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Segredo: novo VW Golf estreia em 2019, diz revista

Projetado para receber a tecnologia parcialmente híbrida, hatch terá design mais esportivo e interior quase sem botões

Por Vitor Matsubara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 ago 2017, 22h49
VW Golf MK8 1
O Golf Mk8 não terá mudanças expressivas no design (Auto Express/Internet)

A oitava geração do Volkswagen Golf já teria data para estrear. Segundo informações da revista Auto Express, o hatchback será apresentado durante o Salão de Frankfurt de 2019, tradicionalmente realizado a cada dois anos no mês de setembro.

A data de estreia, inclusive, deve coincidir com o início da produção do I.D hatchback, revelado ao mundo no Salão de Frankfurt de 2016. O modelo vai inaugurar uma inédita linha de carros sustentáveis, que terá mais quatro veículos movidos a eletricidade até 2025.

Mesmo assim, o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, disse que o Golf seguirá sendo um dos principais modelos da gama.

VW Golf Mk8 2
Lanternas ficarão mais esguias; nome “Golf” ficará logo abaixo do símbolo da VW (Auto Express/Internet)

“O Golf é nossa prioridade porque sua próxima geração será nosso principal produto. Nossa estratégia de comunicação (assim como o de toda a imprensa e o público em geral) está focada nos carros elétricos porque acreditamos no futuro deste tipo de propulsão.

Mas tenho convicção de que o Golf seguirá como um dos nossos principais produtos”, declarou.

Volkswagen ID
Ainda na forma conceitual, hatch I.D foi revelado no Salão de Paris de 2016 (divulgação/Quatro Rodas)

“A próxima geração do Golf – que está em fase avançada de desenvolvimento – será um carro versátil. Nosso slogan (“Das Auto”, ou “O Carro”) seguirá fazendo sentido porque ele vai entregar muito conteúdo para um compacto de cinco lugares”.

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Uma versão atualizada da atual plataforma MQB servirá de base para a oitava geração do Golf, que deve ser 70 quilos mais leve do que o carro atual devido ao maior uso de materiais leves.

Plataforma VW
Plataforma MQB: uma estrutura, várias medidas (Divulgação/Volkswagen)

Não haverá mudanças drásticas no design exterior: a dianteira ganhará linhas mais esguias, um capô mais baixo e faróis mais afilados. Atrás, o Golf terá “ombros” mais pronunciados e o nome do veículo será fixado logo abaixo do logotipo da Volkswagen, seguindo o padrão estético do sedã Arteon.

Capô tem vincos e amplitude, invadindo o topo da grade
Sucessor do CC, o Arteon aposta no design moderno (Volkswagen/Divulgação)

As alterações mais contundentes serão realizadas no interior. De acordo com a Auto Express, a maioria dos botões físicos será substituída por telas sensíveis ao toque – sendo que a maior delas agrupará grande parte das funções.

Novidade na última reestilização do Golf (prevista para chegar ao Brasil ainda em 2017), o painel digital permanecerá no novo modelo, uma vez que já equipa até modelos de segmentos inferiores, como o novo VW Polo.

O quadro de instrumentos não tem relógios analógicos: é uma tela configurável de 12,3 polegadas
A tela configurável de 12,3 polegadas substituiu o painel convencional na última reestilização do Golf (Divulgação/Quatro Rodas)

Além das tradicionais opções de motorização a gasolina (como a recém-lançada 1.5 TSI) e a diesel, o novo Golf será o primeiro modelo VW dotado de tecnologia parcialmente híbrida, graças à adoção de um sistema elétrico de 48 volts. Esta categoria é atribuída a todo híbrido cujo motor elétrico não impulsiona totalmente o veículo.

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Novo motor 1.5 TSI
Novo motor 1.5 TSI Evo tem várias tecnologias que chegarão a motores menores (Divulgação/Volkswagen)

Assim, o motor a combustão ainda é responsável por mover o carro. Resta ao motor elétrico uma função auxiliar, poupando combustível quando o veículo está totalmente parado, freando ou movendo-se sem o auxílio do acelerador.

São grandes as chances de a tecnologia parcialmente híbrida ser estendida a segmentos inferiores no futuro, servindo como uma alternativa rápida e viável aos motores 100% a diesel, alvos recentes da fraude nos testes de emissões de poluentes batizada de “dieselgate”.

Já as versões esportivas ( Golf GTI e Golf R) ganharão ainda mais potência, saltando para 250 cv e 350 cv, respectivamente. Hoje, estas configurações entregam 220 cv e 310 cv. A versão híbrida do tipo plug-in GTE seguirá em linha, ao contrário da configuração elétrica e-Golf, que será aposentada pela família I.D.

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Volkswagen Golf GTE
Filete azul na dianteira e luzes de leds sob os faróis: a cara do GTE (Divulgação/Volkswagen)

De todo jeito, ainda não se sabe quando (e se) a oitava geração do Golf será vendida no mercado brasileiro. Tudo porque, recentemente, o presidente da VW, David Powels, afirmou que a marca pode interromper a produção do Golf no Brasil caso as vendas do modelo permaneçam baixas.

 

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