Impressões ao dirigir: novo Volkswagen Golf 1.5 TSI

Mudança de estilo é tão sutil que a VW nem fala em "novo" Golf. Mas está mais tecnológico e nunca foi tão conectado. E chega ao Brasil ainda este ano

Friso sob a grade agora se liga aos faróis de leds

Friso sob a grade agora se liga aos faróis de leds (Divulgação/Volkswagen)

Para os fabricantes de automóveis, dependendo da conveniência, qualquer retoque nos para-choques pode ser o suficiente para encaixar o adjetivo “novo” à frente do nome do modelo. As leis do marketing (e do bom senso) dizem que tudo o que tem esse rótulo vende mais.

Mas a próxima geração do Golf, que chegou às lojas da Europa em março e que desembarca no Brasil no segundo semestre, poderá contrapor essa regra. A VW evitou tratar do “novo” Golf como uma “nova geração”. Para a empresa, é um “update”.

Faz sentido, já que as atualizações foram discretas na maioria dos seus itens. À primeira vista, o design sinaliza atualizações. Há uma nova opção de motor (na Europa) e um quadro de instrumentos remodelado. No Brasil, permaneceremos com os já conhecidos 1.0 e 1.4 TSI e 1.6 MSI.

Para-choques redesenhados e lanternas de leds de série

Para-choques redesenhados e lanternas de leds de série (Divulgação/Volkswagen)

Historicamente, o Golf sempre teve evoluções conservadoras nas suas mudanças – e não é diferente com o modelo das fotos, a geração 7.1. Começando pela dianteira: agora há uma friso cromado na grade que se liga visualmente aos novos DRLs dentro dos faróis principais.

O radar frontal, antes visível por entre a grade, foi escondido atrás do emblema da VW. Na parte traseira, as lanternas são de led em todas as versões.

Por dentro, as mudanças são mais nítidas. A começar pelo quadro de instrumentos, todo digital. A adoção da tela de TFT permite várias possibilidades de configuração – dá para visualizar informações técnicas do carro ou de entretenimento.

Com exceção das telas digitais, está tudo igual no interior

Com exceção das telas digitais, está tudo igual no interior (Divulgação/Quatro Rodas)

Por padrão, essa tela de 12,3 polegadas exibe o velocímetro e o conta-giros, mas pode alternar para a agenda de contatos do dono, álbuns de músicas e até os perfis de rodagem selecionados pelo motorista.

Entre cinco opções (Clássico, Consumo e Autonomia, Eficiência, Performance e Assistência à Condução e Navega­ção), o motorista pode selecionar as configurações que favorecem a economia de combustível ou a esportividade.

O quadro de instrumentos não tem relógios analógicos: é uma tela configurável de 12,3 polegadas

O quadro de instrumentos não tem relógios analógicos: é uma tela configurável de 12,3 polegadas (Divulgação/Quatro Rodas)

As mãos também falam

No centro do painel, o destaque vai para o monitor touch chamado de Matriz Modular de Infoentretenimento, com três medidas (6,5, 8,0 e 9,2 polegadas).

A maior versão, batizada de Discover Pro (foto à direita), aceita controles por gestos – o Golf é o pioneiro no segmento – e conta com um menu inicial configurável, no qual o usuário pode especificar as suas funções/informações preferidas.

A central multimídia Discover Pro (9,2 polegadas) responde a gestos das mãos

A central multimídia Discover Pro (9,2 polegadas) responde a gestos das mãos (Volkswagen/Divulgação)

Se por um lado o aspecto do painel ganhou em modernidade, por outro desagrada o fato de as impressões digitais ficarem bem visíveis mesmo com pouco uso.Mas os grafismos modernos, a complexidade de dados e a possibilidade de realizar comandos por gestos coloca a central do Golf em um patamar superior.

Em alguns mercados, a linha Golf é bem ampla (hatch de três ou cinco portas, Variant, Alltrack e Sportsvan), sem contar o Cabrio, já descontinuado. E os europeus também passarão a conviver com o Golf 1.0 TSI de três cilindros, com variantes de 85 e 110 cv – porém, ambos com turbo e com injeção direta a gasolina.

(Volkswagen/Quatro Rodas)

Ainda incerto para o mercado brasileiro, o novo 1.5 turbo a gasolina de 150 cv substitui o 1.4 na Europa e ganha desativação de cilindros, combinado ao câmbio automatizado DSG de sete marchas, com duas embreagens a óleo.

O novo motor tem potência e torque idênticos ao anterior, mas é mais elástico e eficiente, com menor consumo. A Volks também prepara por lá o 1.5 Bluemotion, de 130 cv, previsto para o segundo semestre.

Terá motor com taxa de compressão mais alta e ciclo de funcionamento Miller (não Otto), dotado de turbo de geometria variável. Segundo a marca, essa versão poderá rodar 21,7 km com apenas 1 litro de gasolina.

Assim como as gerações anteriores, o Golf 7.1 preserva o louvável equilíbrio entre estabilidade e conforto, com direção precisa e comunicativa e elevado nível de qualidade de construção – uma referência no segmento dos hatches médios.

(Volkswagen/Divulgação)

O VW Golf tem tradição em disponibilizar equipamentos e tecnologias de segurança pouco comuns na sua classe. A nova linha do hatch médio estreia a direção semiautônoma em situações específicas, como o congestionamento de tráfego a até 60 km/h.

Sem a intervenção do motorista, o carro mantém-se na faixa, acelera e freia sozinho, acompanhando o trânsito. Há também um monitor de pedestres capaz de frear o veículo se o sistema não identificar ação do condutor. Porém, a disponibilidade desses recursos não está confirmada para o Brasil.

(Volkswagen/Divulgação)

Veredicto

As qualidades do Golf têm sido preservadas ao longo de algumas décadas. O hatch evolui a cada geração e está em dia com as últimas tendências tecnológicas.

Ficha Técnica: VW Golf 1.5 TSI

  • Motor: gas., diant., transv., 4 cil. em linha, 1.498 cm3, 12V, 74,5 x 85,9 mm, 10,5:1, 150 cv a 5.000-6.000 rpm, 25,5 mkgf a 1.500-3.500 rpm
  • Transmissão: manual, 6 marchas (DSG de 7 marchas, opcional), tração dianteira
  • Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: 205/55 R16
  • Dimensões: compr., 425,8 cm; largura, 179 cm; altura, 149,2 cm; entre-eixos, 262 cm; peso, 1.067 kg; tanque, 50 l; porta-malas, 380 l
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 8,3 s, vel. máx., 216 km/h
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  1. Diego Ferreira De Souza

    Simplesmente lindo mas eu prefiro a perua.

  2. Note Empresa

    pena que custa muito!

    Brasil, é um paraíso para montadoras de carros
    Golf tsi
    $ 19.635 vw florida

  3. eduardo Pinheiro

    É uma pena que o segmento dos hachts esteja tão em baixa no Brasil…. adoraria ver esse novo golf (inclusive o ‘R’), o novo 308, o novo i30, o novo Stilo, Megane RS… enfim, todas essas máquinas aqui no nosso país, afinal a Argentina já tem todos eles!!! Qual será o motivo? Tradicionalismo do nosso consumidor???