Retrospectiva: veja os caminhões que roubaram a cena em 2019
QUATRO RODAS listou as principais reportagens sobre os pesos pesados que se destacaram no ano
2019 foi um ano cheio de novidades e até mesmo o segmento dos veículos pesados teve lançamentos interessantes que, não raro, roubaram a cena com tecnologias de ponta e inéditas inclusive entre os automóveis importados de luxo.
Ano passado, teve caminhão com câmeras no lugar dos retrovisores, caminhão elétrico e gigantes que aguentam toneladas e toneladas de carga. E a lista de boas surpresas deve crescer ainda mais em 2020.
No Brasil, a frota de caminhões já ultrapassa os 2 milhões de veículos, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação.
QUATRO RODAS listou as principais notícias de 2019 nesse o universo. Confira:
1- Volkswagen Delivery Express, um caminhão disfarçado de picape
QUATRO RODAS testou o novo VW Delivery Express. O caminhão custa o mesmo que uma VW Amarok 2.0 SE (R$ 141.000) e pode ser dirigido por qualquer motorista que detenha uma CNH do tipo B (a mesma necessária para conduzir veículos leves).
Isso porque o Delivery tem um peso bruto homologado de 3.500 kg, justamente o limite colocado pela legislação para os automóveis dirigidos pelos habilitados do tipo B.
A versão de entrada, Trend, é equipada, de série, com ABS, airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica, piloto automático, leds diurnos, faróis de neblina e retrovisores elétricos.
O motor é um 2.8 quatro cilindros turbodiesel Cummins ISF, com 150 cavalos de potência e 36,7 mkgf de torque. O câmbio é manual de 6 marchas da Eaton.
2- Primeiro veículo elétrico da VW feito no Brasil é um caminhão de cerveja
QUATRO RODAS testou o VW E-Delivery, primeiro veículo elétrico desenvolvido pela marca no Brasil.
Um protótipo já roda entregando bebidas por alguns bairros de São Paulo (SP), mas deve chegar ao mercado somente no final deste ano, na faixa dos R$ 150.000
O E-Delivery é equipado com motor síncrono de ímãs permanentes de 244,7 cv e 219,2 mkgf (muito mais que seu equivalente a diesel, de 175 cv e 61,2 mkgf, que equipa o Delivery na versão 13.180), acoplado a uma transmissão com uma marcha à frente e a ré.
Segundo a VW, a capacidade de carga é de 7,5 toneladas e o peso bruto total (carga+veículo+implemento) é de 14,3 toneladas.
3- Impressões: como é andar num caminhão de R$ 700.000 que não tem retrovisor
Colocamos na pista o novo (e luxuoso) peso pesado da Mercedes-Benz.
O Actros troca os retrovisores convencionais por câmeras que transmitem a visão da pista para o motorista por meio de telas colocadas na parte interna da cabine.
O caminhão ainda conta com Assistente de Frenagem Ativo, capaz de identificar outros veículos e pedestres à frente e frear automaticamente.
O novo Actros chega ao mercado em cinco versões, dependendo da motorização e da tração. O motor OM 460 oferece três faixas de potência (450, 480 e 510 cv) e a tração pode ser do tipo 4×2, 6×2 e 6×4.
O preço chega a R$ 715.000 na versão topo de linha.
4- Impressões: domamos o caminhão de R$ 1 milhão que puxa até 500 toneladas
O mais forte deles. Fomos até o interior de São Paulo para dirigir o Mercedes-Benz Actros 4160 SLT, caminhão que é capaz de carregar até 500 toneladas de carga, sendo o modelo com maior capacidade máxima de tração (CMT) à venda no Brasil.
O veículo, desenvolvido para carregar cargas indivisíveis, é equipado com um motor V8 16.0, diesel, que rende 598 cv de potência a 1.800 rpm e 285,6 mkgf de torque a 1.080 rpm. Na transmissão, a tração é integral 8×8 e o câmbio é automatizado de 16 marchas.
O preço? R$ 1 milhão na configuração básica.
5- Impressões: este caminhão de mineração aguenta tanto peso que é “ilegal”
Em configuração voltada para a mineração, o Volkswagen Constellation 32.360 tem uma capacidade de peso limitada em 18 toneladas em vias públicas.
Entretanto, dentro de propriedades privadas onde não há vias públicas o VW carrega até o dobro do limite imposto pela legislação.
O motor é um Cummins em linha de 6 cilindros, com 360 cv de potência. O torque chega a 169,3 mkgf entre 1.200 e 1400 rpm.
6- Supercaminhão elétrico leva 65 toneladas e gera sozinho sua energia
Outro gigante da mineração. A empresa suíça eMining desenvolveu o eDumper, considerado o maior veículo elétrico do mundo.
O gigante é capaz de carregar até 65 toneladas e mede 9,11 m de comprimento, 4,26 m de altura e 4,26 m de largura. O conjunto de baterias tem capacidade de 600 kWh e gera 800 cv de potência e 968,7 mkgf de torque.
7- Supercaminhão canavieiro da VW tem força para carregar 40 Renault Kwid
A Volkswagen apresentou em maio de 2019 na Agrishow, exposição agropecuária em Ribeirão Preto (SP), o protótipo Constellation 31.280, antecipando um enorme caminhão canavieiro capaz de transportar 32 toneladas de carga útil.
O modelo é equipado com o motor MAN D08 seis-cilindros turbo diesel de 6,9 litros, com 277 cv de potência e 107,1 mkgf de torque. Ele vem acoplado a câmbio automático Allison, de seis marchas.
O gigante ainda conta com os suspensões dianteiras tubulares desenvolvidas pela Suspensys, formando 3 metros de bitola.