Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Chery pode lançar marca de luxo Exeed no Brasil sem parceria com a Caoa

Chery International estaria planejando lançamento de sua marca de luxo e já busca por profissionais no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 ago 2022, 17h40 - Publicado em 8 jul 2022, 16h08

A Exeed havia acabado de estrear na China como marca de luxo da Chery, em 2019, quando a Caoa começou a demonstrar seu interesse em trazer a marca para o Brasil. Chegaram, inclusive, a testar carros da nova marca no Brasil ao longo de 2020. Mas a pandemia fez com que os planos esfriassem, com a possibilidade de serem retomados em 2022.

Contudo, vários fatos indicam que a própria Chery pretende introduzir a Exeed no Brasil sem qualquer tipo de ajuda ou acordo com o Grupo Caoa.

Caoa Chery Exeed LX 1.6 TURBO GDI
Exeed LX em testes no Brasil (Arthur Braga/Quatro Rodas)

A Chery Automobile anunciou no Linkedin, em junho, uma vaga de diretor para a Exeed no Brasil. O anúncio foi feito pela própria matriz e o escopo da vaga apontava que o contratado assistiria um diretor chinês na gestão da marca e seria responsável por formular toda a estratégia da Exeed para o Brasil, da comunicação, implementação, marketing ao lançamento.

Vaga no Linkedin buscava liderança para a Exeed no Brasil
Vaga no Linkedin buscava liderança para a Exeed no Brasil (Linkedin/Reprodução)

Entre outras funções, também seria responsável por comandar uma equipe no Brasil. Chamava atenção, também, clara a predileção por candidatos com experiência em marcas japonesas e com carros híbridos e elétricos.

Continua após a publicidade
Exeed LX compartilha elementos estruturais com o Tiggo 7, mas motor será o do Tiggo 8 Pro
Exeed LX compartilha elementos estruturais com o Tiggo 7, mas motor será o do Tiggo 8 Pro (Divulgação/Chery)

Mas a estratégia voltada para o Brasil começou bem antes. De acordo com o Autos Segredos, parceiro nesta apuração, desde março comunicados de imprensa direcionados ao mercado brasileiro começaram a ser enviados por uma equipe baseada na China. A empresa também criou uma página no Facebook, Exeed Brasil, onde chegou a confirmar o lançamento do SUV híbrido LX ET-i no Brasil em 2023.

LX
O interior tem duas telas de 16 polegadas em conjunto o que confere sofisticação (Divulgação/Chery)

O Exeed LX é um SUV médio que aproveita a base do Chery Tiggo 7. Contudo, a versão ET-i tem sistema híbrido plug-in semelhante ao do novo Tiggo 8 Pro, combinando o motor 1.5 turbo a gasolina e outros dois elétricos. A bateria garantiria até 105 km de autonomia em modo puramente elétrico. 

Continua após a publicidade

Caoa desconhece operação da Exeed

Entramos em contato com os profissionais chineses que vêm fazendo essa aproximação do Brasil, que confirmaram que trabalham em uma operação independente, da Chery International.

Contudo, se negaram a dar mais detalhes a respeito da operação antes de um evento que será transmitido diretamente do centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa, em Xangai, no final deste mês.

Compartilhe essa matéria via:

A intenção do evento, chamado “Approaching EXEED” seria mostrar, detalhadamente, a estratégia da marca para o Brasil e os produtos que pretendem vender por aqui.

Procurado, o Grupo Caoa disse já ter conhecimento dos fatos mas também desconhecer essa movimentação com a marca Exeed a partir da China. Ainda deixou claro que não têm qualquer participação nesta estratégia para a Exeed no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.