Vendas de sedãs compactos: domínio do Prisma, ascensão do Etios
Entre os compactos premium, líder foi o Chevrolet Cobalt, seguido pelo Honda City
Remodelado em 2016, o Chevrolet Prisma foi o grande campeão de vendas no segmento dos sedãs compactos, repetindo o resultado de 2015 – mas com uma leve queda no acumulado de 12 meses, passando de 70.336 para 66.337 emplacamentos.
Em segundo lugar veio o Hyundai HB20S (46.023) , que trocou de posição com a dupla Siena / Grand Siena (33.478) na comparação com 2015. No caso do Fiat, vale lembrar que a versão de entrada Siena EL saiu de linha definitivamente na virada do ano.
1 | Chevrolet Prisma | 66.337 |
2 | Hyundai HB20S | 46.023 |
3 | Fiat Siena / Grand Siena | 33.478 |
4 | Toyota Etios sedã | 29.791 |
5 | Volkswagen Voyage | 26.074 |
6 | Ford Ka sedã | 24.663 |
7 | Renault Logan | 23.707 |
8 | Chevrolet Cobalt | 22.466 |
9 | Nissan Versa | 21.897 |
10 | Honda City | 15.422 |
11 | Chevrolet Classic | 11.53 |
12 | Ford New Fiesta | 1.637 |
13 | Lifan LF 530 | 817 |
14 | Chery Celer sedã | 508 |
15 | JAC J3 Turin | 444 |
A quarta posição ficou com o Toyota Etios sedã (29.791), um grande avanço sobre o 9º lugar obtido em 2015. Entre todos os modelos do segmento, ele foi o único que teve vendas maiores em 2016 do que em 2015 (quando emplacou 26.052 unidades).
A linha Etios teve como grandes novidades no ano a reformulação do criticado interior, adição de comandos variáveis no motor e a opção de câmbio automático. Segundo a própria Toyota, as configurações com câmbio automático já respondem por 60% das vendas da linha – no caso do sedã, pelo perfil de consumidor, essa proporção deve ser ainda maior.
Entre os ultrapassados pelo Etios estão o Volkswagen Voyage (em 5º, com 26.074), Ford Ka sedã (em 6º, com 24.663) e Renault Logan (em 7º, com 23.707).
Considerando a categoria secundária de sedãs compactos premium, numa faixa de preços um pouco acima, o líder foi o Chevrolet Cobalt (22.466), seguido pelo Honda City (15.422), invertendo as posições de 2015.
Em meio a rumores de que terá sua comercialização no Brasil encerrada, o Ford New Fiesta importado do México teve desempenho bem discreto, com apenas 1.637 emplacamentos no ano.