Renault limitará a velocidade máxima de todos os carros a partir de 2022
Fabricante francesa usará limitador e até tecnologias autônomas para evitar que seus carros passem de velocidades seguras
A Volvo tomou a iniciativa de limitar a velocidade máxima de seus carros há um ano e agora a Renault anuncia que irá pelo mesmo caminho. Nenhum novo carro da fabricante francesa passará dos 180 km/h a partir de 2022.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Essa limitação de velocidade máxima começará com o lançamento da versão de produção do Renault Mégane eVision, um SUV elétrico que antecipa a nova geração do Mégane. Este modelo ainda terá um limitador automático que interpretará as condições da via para definir a velocidade máxima que o carro poderá alcançar no momento.
A intenção da fabricante seria estender essa limitação de velocidade a todos os Renault e Dacia, motivados pela redução de mortes em acidentes. A acionistas, o CEO da Renault, Luca de Meo, teria afimado que a principal causa de mortes em acidentes é a alta velocidade.
Não há, ainda, definição sobre como a Renault seguirá essa nova abordagem em regiões fora da Europa. Mas aqui no Brasil a limitação técnica dos carros já os torna, pelo ponto de vista da velocidade máxima, mais seguros que os vendidos nA Europa. O único modelo que seria afetado é o Sandero R.S., que tem velocidade máxima declarada de 202 km/h.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.