Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Volkswagen Golf GTI 380 marca a despedida do câmbio manual

Série exclusiva para os Estados Unidos equipará todos os últimos GTI em suas versões manuais; câmbio será descontinuado por regras de emissões

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
30 ago 2023, 15h53
Volkswagen Golf GTI 380
Volkswagen Golf GTI 380 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

A linha 2024 do Volkswagen Golf ficará marcada como a última a oferecer câmbio manual, após quase 50 anos de história do hatch médio. Para que o fim da transmissão tão querida pelos puristas não passe batido, o esportivo passa a ter a série de despedida GTI 380, que acompanhará todos os últimos GTI manuais destinados aos Estados Unidos.

Para deixar a exclusividade visível, o GTI 380 incorpora detalhes como teto e retrovisores pintados em preto, frisos vermelhos e rodas pretas de alumínio, com 19 polegadas, emprestadas do Golf R 20th Anniversary. Ele também ganha um tom de cinza exclusivo para a carroceria, além de outras cores já presentes no GTI padrão, como cinza, preto, branco, prata, vermelho e azul.

Volkswagen Golf GTI 380
Volkswagen Golf GTI 380 (Divulgação/Volkswagen)

O interior também é característico, com os clássicos bancos xadrez do GTI, mas tem variações de acabamentos seguindo as versões (S, SE e Autobahn), já que a edição será padrão para todos os GTI manuais. Na Autobahn, por exemplo, os bancos são revestidos em couro Vienna, item opcional na versão SE e indisponível na S. Quando os bancos são em couro, porém, não há xadrez.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Na mecânica, o modelo tem suspensão adaptativa e o mesmo motor presente nos demais GTI – o que não é ruim. O 2.0 turbo entrega 244 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, aliado, claro, ao câmbio manual de seis marchas.

Volkswagen Golf GTI 380
Volkswagen Golf GTI 380 (Divulgação/Volkswagen)

O fim do câmbio manual para o Golf não diz sobre o mercado, mas sobre as novas regras de emissões europeias do Euro 7, mais rígidas, e que entrarão em vigor em 2025. Mesmo que por uma pequena diferença, a transmissão com pedal de embreagem é mais poluente que a DSG, de dupla embreagem e 7 marchas, suficiente para que tenha que deixar de existir.

Continua após a publicidade

Já o próximo passo do Golf será acabar como conhecemos, já que sua nona geração será elétrica. Previsto para ser apresentado em 2028, o modelo poderá fazer parte da família ID. Antes disso, em 2024, o hatch médio passará por uma leve reestilização.

Volkswagen Golf GTI 380
Volkswagen Golf GTI 380 (Divulgação/Volkswagen)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.