Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Renault 5 Turbo 3 é hot hatch ‘antigo’ modernizado e com mais de 400 cv

Empresa francesa que construiu o carro afirmou não ter economizado verbas na customização do modelo que conta com um motor de mais de 400 cv

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 28 jul 2021, 13h16 - Publicado em 27 jul 2021, 20h09
Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto 3/4 de frente
Uma empresa francesa apresentou um R5 Turbo totalmente personalizado e tecnológico (Legende Automobiles/Divulgação)

Uma empresa de entusiastas franceses chamada Legende Automobiles divulgou a sua mais nova criação. Trata-se de um Renault 5 Turbo, ou como os franceses preferem chamar, um Renault 5 Turbo 3 totalmente customizado e, principalmente, modernizado. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O R5 Turbo teve produção limitada a 5.000 unidades, distribuídas entre versões I e II,  que foram vendidas entre 1980 e 1986. As alterações feitas pela Legende Automobiles nesse restomod foram tamanhas que tratam ele como uma terceira geração, daí o nome “Turbo 3”. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto 3/4 de trás
Uma das intenções dos franceses era que o modelo fosse reconhecido imediatamente como um R5 Turbo (Legende Automobiles/Divulgação)

Ao idealizar o projeto, o objetivo da empresa era combinar o que havia de melhor nos Renault 5 Turbo 1 e Turbo 2 do e finalizar o modelo com a mais refinada tecnologia utilizada nos carros atualmente.

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de frente
O modelo preserva ao máximo o visual externo do R5 Turbo, mas busca incrementar aspectos tecnológicos no interior (Legende Automobiles/Divulgação)

Dito isso, de acordo com os criadores, o conceito do carro é claro. “Ele teria que ser instantaneamente reconhecido como um R5 Turbo. Ao olhar mais de perto, seria claro que ele teria algo de diferente e personalizado”, explicam. 

Continua após a publicidade

Para colocar o plano em prática, o modelo utiliza um chassi de Renault 5 de três portas, mas conta com suspensão dianteira e traseira duplo A que é característica do R5 Maxi Turbo. Ao chassi se soma uma motorização potente, mas pouco detalhada até agora. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de lado
Por conta do aumento no diâmetro das rodas, o hatch se tornou mais largo (Legende Automobiles/Divulgação)

O Turbo 3 tem um motor turbo de quatro cilindros central capaz de entregar 405 cv, ou seja, muito mais potente quando comparado ao 1.4 de 160 cv do R5 Turbo. Somada a motorização está uma transmissão manual que, de acordo com os idealizadores do projeto, é para “dar total controle ao motorista sobre o motor turbo”. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de trás
A Legende Automobiles não divulgou detalhes profundos sobre a motorização utilizada (Legende Automobiles/Divulgação)

Em relação ao visual, o modelo reaproveitou a carroceria quadradona do hatch original, mas o para-choque não utiliza alumínio ou aço como as unidades do Turbo 1 e Turbo 2, respectivamente. Desta vez, os franceses optaram por fibra de carbono para reduzir o peso do carro. 

Na dianteira, o modelo exibe faróis full led, mas que não retiram o visual retrô do para-choque, que tem entradas de ar e a clássica grade. Os pilares A, como o contorno dos retrovisores, são pintados em laranja e seguem assim até o teto. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto 3/4 de trás
As lanternas, assim como os faróis, são de LED para dar um ar mais atual ao veículo (Legende Automobiles/Divulgação)

Na parte traseira, o aerofólio proeminente tem o mesmo tom de laranja. Além disso, há um par de escapamentos personalizados no difusor e lanternas de led customizadas. Os adesivos laterais trazem o nome “Turbo 3” dado ao modelo. 

Continua após a publicidade
Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de frente
A fibra de carbono foi utilizada no visual dianteiro e traseiro para diminuir o peso do hatch (Legende Automobiles/Divulgação)

Em relação às dimensões, o carro sofreu um aumento significativo na sua largura, até por conta do tamanho das rodas. Na frente, o modelo tem rodas aro 16 e, atrás, aro 17, disponíveis em dois designs.

Interior do Renault 5 Turbo 3 visto do banco da frente
O interior do Turbo 3 recebeu elementos mais tecnológicos, como o quadro de instrumentos totalmente digital (Legende Automobiles/Divulgação)

Ao entrar no Turbo 3 fica um pouco mais complicado perceber seu parentesco com os R5 Turbo originais. No painel, há um quadro de instrumentos retangular totalmente digital e novo volante com visual minimalista. Somam-se ao painel duas saídas de ar com contorno laranja. 

Continua após a publicidade
Bancos da frente do Renault 5 Turbo 3
Por ter foco em desempenho, o modelo tem um gaiola, bancos de corrida e cintos de seis pontos (Legende Automobiles/Divulgação)

O visual interno é finalizado com uma gaiola, bancos de corrida com cintos de seis pontos e câmbio em formato de stick que deixam claro que o modelo customizado busca altas velocidades. 

Por fim, a Legende Automobiles não divulgou quantos R5 Turbo 3 pretende produzir e nem qual será o preço de cada unidade. A empresa deixou claro que, para a construção do exemplar, não pensou no custo final e não economizou.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.