Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Pulse completo e Renegade básico pelo mesmo preço: qual você escolheria?

Fiat Pulse Impetus é apenas R$ 500 mais barato que um Jeep Renegade Sport, mais espaçoso e mais potente. Qual é a melhor opção?

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 14 fev 2022, 16h37 - Publicado em 14 fev 2022, 14h42

Com tantas marcas com interesses comuns sob seu comando, a Stellantis segue uma estratégia de não tentar evitar uma concorrência entre carros de suas marcas. Seus SUVs compactos, Peugeot 2008, Citroën C4 Cactus, Fiat Pulse e Jeep Renegade, disputam os mesmos compradores em algumas faixas de preço. E está tudo bem: é melhor do que comprometer a competitividade de um carro para favorecer outro.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O lançamento do Jeep Renegade 2022, com o motor 1.3 GSE Turbo de 185 cv e 28,5 kgfm, exemplifica bem isso.

O Renegade Sport, versão de entrada do SUV, custa R$ 123.990, apenas R$ 500 mais caro que o Fiat Pulse Impetus, que parte dos R$ 123.490 e é a versão mais completa do modelo. No caso do Fiat, o motor é o 1.0 GSE Turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, e combinado com câmbio CVT com simulação de sete marchas – o Jeep usa um automático de seis marchas.

Desempenho e consumo

Jeep Renegade Sport
Divulgação/Jeep

Por mais que o Fiat Pulse seja muito mais leve (1.237 kg contra 1.468 kg) a diferença de potência e torque, e o câmbio automático de seis marchas ajudam bastante o Jeep Renegade. De acordo com a Jeep, o motor 1.3 Turbo faz seu menor SUV chegar aos 100 km/h em 8,7 segundos. Os 9,4 s do Fiat Pulse para cumprir o mesmo teste é uma ótima marca, mas não tão boa nesta comparação.

Fiat Pulse 2022 azul visto 3/4 de frente
Fernando Pires/Quatro Rodas

O Fiat se vinga pelo consumo: 8,5 km/l no regime urbano e 10,2 km/l no rodoviário quando com etanol, e 12 km/l e 14,6 km/l, respectivamente, com gasolina. O Jeep Renegade de entrada, por sua vez, crava 7,7 km/l e 9,1 km/l com etanol e 11 km/l e 12,8 km/l com gasolina.

Equipamentos de série

Jeep Renegade Sport
Divulgação/Jeep

Se por um lado o Fiat Pulse tem motor mais fraco, por outro tem equipamentos comuns às versões mais completas do Renegade ou mesmo do Jeep Compass. Todas as versões do Fiat Pulse têm ar-condicionado automático e digital, o Renegade Sport tem ar manual – as demais versões tem ar digital com duas zonas de temperatura.

Jeep Renegade Sport
Divulgação/Jeep

O Fiat Pulse ainda tem retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, que são de leds mas não full-led como os do Renegade (que tem setas de led, o aro ao redor dos faróis). Só o Pulse tem carregador wireless para smartphone.

Conectividade

Primeira fileira do Fiat Pulse 2022 vista do banco do motorista
Interior do Fiat Pulse Impetus Turbo 200 1.0 Fernando Pires/Quatro Rodas

A versão de entrada do Jeep também é a única com quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros analógicos, com uma tela colorida de 7 polegadas ao centro. É curioso que o quadro de instrumentos das demais versões do Renegade e também do Pulse Impetus concentre todas as informações em uma tela do mesmo tamanho, 7 polegadas, com nível do tanque e temperatura do motor indicado por leds.

Continua após a publicidade

O Pulse mais completo também tem central multimídia de 10,1 polegadas como nos Compass mais completos. O Renegade Sport tem tela de 7 polegadas e as demais versões, 8,4 polegadas. Todos têm Android Auto e Apple Carplay sem fio.

Central multimídia do Fiat Pulse 2022
Fernando Pires/Quatro Rodas

Como opcional, o Fiat Pulse pode receber o “Connect////Me”, serviços conectados como controles via smartphone, hotspot Wi-Fi 4G e integração com a Amazon Alexa, por R$ 2.700. O Jeep Renegade, que foi o primeiro a ter o equivalente Adventure Intelligence, há um ano, ainda não tem o sistema disponível para nenhuma versão da linha 2022. 

Segurança

Fiat Pulse 2022 azul visto 3/4 de trás
Fernando Pires/Quatro Rodas

O Pulse Impetus tem um pacote de assistentes eletrônicos bem completo e equivalente ao disponível como equipamentos de série já a partir do Renegade Sport. Entre eles, estão frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Mas o Fiat ainda tem sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e farol alto automático. O Renegade, por sua vez, tem seis airbags e o Pulse, só quatro.

Jeep Renegade Sport
Divulgação/Jeep

Dimensões e espaço

O Jeep Renegade é maior em quase tudo. Tem 4,27 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,70 m de altura, com entre-eixos de 2,57 m, herança de uma plataforma que nasceu para carros médios – uma diferença que se nota até mesmo pelo acabamento. O Fiat Pulse, por sua vez, tem 4,10 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,53 m de entre-eixos.

Jeep Renegade Sport
Divulgação/Jeep

O espaço interno do Renegade é maior, especialmente para ombros e cabeças, graças não apenas às dimensões mas também ao formato da carroceria.

Compartilhe essa matéria via:
Bancos traseiros do Fiat Pulse 2022 visto da porta do passageiro
Fernando Pires/Quatro Rodas

Por outro lado, o Pulse tem porta-malas consideravelmente maior: são 370 litros contra 320 litros no Renegade. Para os dois modelos, a fabricante divulga a capacidade volumétrica dos compartimentos, que contabiliza espaços que não são usados no dia a dia e não é a medição padrão do mercado. Por isso a sensação de serem menores.

Jeep Renegade Fiat Pulse
Dianteiro Traseiro  Dianteiro  Traseiro
Espaço para a cabeça  103 cm 100 cm 97 cm 90 cm
Espaço para ombros 154 cm 153 cm 149 cm 146,5 cm
Espaço para as pernas 99,5 cm 86 cm 100,5 89 cm

Veredicto

Mais que uma comparação entre dois SUVs compactos, é uma comparação entre um carro que nasceu de uma plataforma compacta e outro que nasceu para ser SUV. O Renegade leva vantagem não apenas pelo espaço interno, mas também por entregar uma percepção de qualidade melhor mesmo na versão de entrada. O Pulse Impetus é mais completo e muito mais vistoso, especialmente por dentro, mas uma central multimídia menor e um ar-condicionado manual não desabona o Jeep Renegade Sport, que tem melhor desempenho e os principais equipamentos de segurança. Por isso, é a melhor escolha.

Ficha técnica – Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo CVT

Motor: dianteiro, transversal, 3 cil, 12 V, 999 cm³, turbo, injeção direta, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm entre 1.750 rpm e 3.500 rpm
Câmbio: Automático, CVT, com simulação permanente de 7 marchas e modo Sport
Direção: elétrica
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freio: disco ventilado (dianteiro) tambor (traseiro)
Dimensões: comprimento, 410 cm; altura, 158 cm; entre-eixos, 253 cm; largura, 178 cm; porta-malas, 370 litros

Ficha técnica – Jeep Renegade Sport

Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., turbo, 16V, 1.332 cm³, 180/185 cv (gasolina/etanol) a 5.750 rpm (gasolina/etanol), 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro)
Suspensão: ind. McPherson (diant. e tras.))
Freios: disco ventilado (diant.) e sólido (tras.)
Dimensões: comprimento, 426,8 cm; largura, 180,5 cm; altura, 171,2 cm; entre-eixos, 257 cm; porta-malas, 320 litros

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição 754

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês