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Cotado para o Brasil, Toyota Raize chega ao México por R$ 86.000

Menor do que um Fiat Pulse, o primeiro SUV compacto da Toyota poderá chegar ao Brasil sob a marca Daihatsu, já com produção nacional

Por Pedro Henrique Oliveira
1 dez 2021, 00h30

Lançado no Japão em 2019, o Toyota Raize começa a se aproximar do Brasil. O menor e mais acessível SUV da marca chega agora ao México, importado da Indonésia, pelo equivalente a R$ 86.000 em sua versão de entrada. O modelo também é cotado para o Brasil, mas, por aqui, poderá chegar com algumas diferenças relevantes – o que só deve acontecer por volta de 2025.

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O Raize foi desenvolvido pela subsidiária da Toyota, a Daihatsu, que também é responsável por suas vendas no mercado japonês – onde ele adota o batismo de Rocky. Mais do que Japão e México, o SUV será vendido em mais de 50 países, segundo anúncio da empresa durante o lançamento do modelo. E isso inclui a América do Sul.

Toyota Raize azul visto 3/4 de trás
O modelo estreou no Japão em 2019, produzido pele Daihatsu (Divulgação/Toyota)

 

No México, o Raize é sempre equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros que entrega 98 cv de potência e 14,24 kgfm de torque. O câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automático CVT. Entre os equipamentos estarão itens como seis airbags, controle de estabilidade, rodas de 17 polegadas, câmera de ré e central multimídia com tela de 8 polegadas.

Toyota Raize
Interior do Raize é moderno e sem extravagâncias (Divulgação/Toyota)

A aparência do modelo remete às antigas gerações do “irmão” maior, RAV4, por seu formato mais quadrado. São 3,99 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,62 m de altura, e 2,52 m de entre-eixos. Assim, o Raize é menor do que um Fiat Pulse em comprimento, largura e entre-eixos, mas maior na altura.

Retorno da Daihatsu?

O Raize não apenas marcará a estreia da Toyota no segmento dos SUVs compactos, como também poderá ser responsável pelo retorno da Daihatsu ao Brasil. Apesar de já estar registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), o modelo poderia chegar por aqui só em 2025, mas já com produção nacional, em Sorocaba (SP), dando fim à linha Yaris. A previsão inicial era de que isso acontecesse em 2021.

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Daihatsu Rocky
Daihatsu Rocky tem algumas alterações visuais além dos logotipos, com grade e para-choques (Daihatsu/Divulgação)

A especulação, porém, conflita com declarações do então CEO da Toyota para a América latina em 2017. Durante o Salão de Tóquio daquele ano, Steve St. Angelo afirmou que, “se qualquer Daihatsu for para o Brasil, será com a marca Toyota”. Com a mudança de gestão os planos podem ter mudado.

O Rocky (ou Raize) brasileiro poderá competir com os SUVs compactos de entrada, como Fiat Pulse, Volkswagen Nivus e Caoa Chery Tiggo 3X.

Para isso, ainda segundo as informações da publicação, o modelo seria equipado com motor 1.5 aspirado nas versões mais baratas e com o já conhecido conjunto híbrido nas mais caras. O conjunto seria o mesmo de Corolla e Corolla Cross, formado pelo motor 1.8 flex e outro elétrico.

Daihatsu Rocky
Não se engane com o formato quadrado: o Rocky é menor do que um Fiat Pulse (Daihatsu/Divulgação)

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