“Mulas” da VW revelam nova picape e Golf Variant
Três protótipos com a carroceria da perua foram fotografados recentemente no país

A VW está rodando com sua nova picape intermediária disfarçada de Golf Variant. Leitores já fizeram flagrantes de pelo menos duas unidades, em testes, no estado de São Paulo. Uma era na cor preta e outra, branca.
As “mulas” (um protótipo com carroceria distinta da real, para camuflagem) podem ser identificadas pelo fato de a bitola (largura) dos eixos ser mais curta, deixando um vão maior entre as rodas (também menores que as do Golf) e os para-lamas.
A nova picape, intermediária entre a Saveiro e a Amarok, será o quarto modelo a chegar ao mercado brasileiro desenvolvido sobre a plataforma modular MQB A0. O primeiro será o hatch Polo; o segundo, o sedã Virtus e o terceiro, o SUV compacto T-Cross.
Assim como o T-Cross, a picape terá sua estrutura reforçada em relação ao Polo. O motivo para isso é se adaptar a rodagens sob condições mais severas, em terrenos não pavimentados, e também com cargas superiores.
Essa adaptação é o que a fábrica chama internamente de plataforma híbrida. Além disso, suas dimensões devem ser maiores. As VW tem planos de rivalizar com a picape Toro, da Fiat. A princípio, o confronto deve se dar entre as versões flex. A capacidade de carga deve ficar ao redor de 700 kg.

Apesar de algumas fontes afirmarem que a nova picape se chamará Saveiro, parece mais provável que a Saveiro atual seja mantida como modelo compacto, numa combinação semelhante à que a Fiat faz com a dupla Strada/Toro.
Porém, nem toda Variant com placas verdes esconde a futura Saveiro. Neste final de semana, flagramos uma perua vermelha que é um exemplar da nova Golf Variant. A diferença entre essa unidade e as outras está nas mudanças que a Variant incorpora na linha 2018 europeia, após um face-lift.
A perua ganhou novos para-choques, faróis — que, agora, são full led e possuem um friso interno que dá continuidade aos friso cromado da grade dianteira – e lanternas, com novas lentes e leds.
Por dentro, a maior novidade deve se limitar ao painel de instrumentos digital, com tela TFT, igual à incorporada pelo novo Tiguan. Na Europa, ela também ganhou um novo motor 1.5 TSI, em substituição ao 1.4 TSi que já conhecemos por aqui.
Enquanto a nova picape tem previsão de chegada ao mercado no final de 2018, a Golf Variant renovada deve chegar até o final deste ano.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.
Impressa + Digital
Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.
Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.
Comparativo entre os principais modelos do mercado.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)