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Teste: Fiat Argo HGT 1.8, tudo o que a versão mais cara oferece

Sai Palio e Punto, entra Argo: substituição ousada é a aposta do time da Fiat para furar a retranca de GM e Hyundai

Por Vitor Matsubara
access_time 26 jan 2018, 14h52 - Publicado em 11 jul 2017, 15h35
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Projetado no Brasil, o Argo até se passa por italiano Projetado no Brasil, o Argo até se passa por italiano

Projetado no Brasil, o Argo até se passa por italiano (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Fiat Argo chegou para substituir quase todas as versões do Palio (exceto Attractive 1.0) e o Punto. Até o fim do ano, será a vez de o Argo sedã (que será feito na Argentina) suceder o Grand Siena.

Apesar de competir no segmento dos compactos (seara do Palio), o Argo tem porte de Punto. Ambos têm 4 m de comprimento e quase o mesmo entre-eixos (2,52 contra 2,51 m do Punto).

Porém, o novato é 6 cm mais largo (1,75 ante 1,69). O porta-malas tem 300 litros, contra 290 do Palio e 280 do Punto.

Dianteira tem clara inspiração no design do Fiat Mobi Dianteira tem clara inspiração no design do Fiat Mobi

Dianteira tem clara inspiração no design do Fiat Mobi (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Argo não é um projeto totalmente novo. Segundo a Fiat, 20% da plataforma do hatch veio do Punto e os 80% restantes foram desenvolvidos do zero.

Mesmo assim, a marca afirma ter dado atenção a detalhes pouco valorizados antes, como o som discreto da batida das portas dianteiras.

Liderada por Peter Fassbender, a equipe de design fez um bom trabalho. Olhando o Argo de frente, nota-se semelhanças com outros modelos da marca: os faróis lembram o Mobi e os traços da frente remetem ao Tipo europeu.

Faróis lembram o Mobi Faróis espichados lembram o Mobi

Faróis espichados lembram o Mobi (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Atrás, a fonte de inspiração dos designers foi nobre: do desenho das lanternas ao vinco que marca o formato da tampa do porta-malas, a traseira parece um retrato falado da Alfa Romeo Giulietta.

Até o logotipo Fiat em letras grandes (característica dos projetos mais recentes da marca) combina com o estilo.

Azul como a camisa da seleção italiana, cor é exclusiva da versão HGT Lanternas e toda a traseira remetem à Alfa Giulietta

Lanternas e toda a traseira remetem à Alfa Giulietta (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Lanternas e toda a traseira remetem à Alfa Giulietta. O nome Argo vem da mitologia: era a nau que levou Jasão e os argonautas em busca do velo de ouro O nome Argo vem da mitologia: era a nau que levou Jasão e os argonautas em busca do velo de ouro

O nome Argo vem da mitologia: era a nau que levou Jasão e os argonautas em busca do velo de ouro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O acabamento interno supera todos os compactos atuais da Fiat e quase se equipara à Toro e ao Jeep Renegade.

Da picape também vieram itens como o quadro de instrumentos e botões do ar digital – porém, na utilitária, o sistema tem duas zonas de temperatura – no hatch só uma.

O acabamento é de qualidade e o visual lembra o Mercedes Classe A O acabamento é de qualidade e o visual lembra o Mercedes Classe A

O acabamento é de qualidade e o visual lembra o Mercedes Classe A (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O visual é diferente da Toro nos dois casos, mas as peças são as mesmas. Do Tipo, veio a central com touchscreen de 7 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, logo acima das três saídas de ar redondas.

É impossível não lembrar do Mercedes Classe A, até na faixa horizontal do painel, que muda de cor conforme a versão (vermelha na HGT e cinza nas demais).

A central multimídia saliente (como a dos Mercedes) veio do Tipo europeu Painel de instrumentos tem tela de TFT de 7 polegadas entre os mostradores

Painel de instrumentos tem tela de TFT de 7 polegadas entre os mostradores (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Este monitor de 7 polegadas no painel é de série só na HGT A central multimídia saliente (como a dos Mercedes) veio do Tipo europeu

A central multimídia saliente (como a dos Mercedes) veio do Tipo europeu (Christian Castanho/Quatro Rodas)

As peças são bem encaixadas desde a versão de entrada, e a primeira sensação é a de um carro de categoria superior.

Olhando com mais atenção, porém, nota-se que mesmo na versão HGT não há revestimentos emborrachados – apenas plásticos rígidos.

Painéis de porta são da mesma qualidade dos presentes na Fiat Toro Painéis de porta são da mesma qualidade dos presentes na Fiat Toro

Painéis de porta são da mesma qualidade dos presentes na Fiat Toro (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A boa posição de dirigir não é baixa como no HB20, e nem alta como no Onix. Curiosamente, o Argo terá dois tipos de ajustes de altura para o banco do motorista.

Enquanto a maioria dos carros virá com o ajuste convencional, as unidades com airbags laterais terão bancos importados, com regulagem milimétrica.

O acabamento interno supera todos os compactos atuais da Fiat. Sem plásticos duros e peças mal encaixadas O acabamento interno supera todos os compactos atuais da Fiat. Sem plásticos duros e peças mal encaixadas

O acabamento interno supera todos os compactos atuais da Fiat. Sem plásticos duros e peças mal encaixadas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Há bom espaço para as pernas de dois adultos + uma criança atrás, embora seja difícil viajar com folga se os ocupantes tiverem até 1,75 metro. Não é grande como o Sandero, mas supera HB20, Onix e Punto. E oferece cinto de três pontos para todos.

Espaço interno é bom, inclusive no banco de trás Espaço interno é bom, inclusive no banco de trás

Espaço interno é bom, inclusive no banco de trás (Christian Castanho/Quatro Rodas)

São três versões de acabamento, três motores e três opções de câmbio. A básica é a Drive, com motores 1.0 Firefly (77/72 cv) (leia aqui a avaliação), apenas com câmbio manual de cinco velocidades, e 1.3 (109/101 cv) de três cilindros (já andamos), esta com câmbio manual ou caixa automatizada GSR de cinco marchas.

A Precision tem o 1.8 E.torQ (139/135 cv), com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis. Essas combinações também equipam a HGT, que ressuscita a nomenclatura do antigo Brava. Foi justamente essa versão esportiva que dirigimos.

Com até 139 cv se movido a etanol, motor 1.8 é o mesmo do Renegade Com até 139 cv se movido a etanol, motor 1.8 é o mesmo do Renegade

Com até 139 cv se movido a etanol, motor 1.8 é o mesmo do Renegade (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Por fora, há detalhes exclusivos, como um aplique vermelho na dianteira (à la Mercedes A 250) e os arcos pretos nos para-lamas. Embora não decepcione, o HGT também não instiga o motorista a acelerar como em um hot hatch.

Mesmo assim, dá para se divertir com a direção precisa e o câmbio de engates curtos. Já a caixa automática prioriza o conforto em vez da esportividade.

Moldura na roda e detalhes em cinza são da versão esportiva HGT Moldura na roda e detalhes em cinza são da versão esportiva HGT

Moldura na roda e detalhes em cinza são da versão esportiva HGT (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Na pista de testes, o Argo HGT precisou de 10,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, levando 7,7 segundos para retomar de 40 a 80 km/h. Abastecido com gasolina, o hatch fez 11 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.

Fãs da Fiat devem se surpreender é com a estabilidade do Argo. Isso porque ele tem uma suspensão mais dura do que o padrão da marca. Ela não foi rebaixada na HGT, mas ganhou uma calibragem especial.

O Argo surge como forte candidato ao título, desde que a Fiat mantenha os preços competitivos anunciados em seu lançamento. A versão de entrada é a Drive 1.0, tabelada a R$ 46.800, e a configuração mais cara é a HGT 1.8 AT6, oferecida a R$ 70.600.

Teste de pista (com gasolina)

  • Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,7 s
  • Aceleração de 0 a 1.000 m: 32,3 s / 157,6 m
  • Retomada de 40 a 80 km/h (em 3ª): 7,7 s
  • Retomada de 60 a 80 km/h (em 4ª): 11,9 s
  • Retomada de 80 a 120 km/h (em 5ª): 22 s
  • Consumo urbano: 11 km/l
  • Consumo rodoviáro: 13,4 km/l
  • RPM a 100 km/h em 5ª: 2.400 rpm
  • Ruído interno (PM/ RPM máx): 41,2 / 76,8 dBA
  • Ruído interno (120 km/h em 5ª): 69 dBA

Ficha técnica – Fiat Argo HGT 1.8

  • Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.747 cm3, 16V, 80,5 x 85,8 mm, 12,5:1, 139/135 cv a 5.750 rpm, 19,3/18,8 mkgf a 3.750 rpm
  • Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson(dianteiro), eixo de torção (traseiro)
  • Freios: disco (dianteiro), tambor (traseiro)
  • Direção: elétrica, 10,5 m (diâmetro de giro)
  • Rodas e pneus: 195/55 R16
  • Dimensões: comp., 400 cm; largura, 175 cm; altura, 150,5 cm; entre-eixos, 252,1 cm; peso, 1.243 kg; tanque, 48 litros; porta-malas, 300 litros
  • Preço: R$ 64.600 (câmbio manual) / R$ 70.600 (câmbio automático)
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 9,6 s; vel. máx., 190 km/h (dados oficiais)
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  1. Alexandre Paim 11 jul 2017 - 19h31

    continuo a dizer, fiz test drive e foi uma decepção. saudade dos verdadeiros carros produzidos pela Fiat.

  2. Luiz Fernando Gorni 11 jul 2017 - 20h00

    Mas como o Design dos carros atuais estão repetitivos e pouco criativos hein. Me parece como outros carros; tem tudo que você precisa, tudo que você quer em termos de conforto, tecnologia e segurança, mas não tem vontade nenhuma de comprar.

  3. Eduardo Córdoba 11 jul 2017 - 21h05

    Nos últimos 6 anos fui um feliz proprietário de dois Punto e um Bravo. Por culpa da Fiat hj tenho um Toyota (excelente por sinal). Fui animado para conhecer o novo lançamento e quando me dei de frente com o carro uma decepção. Ele está entre Uno e Pálio. O Carro parece uma mistura de Gol com HB20, e o preço ! ahhhh o preço, uma vergonha 70 paus pra um carro desses. Deixa que outros o comprem, vou continuar com meu Toyota.

  4. Elvis Michael 11 jul 2017 - 23h20

    Pela primeira vez vi um hoje na rua e por coincidência ao lado de um Onix. Achava que teria porte de
    New Fiesta, 208 ou até mesmo o Sandero mas o olhando de perto ele parecia menor que o Onix (ambos 1.0) em todas as proporções… Por mais que o números das medidas digam o contrário o aparente porte conta muito e acho bem difícil uma pessoa chegar numa concessionária e olhar a versão completa de mais de 70 mil e querer para por ele…

  5. Pedro Caricato 12 jul 2017 - 03h17

    E pensar que é a mesma Fiat que lançou o Fiat Coupe, Tempra, Brava e Stillo. Hoje vive de Mobi e Argo. Que decadência.

  6. Mozar Oliveira 12 jul 2017 - 12h35

    “desde que a Fiat mantenha os preços competitivos…”

    É sério que isso está escrito na matéria? Preços competitivos?

  7. Rafael Lima 12 jul 2017 - 20h37

    O carro ficou bonito. Só achei ele pesado para um compacto premium. Bem que a Fiat poderia usar o Firefly 1.3 como base para um futuro turbo com injeção direta em substituição ao 1.8 E-torQ.

  8. Zigfrietz Tazogh 13 jul 2017 - 21h26

    Excelente desempenho, excelente consumo, conforto, acabamento, segurança, espaço interno e porta-malas generosos, e preço competitivo, sem dúvida é o melhor custo/benefício do segmento.

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