O novo Countryman JCW usa a tecnologia para que seu som seja tão atraente quanto seu desempenho
Por Rodrigo Ribeiro
3 Maio 2018, 12h44
A cor Vermelho Chili é a única a oferecer o teto preto Christian Castanho/Quatro Rodas
A central eletrônica dos carros é capaz de deixá-los mais econômicos e menos poluentes. Mas ela também permite um recurso especialmente atraente nos novos esportivos: a mudança do som.
Isso permitiu à BMW dar uma identidade sonora única ao novo Mini Countryman JCW.
Jeitão de SUV destoa das linhas típicas dos Mini Christian Castanho/Quatro Rodas
Com o seletor de condução no modo esportivo, o motor do hatch com estilo de SUV soa como algo muito maior do que um 2.0 quatro cilindros turbo com um câmbio automático de oito marchas.
O cada vez mais rotineiro estampido no escapamento nas acelerações agora é acompanhado de uma espécie de gargarejo nas desacelerações, conforme o motor reduz o giro.
Luz ao redor da tela pode acompanhar temperatura do ar-condicionado Christian Castanho/Quatro Rodas
O som remete um pouco ao ruído típico dos motores antigos dotados de comandos de válvulas “bravos”, com grandes ângulos de abertura.
O bacana é que o novo Mini Countryman JCW anda tão bem como soa. Na pista de testes o 0 a 100 km/h foi cumprido em 6,9 segundos.
Retomadas e frenagens também entregaram números adequados à proposta da sigla que designa as versões mais esportivas dos Mini.
Teto solar duplo no novo Mini Countryman JCW Christian Castanho/Quatro Rodas Bom espaço interno favorecem viagens longas com quatro adultos Christian Castanho/Quatro Rodas
Uma virtude do Countryman é que ele é apenas 0,7 s mais lento que o Cooper JCW (6,2 s em nosso teste), mas muito mais prático.
Continua após a publicidade
É verdade que a porção central do banco traseiro mais dura não anima que um quinto adulto fique por lá, mas a possibilidade de os outros quatro viajarem sem aperto para cabeças e joelhos tornam a aquisição desse carro por uma família muito mais factível do que o Cooper de cinco portas.
Velocímetro e conta-giros se movem com a coluna de direção, o que atrapalha a leitura Christian Castanho/Quatro Rodas Luz no teto avisa que o alarme foi ativado Christian Castanho/Quatro Rodas
Também ajuda nesse aspecto a suspensão mais macia e a direção elétrica leve. Aqui novamente a eletrônica faz seu trabalho ao endurecer volante e amortecedores na medida certa ao toque de um (enorme) comando giratório ao redor da base da manopla de câmbio.
Nessa configuração, o Mini Countryman responde rápido aos comandos, com agilidade acima da média para um modelo consideravelmente pesado (1.555 kg) e alto (1,56 metro).
O comportamento dinâmico é neutro, e a tração integral mitiga sua leve tendência ao sobre-esterço.
Logotipo destaca a versão mais esportiva Christian Castanho/Quatro Rodas Rodas aro 19 no novo Mini Countryman JCW Christian Castanho/Quatro Rodas
A lista de equipamentos é longa como se espera de um carro de R$ 217.990, mas o sistema multimídia, que finalmente adotou tela sensível ao toque, poderia incluir integração para celulares Android e Apple.
Também é possível optar por uma condução eficiente, com direito a start-stop, “roda-livre” e câmbio programado para manter o motor em baixas rotações para chegar a bons 10,3 km/l na cidade e 13,7 km/l no ciclo rodoviário.
Mas, depois de ouvi-lo no modo esportivo, fica difícil optar pelo silêncio.
Jeep Gladiator: a picape mais off-road do Brasil pode rodar sem teto e portas
Praticamente um Wrangler de caçamba, a Jeep Gladiator chega ao Brasil por R$ 499.990 como a picape mais off-road do país, com capacidades mecânicas e eletrônicas suficientes para escalar íngremes e arenosos paredões de pedra. Além das virtudes, a Gladiator também permite maior contato com a natureza por ser quase que desmontável: o para-brisa é reclinável, enquanto portas e teto são removíveis. Veja como tudo isso funciona!
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui.
Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.
MELHOR OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
a partir de R$ 9,90/mês
ou
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80 (cada mês sai por R$ 6,90)
Impressa + Digital
Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.
Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.
Comparativo entre os principais modelos do mercado.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.