Pulse completo e Renegade básico pelo mesmo preço: qual você escolheria?
Fiat Pulse Impetus é apenas R$ 500 mais barato que um Jeep Renegade Sport, mais espaçoso e mais potente. Qual é a melhor opção?
Com tantas marcas com interesses comuns sob seu comando, a Stellantis segue uma estratégia de não tentar evitar uma concorrência entre carros de suas marcas. Seus SUVs compactos, Peugeot 2008, Citroën C4 Cactus, Fiat Pulse e Jeep Renegade, disputam os mesmos compradores em algumas faixas de preço. E está tudo bem: é melhor do que comprometer a competitividade de um carro para favorecer outro.
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O lançamento do Jeep Renegade 2022, com o motor 1.3 GSE Turbo de 185 cv e 28,5 kgfm, exemplifica bem isso.
O Renegade Sport, versão de entrada do SUV, custa R$ 123.990, apenas R$ 500 mais caro que o Fiat Pulse Impetus, que parte dos R$ 123.490 e é a versão mais completa do modelo. No caso do Fiat, o motor é o 1.0 GSE Turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, e combinado com câmbio CVT com simulação de sete marchas – o Jeep usa um automático de seis marchas.
Desempenho e consumo
Por mais que o Fiat Pulse seja muito mais leve (1.237 kg contra 1.468 kg) a diferença de potência e torque, e o câmbio automático de seis marchas ajudam bastante o Jeep Renegade. De acordo com a Jeep, o motor 1.3 Turbo faz seu menor SUV chegar aos 100 km/h em 8,7 segundos. Os 9,4 s do Fiat Pulse para cumprir o mesmo teste é uma ótima marca, mas não tão boa nesta comparação.
O Fiat se vinga pelo consumo: 8,5 km/l no regime urbano e 10,2 km/l no rodoviário quando com etanol, e 12 km/l e 14,6 km/l, respectivamente, com gasolina. O Jeep Renegade de entrada, por sua vez, crava 7,7 km/l e 9,1 km/l com etanol e 11 km/l e 12,8 km/l com gasolina.
Equipamentos de série
Se por um lado o Fiat Pulse tem motor mais fraco, por outro tem equipamentos comuns às versões mais completas do Renegade ou mesmo do Jeep Compass. Todas as versões do Fiat Pulse têm ar-condicionado automático e digital, o Renegade Sport tem ar manual – as demais versões tem ar digital com duas zonas de temperatura.
O Fiat Pulse ainda tem retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, que são de leds mas não full-led como os do Renegade (que tem setas de led, o aro ao redor dos faróis). Só o Pulse tem carregador wireless para smartphone.
Conectividade
A versão de entrada do Jeep também é a única com quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros analógicos, com uma tela colorida de 7 polegadas ao centro. É curioso que o quadro de instrumentos das demais versões do Renegade e também do Pulse Impetus concentre todas as informações em uma tela do mesmo tamanho, 7 polegadas, com nível do tanque e temperatura do motor indicado por leds.
O Pulse mais completo também tem central multimídia de 10,1 polegadas como nos Compass mais completos. O Renegade Sport tem tela de 7 polegadas e as demais versões, 8,4 polegadas. Todos têm Android Auto e Apple Carplay sem fio.
Como opcional, o Fiat Pulse pode receber o “Connect////Me”, serviços conectados como controles via smartphone, hotspot Wi-Fi 4G e integração com a Amazon Alexa, por R$ 2.700. O Jeep Renegade, que foi o primeiro a ter o equivalente Adventure Intelligence, há um ano, ainda não tem o sistema disponível para nenhuma versão da linha 2022.
Segurança
O Pulse Impetus tem um pacote de assistentes eletrônicos bem completo e equivalente ao disponível como equipamentos de série já a partir do Renegade Sport. Entre eles, estão frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Mas o Fiat ainda tem sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e farol alto automático. O Renegade, por sua vez, tem seis airbags e o Pulse, só quatro.
Dimensões e espaço
O Jeep Renegade é maior em quase tudo. Tem 4,27 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,70 m de altura, com entre-eixos de 2,57 m, herança de uma plataforma que nasceu para carros médios – uma diferença que se nota até mesmo pelo acabamento. O Fiat Pulse, por sua vez, tem 4,10 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,53 m de entre-eixos.
O espaço interno do Renegade é maior, especialmente para ombros e cabeças, graças não apenas às dimensões mas também ao formato da carroceria.
Por outro lado, o Pulse tem porta-malas consideravelmente maior: são 370 litros contra 320 litros no Renegade. Para os dois modelos, a fabricante divulga a capacidade volumétrica dos compartimentos, que contabiliza espaços que não são usados no dia a dia e não é a medição padrão do mercado. Por isso a sensação de serem menores.
Jeep Renegade | Fiat Pulse | |||
Dianteiro | Traseiro | Dianteiro | Traseiro | |
Espaço para a cabeça | 103 cm | 100 cm | 97 cm | 90 cm |
Espaço para ombros | 154 cm | 153 cm | 149 cm | 146,5 cm |
Espaço para as pernas | 99,5 cm | 86 cm | 100,5 | 89 cm |
Veredicto
Mais que uma comparação entre dois SUVs compactos, é uma comparação entre um carro que nasceu de uma plataforma compacta e outro que nasceu para ser SUV. O Renegade leva vantagem não apenas pelo espaço interno, mas também por entregar uma percepção de qualidade melhor mesmo na versão de entrada. O Pulse Impetus é mais completo e muito mais vistoso, especialmente por dentro, mas uma central multimídia menor e um ar-condicionado manual não desabona o Jeep Renegade Sport, que tem melhor desempenho e os principais equipamentos de segurança. Por isso, é a melhor escolha.
Ficha técnica – Fiat Pulse Impetus 1.0 Turbo CVT
Motor: dianteiro, transversal, 3 cil, 12 V, 999 cm³, turbo, injeção direta, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm entre 1.750 rpm e 3.500 rpm
Câmbio: Automático, CVT, com simulação permanente de 7 marchas e modo Sport
Direção: elétrica
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira)
Freio: disco ventilado (dianteiro) tambor (traseiro)
Dimensões: comprimento, 410 cm; altura, 158 cm; entre-eixos, 253 cm; largura, 178 cm; porta-malas, 370 litros
Ficha técnica – Jeep Renegade Sport
Motor: flex, dianteiro, transversal, 4 cil., turbo, 16V, 1.332 cm³, 180/185 cv (gasolina/etanol) a 5.750 rpm (gasolina/etanol), 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica, elétrica, 10,8 m (diâmetro de giro)
Suspensão: ind. McPherson (diant. e tras.))
Freios: disco ventilado (diant.) e sólido (tras.)
Dimensões: comprimento, 426,8 cm; largura, 180,5 cm; altura, 171,2 cm; entre-eixos, 257 cm; porta-malas, 320 litros