Supercaminhão canavieiro da VW tem força para carregar 40 Renault Kwid

Com mais de 100 mkgf de torque, protótipo Constellation 31.280 carrega até 32 toneladas de carga mais implemento

Protótipo é estrela da marca na Agrishow 2019

Protótipo é estrela da marca na Agrishow 2019 (Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen apresentou na edição 2019 da Agrishow, feira agrícola realizada em Ribeirão Preto (SP), o protótipo Constellation 31.280, que antecipa um supercaminhão canavieiro capaz de transportar até 32 toneladas de carga útil.

Tal capacidade permitiria levar mais de 40 Renault Kwid Intense de 786 kg cada, além de implemento, e ainda sobrariam mais de 500 kg de lambuja.

Para tanto, o modelo utiliza o motor MAN D08 seis-cilindros turbo diesel de 6,9 litros, com 277 cv de potência e 107,1 mkgf de torque. Ele vem acoplado a câmbio automático Allison, de seis marchas.

Peso bruto total é de 43 toneladas

Peso bruto total é de 43 toneladas (Divulgação/Volkswagen)

Com quatro eixos, sendo 8 toneladas de capacidade nos dianteiros e 13,5 toneladas nos traseiros, o Constellation 31.280 conta com os suspensões dianteiras tubulares desenvolvidas pela Suspensys, formando 3 metros de bitola.

Já o eixo traseiro possui redução de cubo, enquanto o prolongamento lateral do chassi é feito através do acoplamento de uma estrutura rígida.

Implemento exibido no protótipo tem 22,5 mil litros de volume

Implemento exibido no protótipo tem 22,5 mil litros de volume (Divulgação/Volkswagen)

O modelo tem, ainda, direção eletro-hidráulica da Knorr Bremse, assistente de partida em rampas, tração 8×4, pneus Mitas de alta flutuação – aumentam a tração minimizando danos ao solo – e implemento com aplicador de vinhaça de 22,5 mil litros.

Ao todo, são 43 toneladas de peso bruto total.

Por fim, o protótipo traz: grade “quebra mato”; escapamento vertical; pré-filtro agrícola; “peito de aço” para o radiador; protetor de alternador contra palha; protetor térmico das tubulações de freios e chicote elétrico; tomada de força.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s