estouros no escape nas trocas no limite das rotações, e também da suspensão.

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Além do conjunto de molas pneumáticas, a reação do carro pode mudar por efeito dos amortecedores eletrônicos. Graças ao sistema PASM, de gerenciamento ativo da suspensão, eles seguem a predefinição do modo de condução e são capazes de alterar seu comportamento em tempo real e de forma independente para cada roda de acordo com a situação da via.

Porsche Macan
Macan segue a tradição com mostradores analógicos e botões (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Porsche Macan
Menor SUV da Porsche tem traseira com caimento mais natural. Posição de dirigir é mais baixa e há bom espaço atrás (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Porsche Macan
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Na pista, a precisão do Macan GTS impressiona e quase dá para esquecer que é um SUV. A posição do banco, o tamanho do volante e a visibilidade são de um Porsche legítimo: absolutamente perfeitos. A altura da carroceria passa longe dos 911 ou 718, mas é baixa até na comparação com o RS Q3, que tem posição de dirigir alta.

O quadro de instrumentos prioritariamente analógico e a quantidade de botões no console também são típicos de um Porsche, enquanto o Audi se garante nas telas coloridas e em poucos atalhos para configurações.

O Porsche andou um pouco mais rápido na pista: 4,4 s no zero a 100 km/h contra 4,7 s do Audi. Nas retomadas, pequenas vantagens. Ainda assim, um sinal de superação para um carro maior, mais pesado e com 20 cv a menos. O Macan GTS é um SUV esportivo impressionante.

Mas nem tudo está perdido para o Audi RS Q3 Sportback. Isso porque o Macan será reestilizado na linha 2022 e, com ela, o GTS passará aos 440 cv, aposentando o Macan Turbo. As encomendas já podem ser feitas, mas o preço agora é R$ 635.000. O primo exemplar será, enfim, colocado em seu devido lugar.

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Veredicto

O RS Q3 se defende muito bem como um SUV esportivo, mas o Macan GTS consegue disfarçar que é um SUV e tem o preço a seu favor. Pelo menos por enquanto.

Teste feito por QUATRO RODAS

Audi RS Q3 Porsche Macan GTS
Aceleração
0 a 100 km/h 4,7s 4,4 s
0 a 1.000 m 23,2 s – 230,4 km/h 23,4 s – 222,7 km/h
Velocidade máxima 250 km/h* 261 km/h*
Retomadas
D 40 a 80 km/h 2,6 s 2,3 s
D 60 a 100 km/h 2,5 s 2,5 s
D 80 a 120 km/h 3,3 s 3,2 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 13,2/23,2/51,3 m 13,5/24,9/54,2 m
Consumo
Urbano 8,2 km/l 7,4 km/l
Rodoviário 12 km/l 10,5 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 44,1/68,1 dBA 40,3/68 dBA
80/120 km/h 64,3/67,7 dBA 61,2/65,3 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h 97 km/h
Rotação do motor
a 100 km/h em 5a marcha
1.750 rpm 1.750 rpm
Volante 2 voltas 2,5 voltas
Seu Bolso
Preço básico R$ 565.990 R$ 539.000
Concessionárias 50 10
Garantia 2 anos 3 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 35/27 °C; umid. relat., 44/47%; press., 1.012/1.014 mmHg

AUDI RS Q3
Motor cinco-cilindros soma 45 anos de evoluções. Porta-malas do cupê é o mesmo do Q3 normal: 530 litros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ficha Técnica Audi RS Q3 Sportback

  • Motor: gas, diant., transv., 5 cil., 20V, biturbo, injeção direta e indireta, 2.480 cm³, 400 cv a 5.900 rpm, 48,9 kgfm a 1.950 rpm
  • Câmbio: dupla embreagem, 7 m., tração integral
  • Direção: elétrica
  • Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
  • Pneus: 255/40 R20
  • Peso: 1.775 kg
  • Dimensões: compr., 450,7 cm; larg., 185,1 cm; alt., 154,8 cm; entre-eixos, 268 cm; porta-malas, 530 l; tanque, 64 l
Porsche Macan GTS
V6 do Macan: um turbo para cada bancada de cilindros. Porta-malas é menor: são 488 litros de capacidade (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ficha Técnica Porsche Macan GTS

  • Motor: gas, diant., longit., 6 cil. em “V”, 24V, biturbo, injeção direta, 2.894 cm³, 380 cv a 5.200 rpm, 53 kgfm a 1.750 rpm
  • Câmbio: dupla embreagem, 7 m., tração integral
  • Direção: elétrica
  • Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.); molas pneum.
  • Freios: disco ventilado (diant. e tras.)
  • Pneus: 265/45R20 (diant.), 295/40R20 (tras.)
  • Peso: 1.910 kg
  • Dimensões: compr., 468,6 cm; larg., 192,6 cm; alt., 160,9 cm; entre-eixos, 280,7 cm; porta-malas, 488 l; tanque, 65 l

*Dados de fábrica

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Capa 749
(Arte/Quatro Rodas)
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