Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Porsche lançará SUV elétrico ainda maior que o Cayenne

Plano de eletrificação da empresa ainda terá versões elétricas do 718, Macan, Panamera e Cayenne; 911 ganhará apenas um facelift

Por João Vitor Ferreira 20 jul 2022, 12h22

A Porsche estreou no mundo dos carros elétricos com o Taycan e agora quer mais. Para capitalizar em cima de um segmento de sucesso, a montadora anunciou que ainda nessa década lançará um novo SUV elétrico e com proposta esportiva. E não será o novo Macan elétrico.

O SUV, que recebeu o codinome K1, estará posicionado acima do Porsche Cayenne, tanto em tamanho, quanto em preço. Uma possível carroceria com três fileiras está sendo especulada, mas ainda não há nada confirmado pela montadora.

Oliver Blume, CEO da Porsche, descreveu o SUV, que será fabricado em Leipzig, na Alemanha, como “Uma interpretação muito esportiva de um SUV”, o que faz sentido já que a montadora confirmou que ele usará uma variante esportiva da nova arquitetura do grupo Volkswagen.

Porsche Taycan Cross
O Taycan é o primeiro elétrico da marca e já passou o 911 no número de vendas Fernando Pires/Quatro Rodas

A SSP (Scalable Systems Platform) é a nova plataforma do conglomerado alemão, que estreará em 2025 com a versão de produção do conceito Volkswagen Trinity. Já o novo SUV da Porsche usará a SSP-Sport, sua variante esportiva, que também será usada por Lamborghini, Bentley e Audi, de acordo com o site Autocar.

Continua após a publicidade

Já o site americano Automotive News, informa que o K1 terá seu trem de força baseado no Porsche Mission R, mais recente carro de corrida elétrico da marca. Entre as tecnologias, o site afirma que o SUV herdará os motores elétricos refrigerados a óleo, porém sua potência deverá ser menor do que os 1.088 cv do Mission R.

Novo Porsche Mission R, conceito apresentado no Salão de Munique de 2021
Porsche Mission R, conceito apresentado no Salão de Munique de 2021, terá tecnologias importadas para o futuro SUV da Porsche Divulgação/Porsche

Pensando no mercado, Blume diz que eles estão “visando os segmentos de margens de lucro mais altas”. A expectativa é de que ele siga no embalo dos outros modelos, já que os SUVs Macan e Cayenne foram os dois carros mais vendidos da marca em 2021, seguidos pelo EV Taycan, que passou o 911 nas vendas.

Compartilhe essa matéria via:

Aliás, os dois atuais SUVs da Porsche já estão com suas eletrificações preparadas, porém devem ser baseados na plataforma PPE (Premium Platform Electric), com o Macan EV chegando já em 2024. O Panamera terá uma nova geração também elétrica (com a plataforma SSP-Sport), que o colocará lado a lado com o Macan, enquanto o 718 EV deve chegar a partir de 2025. Já o 911 ganhará um facelift e o mais provável é que ele se torne um híbrido.

Porsche 911 GT3 2021 PDK
O 911 é o único que ainda não parece ter eletrificação à vista Fernando Pires/Quatro Rodas

Com o projeto de eletrificação do portfólio, a meta da Porsche é chegar a 80% das vendas composta por EVs até 2030.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês