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Quais são os SUVs 2023 mais baratos do Brasil?

Se o Papai Noel não te trouxe um SUV de presente, QUATRO RODAS listou os utilitários mais baratos do Brasil, todos abaixo de R$ 125.000

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 abr 2024, 14h47 - Publicado em 28 dez 2022, 16h59
Compara Pulse
Fiat Pulse e Volkswagen Nivus: rivalidade acirrada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Buscando um SUV barato para começar 2023 de carro novo? Por mais que esta seja a época onde diversas contas chegam, fora os presentes para os familiares, também é o momento de ficar atento aos possíveis descontos em carros 2022/2023 que permaneceram nos estoques das concessionárias.

Com a chegada das primeiras unidades fabricadas no Ano Novo, elas tendem a deixar de ser as preferidas dos compradores.

Para te ajudar nesta missão, listamos os SUVs 2023 mais baratos do Brasil. Dentre as opções, você vai encontrar modelos compactos e de entrada que não passam dos 135.000. Há opções para todos os gostos, de automáticos a manuais, com direito até a algumas menções honrosas que não extrapolam o orçamento.

10° – Fiat Fastback Audace: R$ 131.490

Quais são os SUVs 2023 mais baratos do Brasil?
Faróis full-led usam as luzes diurnas como sinais de direção (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O mais novo da lista, também é o que irá abri-la. O Fiat Fastback roubou o que seria o lugar do Jeep Renegade, que está custando exatamente R$ 1.400 a mais que o rival.

Seu motor, é o mesmo GSE 1.0 turbo do Pulse, que desenvolve 130 cv e 20,4 kgfm e está acoplado a um câmbio CVT que simula sete marchas. Aversão de entrada traz um bom pacote de itens de segurança, com frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, controle de estabilidade e tração e quatro airbags.

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Ele também traz a maior tela para central multimídia, com 8,4”. A conexão com o Android Auto e Apple CarPlay pode ser feita sem fio e há um carregador por indução, além de freio de mão eletrônico com Auto Hold, ar-condicionado automático e digital, borboletas no volante, sensor e câmera de estacionamento traseiros.

9° – Hyundai Creta Comfort 1.0 turbo AT: R$ 124.690

Hyundai Creta Comfort
Creta básico abre a lista dos SUVs mais baratos do Brasil (Divulgação/Hyundai)

O Hyundai Creta é quem abre a nossa lista. O visual pode não agradar a todos, mas a motorização, sim. Ele tem motor 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, e câmbio automático de seis marchas. 

Em questão de consumo e desempenho, o Creta não fica muito atrás de rivais, como o Volkswagen T-Cross. Em nosso comparativo –, que também contou com o Chevrolet Tracker – o Creta com motorização 1.0 fez médias 11,5 na cidade e 14,4 na cidade, enquanto o tempo de 0 a 100 km/h foi de 11,26, exatamente o mesmo do rival.

Hyundai Creta Comfort
(Divulgação/Hyundai)
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Um ponto negativo é a enxuta lista de equipamentos, que traz apenas luzes diurnas em LED, faróis de projetor, controle de estabilidade, câmera de ré e central multimídia de 8’’. Os sensores de estacionamento e ar-condicionado digital só aparecem a partir da versão Limited (R$ 135.990).

8° – Volkswagen Nivus Comfortline 1.0 turbo: R$ 124.100

Volkswagen Nivus cinza de frente

Por apenas R$ 590, o Volkswagen Nivus conseguiu uma posição melhor que o Creta nessa lista. O SUV cupê da Volkswagen traz o motor 200 TSi, um 1.0 turbo que rende até 128 cv e 20,4 kgfm, junto com um câmbio automático de seis marchas. Apesar de um pouco mais potente, ele traz médias de consumo superiores ao do Creta, com 12,6 km/l em regime urbano e 16,2 km/l na estrada.

Volkswagen Nivus Comfortline 200TSI (7)
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outra vantagem é em relação aos equipamentos. O Nivus básico voltou a ter de série a central multimídia Composition Touch de 6,5’’, além de trazer câmera frontal e sistema start-stop para o motor. A segurança também é maior, já que o modelo tem piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma de emergência, que ajudaram a garantir nota máxima no teste de segurança do Latin NCap.

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7° – Chevrolet Tracker 1.0 turbo AT: R$ 119.090

O Chevrolet Tracker é mais um que chama atenção pela segurança. O SUV mais vendido do Brasil também recebeu nota máxima do Latin NCap, apesar do risco de incêndio, que já foi resolvido após o recall convocado pela montadora em abril deste ano.

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Porém, a versão mais básica é bem crua em relação aos equipamentos. O Tracker AT não tem itens de segurança como frenagem autônoma de emergência, apenas controle de estabilidade e tração e controle de cruzeiro. 

Tracker
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Outro detalhe é que pelo preço de R$ 119.090 você terá a central multimídia de 8’’ apenas com Apple CarPlay via cabo. Para ter Android Auto e pareamento Bluetooth é necessário desembolsar mais R$ 2.500 e torcer para ter unidades com o equipamento disponível. 

A versão AT é mais uma com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis velocidades, só que menos potente do que a dos outros já apresentados, rendendo 116 cv e até 16,8 kgfm.

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Por R$ 124.590, exatamente o mesmo preço do Creta Comfort, é possível levar o Tracker LT, que ganha sensor de estacionamento traseira (na versão de entrada há apenas câmera de ré), entrada USB na segunda fileira, rodas de alumínio de 16’’ e 6 alto-falantes.

6° – Volkswagen T-Cross Sense 1.0 turbo AT: R$ 114.850

O T-Cross Sense, assim como o Nivus, traz conjunto mecânico com o motor 1.0 TSi e câmbio automático de seis marchas. 

T-Cross Sense
T-Cross básico é menos equipado do que o Nivus (Divulgação/Volkswagen)

Porém, a versão pé-de-boi do T-Cross carece bastante em termos de equipamento. Faltam itens de conectividade, como a central multimídia e para segurança ele tem apenas controle de estabilidade e tração, e bloqueio eletrônico de diferencial. Por outro lado, ele tem algumas regalias como rebatimento função tilt-down para o retrovisor direito e sistema start-stop, que ajuda no consumo de combustível.

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5° – Nissan Kicks Active 1.6 CVT: R$ 110.990

O Nissan Kicks é o primeiro sem motor turbo na lista. Todas as versões, vem com motor 1.6 de 113 cv e 15,3 kgfm e câmbio automático CVT. A versão Active chegou este ano para aposentar a transmissão manual na linha.

Quais são os SUVs 2023 mais baratos do Brasil?
Nissan Kicks Active (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Assim como o T-Cross, a variante mais básica do Kicks também não é tão bem equipada quanto os modelos citados anteriormente. Ela também não traz central multimídia (que pode ser adicionada por mais R$ 2.000) ou itens de assistência à condução autônoma, sendo equipado apenas com controle de tração e estabilidade, seis airbags e piloto automático.

Mas se o SUV da Nissan te agrada, é possível comprar uma versão acima da Active por quase o mesmo valor do Tracker AT. O Kicks Sense está custando R$ 120.990 e já traz um kit mais interessante, incluindo central multimídia de 7’’, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga-leve de 16’’.

4° – Renault Duster Intense 1.6 MT: R$ 110.790

Se o Kicks foi o primeiro sem motor turbo, o Renault Duster inaugura a série de modelos sem câmbio automático. Seu conjunto traz a transmissão manual de cinco marchas e o motor 1.6 flex de 120 cv e 16,2 kgfm.

Renault Duster Intense
(Divulgação/Renault)

Para compensar a falta de um câmbio automático, a Renault é um pouco mais generosa em relação aos itens, trazendo, pelo menos, central multimídia de 8’’. O Duster básico ainda tem sensor de estacionamento traseiro, mas sem câmera de ré, além de rodas de liga leve de 16’’, controle de estabilidade e tração, piloto automático com limitador de velocidade, assistente de frenagem de emergência, start-stop e o Eco Mode, que ajuda a economizar combustível.

Vale a pena mencionar que a versão Intense com câmbio CVT custa R$ 120.690, mas não há nada extra na lista de equipamentos.

3° – Citroen C4 Cactus Live: R$ 108.990

Abrindo o top 3 SUVs mais baratos do Brasil temos o Citroën C4 Cactus. O conjunto mecânico é um pouco mais interessante do que dos dois modelos anteriores, afinal, traz motor 1.6 com que chega aos mesmos 120 cv do Duster e torque de 16,1 kgfm, mas acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

C4 Live
Citroën C4 Cactus Live (Divulgação/Citroën)

A lista de equipamentos também é semelhante à do Renault. O C4 tem de série central multimídia de 7’’, ar-condicionado digital, e piloto automático com limitador de velocidade. Ao contrário do Duster, ele não tem sensores de estacionamento, mas traz câmera de ré, assim como um quadro de instrumentos 100% digital.

Para não dizer que não mencionamos, a versão X-Series acrescenta detalhes visuais que deixam o C4 bem estiloso e custa R$ 121.890, ou seja, ainda está dentro do limite dessa lista. Porém não há nenhum acréscimo na lista de equipamentos, tornando-a muito simples para esse preço.

2° – Peugeot 2008 Allure 1.6 AT: R$ 99.989

A família Peugeot 2008 podia entrar inteira na lista, mas iremos focar apenas na versão de entrada, Allure. Assim como a maioria dos modelos, ela também tem transmissão automática de seis marchas, junto com o motor 1.6 de 120 cv e 15,7 kgfm. Esse conjunto é o mesmo do C4 Cactus e também aparece na versão Style que custa R$ 106.989.

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2008 tem mesmo motor e plataforma do C4 Cactus, mas a lista de equipamentos é inferior (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Embora sejam irmãos de plataforma, o 2008 é menos equipado que o C4 Cactus em suas respectivas versões de entrada. No Peugeot faltam controle de estabilidade e tração, DRL em LED e assistente de partida em rampa. Parte desses itens apenas aparecem na versão Style THP, com motor turbo e que custa 119.995. Acima dela e com direito a seis airbags (no Allure são dois) e sensores de estacionamento está apenas a Griffe, que custa R$ 124.985.

1° – Fiat Pulse Drive 1.3 MT R$ 96.590

O título de SUV mais barato do Brasil não poderia ser de outro. O Fiat Pulse chegou justamente com essa proposta e sua versão de entrada custa R$ 96.590.

Apesar de ser o mais barato, o Pulse manual passa longe de ser um “espartano”. Tudo bem que ele não tem itens de condução semi autônoma, mas traz ar-condicionado digital, faróis e lanternas de led (incluindo luz diurna), piloto automático, sensores de estacionamento traseiros, ESP, sensores de pressão de pneus, sistema de tração TC+ e quatro airbags.

Pulse Manual

Tudo isso alinhado ao conjunto mecânico muito econômico. O Pulse básico traz o motor 1.3 Firefly de até 107 cv e 13,7 kgfm, aliado a uma transmissão manual de cinco marchas. Em nossos testes, o conjunto fez 12,8 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada.

Melhor que isso, só a versão Drive CVT, o SUV mais econômico do país. Com o mesmo motor e o câmbio automático, ele fez 13 km/l em regime urbano e 17,8 km/l no rodoviário, superando até as variantes com motor 1.0 turbo. Tudo isso, por R$ 103.590.

Pulse Drive 1.3 Manual
Embora seja a versão básica, o Pulse manual tem mais itens do que modelos mais caros (Fernando Pires/Quatro Rodas)

As versões Drive Turbo e Audace são boas pedidas para quem procura mais potência. Elas chegam aos 130 cv e continuam dentro da nossa faixa de preço, custando R$ 110.790 e R$ 116.790, respectivamente.

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