Segredo: Renault terá novo SUV compacto menor que Duster contra VW e Fiat
Renault prepara SUV de entrada inédito no Brasil e ainda luta pela aprovação da matriz
![CMF-B-RENAULT_FUNDOS-(1) Se aprovado, o Projeto HJF deverá ganhar as ruas após 2023](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/10/CMF-B-RENAULT_FUNDOS-1-e1602260914642.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Kwid, Stepway, Duster e Captur. A Renault tem a maior linha de aventureiros e SUVs compactos, mas quer aumentar a prole nos próximos anos.
Além do esforço para a nacionalização das novas gerações de Sandero, Logan e Stepway, que ficarão mais refinados, a fabricante francesa terá um inédito SUV de pequeno porte entre Stepway e Duster.
Será o quarto modelo nacional derivado da plataforma CMF-B, estreada pelo Clio europeu há alguns anos e que estreará no Brasil em 2022 com Sandero e Logan. Exclusivo para o Brasil, é conhecido internamente como Projeto HJF.
“Enquanto o Stepway é um Sandero com a parte de ligação (suspensão, especialmente) com o solo diferente, o HJF terá carroceria e estilo diferentes”, esclarece uma fonte. Essa carroceria, claro, também será menor que a de Duster e Captur, que sempre se destacaram pelo tamanho no segmento.
![Projeção Renault Sandero Stepway XJF 2022 Projeção antecipa o visual que será adotado no Brasil pela nova geração do Stepway](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Proje%C3%A7%C3%A3o-Renault-Sandero-Stepway-XJF-2022-e1602259366470.jpg?quality=70&strip=info&w=650)
Há quem diga, inclusive, que sua pegada estará mais para um crossover. A intenção da Renault é clara: preparar uma resposta para o SUV do Argo, que será lançado em 2021, e para o possível novo SUV de entrada da VW.
Assim como os novos Sandero e Logan, o Renault HJF ainda depende de aprovação da matriz, na França. Mesmo assim o seu desenvolvimento segue ativo e, se aprovado, seu lançamento ficaria para depois de 2023 já com o novo motor 1.0 turbo flex e câmbio automático CVT.
- Leia também – Novo SUV da Fiat, Progetto 363 terá motor 1.0 turbo mais potente do Brasil.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.
![capa_738_insta <span class="hidden">-</span>](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/10/capa_738_insta.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)