Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quais as diferenças entre os tipos de suspensão independente?

Multilink, duplo A e McPherson: o que as diferencia?

Por Bob Sharp
Atualizado em 30 abr 2021, 16h55 - Publicado em 29 jan 2016, 14h06

Correio Técnico - tipos de suspensãoQuais as diferenças entre as suspensões independentes McPherson, duplo A e multilink? – Camilo Tavares, Passos (MG)

A McPherson é a mais simples de todas e dá bons resultados, sendo aplicada desde o carro mais popular aos mais sofisticados, caso do Porsche 911 e de alguns BMW na dianteira.

Patenteada pelo americano Earle Steele McPherson em 1946, ela é formada basicamente por um braço transversal, amortecedor, mola helicoidal e barra estabilizadora. Sua grande vantagem reside na boa distribuição dos esforços, o que permite estruturas mais leves.

A de duplo A (em inglês chamada de double wishbone) é formada por dois braços triangulares superpostos atrelados ao chassi ou subchassi por meio de buchas silenciosas, permitindo que os braços aos quais a roda é atrelada se movimentem verticalmente.

Trata-se uma ótima solução, mas é mais complexa por concentrar mais esforço na estrutura do veículo, que precisa ser muito bem calculada para isso, e contribui para deixá-lo mais pesado.

Continua após a publicidade

A multilink, ou multibraço, é uma evolução do sistema duplo A em que a manga de eixo (peça que sustenta a roda) é ligada à estrutura por vários braços, dando maior liberdade ao projetista para determinar a geometria de suspensão.

Sua vantagem é o controle mais preciso dos movimentos da roda, importante em carros de rua que normalmente têm amplo curso de suspensão. Mas esse maior controle custa mais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.