Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Volkswagen apresenta o I.D., seu futuro “Fusca”

Com produção confirmada para 2020, compacto estreia nova plataforma modular para elétricos

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 9 nov 2016, 15h05 - Publicado em 28 set 2016, 18h07
VW-ID-Concept-2

A grande atração da Volkswagen para o Salão de Paris é um protótipo de carro elétrico, o Volkswagen I.D. Poderia ser apenas mais um carro-conceito elétrico, não fosse por recentes declarações da Volks: a fabricante afirmou que ele tem potencial para ser mais revolucionário que o Fusca foi em seu lançamento. 

LEIA MAIS:

>> Próximo VW Gol já roda em testes no Brasil

>> Nissan mostra sistema inovador que usa etanol para gerar eletricidade

>> Rolls-Royce adianta seu futuro com conceito autônomo

VW-ID-Concept
Continua após a publicidade

Tanta expectativa tem uma explicação: a base do projeto é a nova plataforma modular para carros elétricos, a MEB (Modular Electric Drive). A versão de produção tem lançamento marcado para 2020. No protótipo, o motor elétrico gera 170 cv e a autonomia fica entre 400 e 600 km, dependendo do modo de condução. 

VW-ID-Concept-5

O design é futurista, com detalhes que remetem ao Up, como a tampa do porta-malas preta. O fato de ser elétrico permite abrir mão da grade dianteira e das tomadas de ar, que não teriam função no veículo. Diversos detalhes possuem a cor azul, inclusive os pneus. As rodas são desenhadas para melhorar a aerodinâmica. Também não há retrovisores, substituídos por câmera.

VW-ID-Concept-6

Outra vantagem da plataforma elétrica é que o espaço reservado para o motor é muito reduzido, liberando espaço para os passageiros, e permitindo maior flexibilidade no arranjo das baterias.

Com porte semelhante ao de um Golf mas com linhas de monovolume, o I.D. tem o mesmo espaço interno de um Passat, de acordo com a Volks. O painel recuado e o volante retrátil tem um motivo: a versão de produção autônoma está nos planos para 2025. 

VW-ID-Concept-4
Continua após a publicidade

Publicidade