Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota GR Yaris vira esportivo que queima hidrogênio em vez de gasolina

Hatch esportivo teve seu motor adaptado para queimar combustível menos poluente que a gasolina

Por João Vitor Ferreira
6 dez 2021, 14h42
Toyota GR Yaris frontal
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Quando se fala em carros sustentáveis, a primeira coisa que à cabeça são carros elétricos. Mas há fabricantes que defendem ativamente outras tecnologias capazes de impulsionar veículos gerando o mínimo de poluição possível. Entre as alternativas, está o hidrogênio, ainda pouco utilizado.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

A forma mais comum de vermos o hidrogênio na indústria automotiva é nas células de combustível. Nesse caso, o hidrogênio reage com o oxigênio para produzir energia elétrica, utilizada para abastecer uma bateria e/ou alimentar um motor elétrico. A Toyota é uma das mais conhecidas por desenvolver essa tecnologia, principalmente com o Mirai.

Agora, porém, a montadora japonesa quer utilizar o combustível de uma forma mais convencional. Eles pegaram GR Yaris, versão esportiva do hatchback, e adaptaram o seu motor 1.6 turbo de três cilindros para queimar hidrogênio em vez de gasolina.

Toyota GR Yaris lateral
O motor de três cilindros do GR Yaris convencional teve seu suprimento de combustível e sistema de injeção modificado para queimar hidrogênio ao invés de gasolina (Divulgação/Toyota)

O protótipo recebeu o nome de GR Yaris H2 e, segundo a Toyota, une o útil ao agradável. A marca afirma que a combustão do hidrogênio tem “quase nenhuma emissão de CO2” e, devido a sua taxa de queima mais rápida que a da gasolina, garante uma “boa responsividade”. Além de manter todas as características clássicas que fazem os olhos dos mais puristas brilharem, como o ronco do motor.

Toyota GR Yaris traseira
(Divulgação/Toyota)

“A combustão de hidrogênio tem o potencial adicional de transmitir uma experiência divertida de dirigir com as sensações acústicas e sensoriais que caracterizam os motores de combustão interna.”, explica a Toyota.

Toyota GR Yaris de cima
(Divulgação/Toyota)

Antes mesmo de chegar ao GR Yaris, o motor já vem sendo testado desde maio no circuito automobilístico japonês. A Rookie Team, um braço da Toyota Gazoo Racing, aceitou o desafio de competir com um Corolla Sport experimental movido a hidrogênio, na série de corridas de resistência Super Taikyu.

Continua após a publicidade

Com isso, já podemos ter uma noção que o motor dá conta do serviço. A versão a gasolina do trem-de-força gera no GR Yaris 261 cv e 36,7 kgfm. Resta a saber quanto dessa força e dessa potência sobra quando o motor queima hidrogênio, já que a Toyota não deu números de desempenho, emissão e consumo.

Corolla movido a hidrogenio
Corolla Sport já vem sendo testado desde maio desse ano em corridas de resistência com o mesmo motor do GR Yaris H2 (Divulgação/Toyota)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.