Segredo: com apelido “novo Gol”, SUV popular da VW estará no Salão de SP

Projeto VW246, ou A0 SUV, ou ainda Polo SUV, será um compacto menor que o Polo, mas altinho e com altura do solo elevada para agradar os brasileiros

 (Reprodução/Volkswagen)

O projeto A0 SUV da Volkswagen, previsto para ser lançado em 2022 como um modelo de apelo popular para substituir Gol, Up! e Fox de uma só vez, conforme revelado exclusivamente por QUATRO RODAS, continua a ser desenvolvido a todo vapor.

Nossa reportagem já noticiou que o modelo usará base MQB menor e mais simples que a do Polo, derivada de um projeto indiano da Skoda, que terá frente inspirada no novo Golf e que usará motorização 1.0 turbo flex (em variante 170 ou 200 TSI).

Agora vieram mais informações.

A primeira: embora tenha sido conhecido inicialmente como Polo SUV ou A0 SUV, o compacto recebeu a codificação interna de projeto VW246, e já tem peças sendo confeccionadas para dar início à fase de testes de rodagem com mulas e protótipos.

Devido ao estágio adiantado de desenvolvimento, QUATRO RODAS aposta que o lançamento deve ocorrer no primeiro semestre de 2022. A produção ocorrerá em Taubaté (SP).

Os 10 carros blindados mais baratos no Brasil Misterioso compacto com características de SUV deve provocar sorrisos nos fãs do extinto CrossFox

Misterioso compacto com características de SUV deve provocar sorrisos nos fãs do extinto CrossFox (Acervo/Quatro Rodas)

O mais curioso é que, entre o time de engenharia, o projeto já vem sendo apelidado de “novo Gol”.

Só que aqui vale uma importante ressalva: isso não significa que o nome do carro será Gol. Quando o atual Polo vinha sendo desenvolvido, ele também era conhecido internamente como “novo Gol”, embora tenha sido concebido para ser, globalmente, o novo Polo.

Outra surpresa é que a fabricante está preparando uma versão conceito para antecipar o porte e os traços do “SUV popular” no Salão do Automóvel de São Paulo 2020, a ser realizado em novembro.

Segundo nossas fontes, o VW246 (ou A0 SUV, ou Polo SUV, ou “novo Gol”, como preferir) será mesmo um modelo de dimensões bem compactas, com comprimento na casa (ou abaixo) de 4 metros e entre-eixos inferior aos 2,56 metros do Polo.

Entretanto, seu perfil estaria mais para o de um hatch com carroceria altinha e elevado vão livre do solo, aos moldes do extinto CrossFox ou, em tempos mais atuais, de um Fiat Argo Trekking ou Renault Kwid.

No Salão de Frankfurt do ano passado, o presidente da VW na América Latina, Pablo di Si, deixou escapar que o A0 SUV é o segundo de três projetos criados no Brasil que devem ser levados também à Europa.

O primeiro é o SUV cupê Nivus e o terceiro seria a (ainda não confirmada) picape Tarok.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s