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Renault 5 Turbo 3 é hot hatch ‘antigo’ modernizado e com mais de 400 cv

Empresa francesa que construiu o carro afirmou não ter economizado verbas na customização do modelo que conta com um motor de mais de 400 cv

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 28 jul 2021, 13h16 - Publicado em 27 jul 2021, 20h09
Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto 3/4 de frente
Uma empresa francesa apresentou um R5 Turbo totalmente personalizado e tecnológico Legende Automobiles/Divulgação

Uma empresa de entusiastas franceses chamada Legende Automobiles divulgou a sua mais nova criação. Trata-se de um Renault 5 Turbo, ou como os franceses preferem chamar, um Renault 5 Turbo 3 totalmente customizado e, principalmente, modernizado. 

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O R5 Turbo teve produção limitada a 5.000 unidades, distribuídas entre versões I e II,  que foram vendidas entre 1980 e 1986. As alterações feitas pela Legende Automobiles nesse restomod foram tamanhas que tratam ele como uma terceira geração, daí o nome “Turbo 3”. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto 3/4 de trás
Uma das intenções dos franceses era que o modelo fosse reconhecido imediatamente como um R5 Turbo Legende Automobiles/Divulgação

Ao idealizar o projeto, o objetivo da empresa era combinar o que havia de melhor nos Renault 5 Turbo 1 e Turbo 2 do e finalizar o modelo com a mais refinada tecnologia utilizada nos carros atualmente.

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de frente
O modelo preserva ao máximo o visual externo do R5 Turbo, mas busca incrementar aspectos tecnológicos no interior Legende Automobiles/Divulgação

Dito isso, de acordo com os criadores, o conceito do carro é claro. “Ele teria que ser instantaneamente reconhecido como um R5 Turbo. Ao olhar mais de perto, seria claro que ele teria algo de diferente e personalizado”, explicam. 

Para colocar o plano em prática, o modelo utiliza um chassi de Renault 5 de três portas, mas conta com suspensão dianteira e traseira duplo A que é característica do R5 Maxi Turbo. Ao chassi se soma uma motorização potente, mas pouco detalhada até agora. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de lado
Por conta do aumento no diâmetro das rodas, o hatch se tornou mais largo Legende Automobiles/Divulgação

O Turbo 3 tem um motor turbo de quatro cilindros central capaz de entregar 405 cv, ou seja, muito mais potente quando comparado ao 1.4 de 160 cv do R5 Turbo. Somada a motorização está uma transmissão manual que, de acordo com os idealizadores do projeto, é para “dar total controle ao motorista sobre o motor turbo”. 

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Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de trás
A Legende Automobiles não divulgou detalhes profundos sobre a motorização utilizada Legende Automobiles/Divulgação

Em relação ao visual, o modelo reaproveitou a carroceria quadradona do hatch original, mas o para-choque não utiliza alumínio ou aço como as unidades do Turbo 1 e Turbo 2, respectivamente. Desta vez, os franceses optaram por fibra de carbono para reduzir o peso do carro. 

Na dianteira, o modelo exibe faróis full led, mas que não retiram o visual retrô do para-choque, que tem entradas de ar e a clássica grade. Os pilares A, como o contorno dos retrovisores, são pintados em laranja e seguem assim até o teto. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto 3/4 de trás
As lanternas, assim como os faróis, são de LED para dar um ar mais atual ao veículo Legende Automobiles/Divulgação

Na parte traseira, o aerofólio proeminente tem o mesmo tom de laranja. Além disso, há um par de escapamentos personalizados no difusor e lanternas de led customizadas. Os adesivos laterais trazem o nome “Turbo 3” dado ao modelo. 

Renault 5 Turbo 3 cinza e laranja visto de frente
A fibra de carbono foi utilizada no visual dianteiro e traseiro para diminuir o peso do hatch Legende Automobiles/Divulgação

Em relação às dimensões, o carro sofreu um aumento significativo na sua largura, até por conta do tamanho das rodas. Na frente, o modelo tem rodas aro 16 e, atrás, aro 17, disponíveis em dois designs.

Interior do Renault 5 Turbo 3 visto do banco da frente
O interior do Turbo 3 recebeu elementos mais tecnológicos, como o quadro de instrumentos totalmente digital Legende Automobiles/Divulgação

Ao entrar no Turbo 3 fica um pouco mais complicado perceber seu parentesco com os R5 Turbo originais. No painel, há um quadro de instrumentos retangular totalmente digital e novo volante com visual minimalista. Somam-se ao painel duas saídas de ar com contorno laranja. 

Bancos da frente do Renault 5 Turbo 3
Por ter foco em desempenho, o modelo tem um gaiola, bancos de corrida e cintos de seis pontos Legende Automobiles/Divulgação

O visual interno é finalizado com uma gaiola, bancos de corrida com cintos de seis pontos e câmbio em formato de stick que deixam claro que o modelo customizado busca altas velocidades. 

  • Por fim, a Legende Automobiles não divulgou quantos R5 Turbo 3 pretende produzir e nem qual será o preço de cada unidade. A empresa deixou claro que, para a construção do exemplar, não pensou no custo final e não economizou.

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