Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Porsche lançará SUV elétrico ainda maior que o Cayenne

Plano de eletrificação da empresa ainda terá versões elétricas do 718, Macan, Panamera e Cayenne; 911 ganhará apenas um facelift

Por João Vitor Ferreira
20 jul 2022, 12h22

A Porsche estreou no mundo dos carros elétricos com o Taycan e agora quer mais. Para capitalizar em cima de um segmento de sucesso, a montadora anunciou que ainda nessa década lançará um novo SUV elétrico e com proposta esportiva. E não será o novo Macan elétrico.

O SUV, que recebeu o codinome K1, estará posicionado acima do Porsche Cayenne, tanto em tamanho, quanto em preço. Uma possível carroceria com três fileiras está sendo especulada, mas ainda não há nada confirmado pela montadora.

Oliver Blume, CEO da Porsche, descreveu o SUV, que será fabricado em Leipzig, na Alemanha, como “Uma interpretação muito esportiva de um SUV”, o que faz sentido já que a montadora confirmou que ele usará uma variante esportiva da nova arquitetura do grupo Volkswagen.

Porsche Taycan Cross
O Taycan é o primeiro elétrico da marca e já passou o 911 no número de vendas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A SSP (Scalable Systems Platform) é a nova plataforma do conglomerado alemão, que estreará em 2025 com a versão de produção do conceito Volkswagen Trinity. Já o novo SUV da Porsche usará a SSP-Sport, sua variante esportiva, que também será usada por Lamborghini, Bentley e Audi, de acordo com o site Autocar.

Já o site americano Automotive News, informa que o K1 terá seu trem de força baseado no Porsche Mission R, mais recente carro de corrida elétrico da marca. Entre as tecnologias, o site afirma que o SUV herdará os motores elétricos refrigerados a óleo, porém sua potência deverá ser menor do que os 1.088 cv do Mission R.

Novo Porsche Mission R, conceito apresentado no Salão de Munique de 2021
Porsche Mission R, conceito apresentado no Salão de Munique de 2021, terá tecnologias importadas para o futuro SUV da Porsche (Divulgação/Porsche)

Pensando no mercado, Blume diz que eles estão “visando os segmentos de margens de lucro mais altas”. A expectativa é de que ele siga no embalo dos outros modelos, já que os SUVs Macan e Cayenne foram os dois carros mais vendidos da marca em 2021, seguidos pelo EV Taycan, que passou o 911 nas vendas.

Compartilhe essa matéria via:

Aliás, os dois atuais SUVs da Porsche já estão com suas eletrificações preparadas, porém devem ser baseados na plataforma PPE (Premium Platform Electric), com o Macan EV chegando já em 2024. O Panamera terá uma nova geração também elétrica (com a plataforma SSP-Sport), que o colocará lado a lado com o Macan, enquanto o 718 EV deve chegar a partir de 2025. Já o 911 ganhará um facelift e o mais provável é que ele se torne um híbrido.

Porsche 911 GT3 2021 PDK
O 911 é o único que ainda não parece ter eletrificação à vista (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com o projeto de eletrificação do portfólio, a meta da Porsche é chegar a 80% das vendas composta por EVs até 2030.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.