Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW investe R$ 11 bi em nova fábrica para o substituto elétrico do Passat

Para acelerar sua eletrificação, VW construirá nova fábrica em Wolfsburg que será modelo para as demais plantas do grupo

Por João Vitor Ferreira
7 mar 2022, 20h58

Visando acelerar sua eletrificação, a Volkswagen anunciou na última sexta-feira (04) um investimento de €$ 2 bilhões (pouco mais de R$ 11 bilhões ao câmbio atual) para construir uma nova fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, onde será fabricado o sedã Trinity, substituto elétrico do Passatque saiu de linha há pouco tempo.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

A nova fábrica ficará no distrito de Warmenau, há poucos quilômetros do atual complexo da VW em Wolfsburg. As obras estão previstas para começar já no início de 2023.

“Estamos estabelecendo referências na indústria automotiva com o Trinity e a nova fábrica e transformando Wolfsburg no farol global da produção de veículos de ponta e eficientes. Isso reafirma que a transformação econômica da Alemanha como centro da indústria pode ser alcançada”, disse o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter. 

O ponto principal da nova fábrica, que será considerada uma “irmã” da planta principal de Wolfsburg, é a eficiência. Segundo a VW, com uma linha de montagem focada em veículos elétricos será possível montar um veículo em cerca de dez horas, já que ela dispensa certos componentes e variáveis encontrados em uma linha mista, que monta carros eletrificados e a combustão.

Continua após a publicidade
trinity
Silhueta do Trinity, modelo que estreará a plataforma SSP (Divulgação/Volkswagen)

A nova fábrica do Trinity também servirá de modelo para outras fábricas do grupo, incluindo a matriz. As mudanças na planta principal de Wolfsburg começarão já em 2023, com a chegada do ID.3 à linha de montagem. Atualmente, o hatch elétrico é montado em Zwickau, também na Alemanha.

Além de acelerar o processo de eletrificação, a nova estratégia da Volks também vai ajudar a manter o atual nível de produção de seus principais modelos. Tiguan, Golf e Tayron, por exemplo, teriam o ritmo de produção diminuído caso o Trinity fosse construído na mesma fábrica que eles.

Sobre o novo EV, pouca coisa foi revelada. Sabe-se que ele terá dimensões semelhantes às do Passat e deve beirar os 700 km de autonomia. Ele também estreará a nova plataforma SSP, que permite uma condução autônoma de nível 4. Atualmente, os veículos em circulação com os sistemas mais modernos de condução autônoma estão no nível 3, como o Audi A8, por exemplo.

Continua após a publicidade
passat lateral
Segundo informações, o Trinity terá dimensões semelhantes ao do Passat, que por sua vez mede 4,94 m de comprimento; 1,83 m de largura; 1,46 m de altura e 2,87 m de entre-eixos (Divulgação/Volkswagen)

Segundo a Volks, a intenção é que a construção do novo sedã elétrico tenha início em 2026. A montadora também destaca que todo o seu processo de fabricação será neutro em emissões de carbono.

Compartilhe essa matéria via:

A SSP será desenvolvida em um novo campus, que será construído dentro da matriz em Wolfsburg. Por isso a proximidade entre as duas fábricas. Segundo a Volkswagen, espera-se que mais 40 milhões de veículos sejam baseados na nova plataforma durante toda sua vida útil.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.