Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Mini comemorativo de 60 anos custa mais caro que um Porsche Taycan

O modelo clássico personalizado por uma empresa britânica será limitado a 60 unidades

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 1 jun 2021, 10h24 - Publicado em 1 jun 2021, 09h00
Mini Remastered Oselli Edition cinza e vermelho visto 3/4 de frente
A edição comemorativa é em homenagem ao aniversário de 60 anos da criação do modelo David Brown Automotive/Divulgação

Para comemorar os 60 anos do Mini clássico, a David Brown Automotive, empresa especializada em customização, em colaboração com a restauradora britânica Oselli, desenvolveu uma edição especial para o modelo. Limitada a 60 unidades, a série traz o pequeno Mini para os dias atuais com itens mais tecnológicos, sem deixar que ele perca sua essência. E já adiantamos que ele não se rendeu à eletrificação.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A principal questão da edição especial, porém, é que os rumores indicam que o preço de uma unidade desta parceria deve ficar, em média, na casa dos 100.000 euros, valor suficiente para levar três unidades zero quilômetro do Mini John Cooper Works, ou um Porsche Taycan 4S, e ainda sobrar um troco. Mas será que a edição é tão especial para valer o investimento? 

O modelo será oferecido em duas configurações diferentes. O primeiro será com dois lugares e uma gaiola de segurança atrás. Essa configuração deve ter o seu valor próximo a 98.000 euros. A segunda opção terá quatro lugares e o valor deve chegar às 108.000 euros. O vídeo abaixo mostra o lançamento da edição.

O modelo será oferecido em duas configurações diferentes. O primeiro será com dois lugares e uma gaiola de segurança atrás. Essa configuração deve ter o seu valor próximo a 98.000 euros. A segunda opção terá quatro lugares e o valor deve chegar às 108.000 euros. O vídeo abaixo mostra o lançamento da edição.

O motor foi preparado pelos engenheiros da britânica Oselli. Se trata de uma unidade de 1.450 cc de quatro cilindros. Baseado nos utilizados pela British Motor Corporation, o motor é capaz de gerar 126 cv e 15,6 kgfm. 

Motor do Mini Remastered Oselli Edition
O motor do modelo comemorativo foi feito pela Oselli, baseado em um A-series da British Motor Corporation David Brown Automotive/Divulgação

A transmissão é manual com cinco velocidades e permite que o Mini vá de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, segundo a empresa. Em comparação, o Mini Cooper S, que chegou ao Brasil neste ano, leva 6,7 segundos para chegar a 100 km/h. A velocidade máxima é de até 160 km/h no modelo clássico.

Para completar o conjunto mecânico, a versão customizada tem blocante para as rodas dianteiras, suspensão esportiva com amortecedores Bilstein e freios de alto desempenho com pinças dianteiras de quatro pistões da AP Racing. Há um único escapamento esportivo de design exclusivo.

Continua após a publicidade
Grade do Mini Remastered Oselli Edition com número 60
A grade de todas as unidades terá o número 60 pintado, fazendo referência a data comemorativa David Brown Automotive/Divulgação

As rodas de liga leve com 13 polegadas são feitas sob medida e estão disponíveis nas cores grafite ou dourado. O tanque de combustível tem capacidade para 34 litros, com a opção de um compartimento auxiliar para mais 21 litros, caso o cliente queira. 

O visual da edição comemorativa é seu maior atrativo. A grade é de malha preta com o número 60 pintado em branco, em alusão ao seu 60° aniversário, e abriga o logotipo da David Brown Automotive logo acima. Os faróis, diferentemente da versão original, são de LED, assim como as lanternas na traseira. 

Mini Remastered Oselli Edition vermelho e cinza visto de lado
A versão personalizada terá 126 cv e deve ir de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos David Brown Automotive/Divulgação

O comprador poderá escolher entre algumas opções de cores. Primeiro, ele escolherá a cor da carroceria, que podem ser branco Old English ou cinza Carbon. Uma vez escolhida a cor principal, o cliente escolherá pelo tom dos detalhes, como a antena do teto e as faixas laterais, do capô e do teto. Estão disponíveis as cores vermelho Competition, azul Royal e verde Heritage. 

O interior do clássico modernizado continua com as personalizações. Os cintos de segurança são exclusivos, sendo de três pontos para o passageiro e quatro pontos para o motorista. O volante esportivo é feito pela Sabelt e envolto em Alcantara, enquanto os pedais são serrilhados e têm o emblema da empresa gravado. 

Outras partes da cabine, como o teto e o centro do painel das portas, são revestidas de Alcantara. Os bancos são de couro e há costuras vermelhas por todos os lados. Até o porta-malas tem revestimento de couro. 

Porta-malas do Mini Remastered Oselli Edition visto de lado
O porta-malas é revestido com couro e tem trilhos cromados em preto para não desgastar o interior David Brown Automotive/Divulgação

O Mini Oselli Edition também mostra ares de modernidade com uma central multimídia da Pioneer com Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto, sistema de som com quatro alto-falantes, ar-condicionado, direção elétrica, partida do motor por botão, vidros elétricos e travamento/abertura remoto, por controle. 

Se já não bastasse o visual esportivo, a campanha de lançamento do modelo contou com o piloto reserva da equipe Williams de Fórmula 1, o britânico Jack Aitken. 

Jack Aitken pilotando o Mini Remastered Oselli Edition
O piloto reserva da Williams na Fórmula 1, Jack Aitken, foi o escolhido para lançar a edição comemorativa David Brown Automotive/Divulgação

Para o fã que ficou apaixonado pelo modelo, ele pode ser encomendado com o banco do piloto do lado esquerdo ou direito e as entregas serão feitas no começo de 2022. 

Mini Remastered Oselli Edition

  • Motor: 1.450 cc, quatro cilindros, 126 cv e 15,6 kgfm
  • Câmbio: manual com cinco velocidades 
  • Dimensões: comprimento, 305,5 cm; largura, 147 cm; altura, 1330 cm; entre-eixos, 203,5 cm
  • Peso: 1.050 kg
  • Aceleração de 0 a 100 km/h (segundo a empresa): 7,8 segundos
  • Velocidade máxima (segundo a empresa): 160 km/h

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa Maio 2021
A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade