Renault 5 Turbo 3 é hot hatch ‘antigo’ modernizado e com mais de 400 cv
Empresa francesa que construiu o carro afirmou não ter economizado verbas na customização do modelo que conta com um motor de mais de 400 cv
Uma empresa de entusiastas franceses chamada Legende Automobiles divulgou a sua mais nova criação. Trata-se de um Renault 5 Turbo, ou como os franceses preferem chamar, um Renault 5 Turbo 3 totalmente customizado e, principalmente, modernizado.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
O R5 Turbo teve produção limitada a 5.000 unidades, distribuídas entre versões I e II, que foram vendidas entre 1980 e 1986. As alterações feitas pela Legende Automobiles nesse restomod foram tamanhas que tratam ele como uma terceira geração, daí o nome “Turbo 3”.
Ao idealizar o projeto, o objetivo da empresa era combinar o que havia de melhor nos Renault 5 Turbo 1 e Turbo 2 do e finalizar o modelo com a mais refinada tecnologia utilizada nos carros atualmente.
Dito isso, de acordo com os criadores, o conceito do carro é claro. “Ele teria que ser instantaneamente reconhecido como um R5 Turbo. Ao olhar mais de perto, seria claro que ele teria algo de diferente e personalizado”, explicam.
Para colocar o plano em prática, o modelo utiliza um chassi de Renault 5 de três portas, mas conta com suspensão dianteira e traseira duplo A que é característica do R5 Maxi Turbo. Ao chassi se soma uma motorização potente, mas pouco detalhada até agora.
O Turbo 3 tem um motor turbo de quatro cilindros central capaz de entregar 405 cv, ou seja, muito mais potente quando comparado ao 1.4 de 160 cv do R5 Turbo. Somada a motorização está uma transmissão manual que, de acordo com os idealizadores do projeto, é para “dar total controle ao motorista sobre o motor turbo”.
Em relação ao visual, o modelo reaproveitou a carroceria quadradona do hatch original, mas o para-choque não utiliza alumínio ou aço como as unidades do Turbo 1 e Turbo 2, respectivamente. Desta vez, os franceses optaram por fibra de carbono para reduzir o peso do carro.
Na dianteira, o modelo exibe faróis full led, mas que não retiram o visual retrô do para-choque, que tem entradas de ar e a clássica grade. Os pilares A, como o contorno dos retrovisores, são pintados em laranja e seguem assim até o teto.
Na parte traseira, o aerofólio proeminente tem o mesmo tom de laranja. Além disso, há um par de escapamentos personalizados no difusor e lanternas de led customizadas. Os adesivos laterais trazem o nome “Turbo 3” dado ao modelo.
Em relação às dimensões, o carro sofreu um aumento significativo na sua largura, até por conta do tamanho das rodas. Na frente, o modelo tem rodas aro 16 e, atrás, aro 17, disponíveis em dois designs.
Ao entrar no Turbo 3 fica um pouco mais complicado perceber seu parentesco com os R5 Turbo originais. No painel, há um quadro de instrumentos retangular totalmente digital e novo volante com visual minimalista. Somam-se ao painel duas saídas de ar com contorno laranja.
O visual interno é finalizado com uma gaiola, bancos de corrida com cintos de seis pontos e câmbio em formato de stick que deixam claro que o modelo customizado busca altas velocidades.
Por fim, a Legende Automobiles não divulgou quantos R5 Turbo 3 pretende produzir e nem qual será o preço de cada unidade. A empresa deixou claro que, para a construção do exemplar, não pensou no custo final e não economizou.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital