Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como uma mesma plataforma pode variar de tamanho?

.

Por Redação
Atualizado em 30 abr 2021, 16h55 - Publicado em 27 jan 2016, 18h44

Plataforma VW

Como veículos que usam a mesma plataforma podem variar tanto no tamanho? – Arthur Mascarenhas Meque, São Bernardo do campo (SP)

A plataforma de um automóvel não é uma solução engessada, imutável, como já foi no passado. Hoje, até a distância entre-eixos pode ser diferente em dois modelos que compartilham a mesma estrutura. A definição atual de plataforma muitas vezes não se limita apenas ao chassi monobloco. Trata-se de um conjunto de soluções mecânicas que envolvem também os pontos de fixação de vários outros conjuntos mecânicos, como powertrain (motor e câmbio), suspensões ou freios.

Um bom exemplo disso é a plataforma modular MQB (Modularer Querbaukasten, ou matriz transversal modular), do Grupo Volkswagen. Em cima dela, são produzidos dez modelos diferentes, que vão do Audi TT (4,16 metros de comprimento) ao VW CC (4,90 metros). No entanto, apesar de o entre-eixos ser alterável, há algumas medidas que não mudam, como a distância entre o eixo dianteiro e a ancoragem dos pedais. Essa variabilidade da plataforma permite uma grande redução de custos na escala de produção de uma linha de veículos, já que eles poderão compartilhar entre si vários componentes mecânicos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.