VW aposta em linha de esportivos com novo Jetta GLI, Golf GTI e Nivus GTS para 2025
Fabricante promete um "retorno da esportividade", ampliando o leque de opções no país em faixas de preço diferentes
O ano está no fim e a Volkswagen está trabalhando no planejamento para 2025. Entre os lançamentos previstos para o ano que vem, a marca promete um “retorno da esportividade”, com uma aposta em versões de maior desempenho de seus carros. Esta estratégia está apoiada em três carros: o Jetta GLI reestilizado, o inédito Nivus GTS e a volta do Golf GTI ao país.
O anúncio foi feito por Ciro Possobom, CEO da Volkswagen, durante um evento realizado no dia (28) para comemorar o ano da empresa. Atualmente, os únicos carros com com um posicionamento de esportivo são o Jetta GLI, que chega importado do México com motor 2.0 turbo de 231 cv; e o Polo GTS, equipado com motor 1.4 turbo de 150 cv – o Virtus GTS foi reposicionado como um carro mais refinado com a chegada da versão Exclusive.
Dos três modelos, o Nivus GTS será o único a ser produzido no Brasil, na fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Já foi anunciado oficialmente, quando a fabricante revelou a versão reestilizada do SUV cupê, porém deixou o lançamento da variante esportiva para 2025. Como chega somente no ano que vem, a empresa não quis divulgar muitos detalhes, confirmando que terá o motor 1.5 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, combinado ao câmbio automático de seis marchas.
Longe do país desde 2020, o Golf voltará para não deixar o segmento de hatches médios morrer no Brasil. Porém, a estratégia será outra, chegando somente na versão esportiva GTI. Terá um motor 2.0 turbo de 265 cv e 37,7 kgfm, trabalhando com um câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas.
Não será nada barato. A ideia é que o Golf GTI dispute espaço com Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, ambos com preços acima de R$ 400 mil. Para evitar o problema que teve com o Golf GTE, que encalhou nas lojas e acabou sendo vendido para locadoras, a Volkswagen pode apostar em um esquema de lotes como as rivais.
O terceiro modelo foi confirmado por Possobom, mas já era esperado. Trata-se do Jetta GLI reestilizado. O sedã é atualmente produzido somente em Puebla (México) e já começou a ser vendido tanto no país de origem quanto no Canadá e Estados Unidos. No caso do mercado brasileiro, a fabricante deve ter não só unidades em estoque como também algumas que foram produzidas e continuam em trânsito.
Renovado, o sedã adotou a identidade visual que a marca tem usado nos últimos lançamentos, com a grade sendo reposicionada para o para-choque, fazendo com que a antiga entrada de ar superior seja trocada por uma peça fechada. A barra iluminada em led foi posicionada para formar uma linha contínua até os faróis. Sua traseira recebe lanternas em led interligadas por uma barra iluminada.
Assim como no Taos reestilizado, o Jetta ganhou uma central multimídia de 8” com tela flutuante e o ar-condicionado Climatronic Touch com controles digitais. O pacote IQ.DRIVE de assistências adotou frenagem autônoma de emergência, controle cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado, tornando-se de série em todas as versões nos EUA.
A Volkswagen deixou a mecânica como estava, utilizando o mesmo 2.0 turbo de 231 cv e 35,7 kgfm que já equipa o carro no país. Até a transmissão é a mesma, com uma caixa DSG de dupla embreagem e sete marchas.