Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Renault promove volta da Alpine com Vision Concept

Marca de esportivos existiu por 40 anos e deve renascer em 2017

Por Vitor Matsubara Atualizado em 23 nov 2016, 20h35 - Publicado em 17 fev 2016, 14h57
Alpine Vision 4
Cupê foi inspirado no lendário Alpine A-110

Foram anos de planejamento, indefinições e até uma parceria mal-sucedida com a Caterham. Mas a Renault, enfim, conseguiu promover o retorno da Alpine. A marca especializada em modelos esportivos e de competição existiu de 1955 a 1995, e voltará em grande estilo com o Vision Concept – que dará origem a uma versão de produção a ser vendida a partir de 2017 na Europa e no resto do mundo posteriormente.

Alpine Vision 1
Design sem exageros tem até um toque de nostalgia

Com apresentação global prevista para o Salão de Genebra, em março deste ano, o projeto segue a receita clássica dos esportivos europeus: motor central-traseiro, dois lugares e baixo peso (em torno de apenas 1.000 quilos). O design é nitidamente inspirado no conceito Celebration, com algumas referências a elementos do clássico A110 Berlinette – bastante parecido com o A108, que teve até uma versão brasileira, o Willys Interlagos. Por dentro, o ar é futurista, com visual minimalista e poucos botões.

Alpine Vision 5
Interior tem poucos botões, mas que são fáceis de operar para não distrair o motorista

Embora faça mistério sobre a motorização do Vision Concept, a imprensa especializada especula que será o mesmo 1.6 turbo utilizado pelo Clio R.S. Os engenheiros franceses, no entanto, teriam realizado alterações para fazer o motor atingir 200 cv e torque máximo de 24,5 mkgf, possivelmente com transmissão de dupla embreagem e tração traseira. Segundo a Alpine, o veículo será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos.

Alpine Vision 3
Lançamento comercial deve acontecer na Europa em 2017
Continua após a publicidade

Publicidade