Strada, 208, Versa: carros que não veremos tão cedo por causa da Covid-19
Apresentações de carros inéditos, lançamentos e test-drives foram adiados no munto inteiro, inclusive no Brasil
Fábricas pararam, concessionárias fecharam, consumidores se esconderam.
Mas a Covid-19 não impactou apenas a produção de automóveis. Por reação em cadeia, novos carros que estavam previstos para chegar às lojas nos próximos meses também foram afetados pelo vírus. E não apenas no Brasil.
A Chevrolet conseguiu lançar a nova geração do Tracker a tempo. Com o carro nas concessionárias, a fabricante cancelou o evento presencial para evitar aglomeração e transmitiu sua apresentação pela internet.
A nova geração da Fiat Strada seria outra grande novidade do semestre. Seria. O lançamento que aconteceria no próximo dia 6 de abril foi adiado, mas não há previsão de nova data.
Todas as três fábricas da FCA estão com a produção interrompida desde a última segunda-feira (30) até, pelo menos, 24 de abril. E, no caso da picapinha a distribuição não havia começado e nem mesmo os concessionários passaram por treinamento – o que também foi adiado.
Já o Audi e-Tron entrou em pré-venda em novembro por R$ 459.990, com as primeiras entregas programadas para maio. Mas o evento de lançamento, que aconteceria em 19 de março, agora será via streaming em 14 de abril.
Quem também está revendo sua estratégia é a Peugeot, que previa para o final de maio o início das ações de lançamento da nova geração do 208. O compacto passará a ser importado da Argentina, que não produz nenhum automóvel desde 21 de março devido à quarentena obrigatória no país.
Na Volkswagen, porém, tudo segue como antes. O Nivus, SUV compacto com jeito de cupê derivado do Polo, será lançado ainda no primeiro semestre deste ano, garante a fabricante. As fábricas da VW no Brasil estarão paradas, pelo menos, até 30 de abril.
A Nissan também tinha lançamentos previstos para o primeiro semestre. A nova geração do Versa (importada do México) tem lançamento previsto para junho, quando a geração atual (fabricada em Resende) passaria a ser chamada V-Drive. A produção dos dois modelos está paralisada no momento.
Oficialmente, a fabricante diz estar avaliando a situação e que não definiu mudanças no calendário. Contudo, fontes do mercado dão como certo que o lançamento ficará para o segundo semestre.
A Ford, por sua vez, lançou virtualmente a nova Ranger Storm. Sua próxima novidade é o Territory, um SUV médio que importado da China com lançamento previsto para o meio do ano. E a fabricante diz que todo o planejamento segue sem mudanças.
A quarentena e o impacto no caixa das empresas proporcionado por este período de economia paralisada tende a impactar o lançamento de novos produtos mais adiante.
Fontes ligadas a alguns fabricantes falam em suspensão (ainda que temporária) de alguns projetos em curso, de atualizações e reestilizações em especial. E isso tende a provocar adiamentos dos planos originais.
Carros que não vimos – e continuaremos sem ver
O Salão de Nova York abriria as portas no dia 19 de abril. Dois dias antes aconteceria a apresentação da nova geração do Ford Bronco, que acontecerá em outro momento.
A apresentação do novo Hyundai Elantra segue marcada para o mesmo dia, 17 de abril. Mas em vez de ser presencial, será virtual. Já o Salão de Nova York acontecerá apenas em agosto.
Quem também não deu as caras foi a nova geração do Nissan Kicks, que teria sido apresentada na Tailândia em 19 de março. Mas o país asiático já estava de quarentena. Ficou para depois.
Eventos de test-drive para a imprensa também foram adiados. Na Europa, apenas uma parte dos veículos teve contato com os novos VW T-Roc cabrio, Audi A3, Land Rover Discovery e Mercedes-Benz GLA, antes dos eventos serem suspensos.
Outros nem começaram, caso das prévias com os novos Ford Kuga Hybrid, Audi e-Tron Coupé e Seat Leon. Já nos Estados Unidos, o primeiro contato com os novos Chevrolet TrailBlazer (um SUV médio que nada tem a ver com nosso SUV grande) e Porsche 911 Turbo S ficaram para depois.