Seguindo a tendência de eletrificação do mercado, a Mini divulgou que irá estrear três novos modelos antes de se tornar totalmente elétrica em 2030. A marca anunciou a nova geração do Mini Cooper hatch e o sucessor do Countryman, e ambos serão seguidos por crossover também a eletricidade.
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A inglesa afirmou que os “carros com motores a gasolina e diesel altamente eficientes continuarão a ser uma solução ideal no futuro para grupos-alvo e regiões onde os requisitos de mobilidade não são atendidos ou ainda não são atendidos com trens de força totalmente elétricos”.
O último modelo a combustão da Mini será apresentado em 2025. A empresa quer que os elétricos representem 50% das vendas até 2027, fator que irá alcançar até a sua divisão esportiva John Cooper Works.
O Mini Hatch, modelo central da marca, terá versões com motores a combustão e eletrificadas. Algumas fotos foram divulgadas de um protótipo camuflado com um novo estilo. O formato de duas portas e o porta-malas permanece inalterado no protótipo quando comparado aos antecessores. Ele parece um pouco menor do que antes, mas com faróis maiores.
Apesar de ser totalmente elétrico, como indicam os adesivos colados nas portas, os recortes do capô permanecem, mas agora com a grade quase toda forrada. Ainda não há imagens do interior dos novos modelos.
O carro será fabricado em Oxford, no Reino Unido, e terá como base uma versão reduzida da plataforma FAAR. É a mesma plataforma que apoia os modelos Série 1, Série 2, X1 e X2 da BMW.
Já o Countryman terá como sucessor um crossover com motorizações eletrificadas e a combustão. Sua produção será na Alemanha, em Leipzig, ao lado dos SUVs X1 e X2. Será uma solução de maior espaço no catálogo da Mini.
Por último, a marca também está desenvolvendo um crossover menor e totalmente elétrico. Ele será fabricado na China, em uma fábrica totalmente nova dedicada à mobilidade elétrica.