VW investe R$ 11 bi em nova fábrica para o substituto elétrico do Passat
Para acelerar sua eletrificação, VW construirá nova fábrica em Wolfsburg que será modelo para as demais plantas do grupo
Visando acelerar sua eletrificação, a Volkswagen anunciou na última sexta-feira (04) um investimento de €$ 2 bilhões (pouco mais de R$ 11 bilhões ao câmbio atual) para construir uma nova fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, onde será fabricado o sedã Trinity, substituto elétrico do Passat – que saiu de linha há pouco tempo.
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A nova fábrica ficará no distrito de Warmenau, há poucos quilômetros do atual complexo da VW em Wolfsburg. As obras estão previstas para começar já no início de 2023.
“Estamos estabelecendo referências na indústria automotiva com o Trinity e a nova fábrica e transformando Wolfsburg no farol global da produção de veículos de ponta e eficientes. Isso reafirma que a transformação econômica da Alemanha como centro da indústria pode ser alcançada”, disse o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter.
O ponto principal da nova fábrica, que será considerada uma “irmã” da planta principal de Wolfsburg, é a eficiência. Segundo a VW, com uma linha de montagem focada em veículos elétricos será possível montar um veículo em cerca de dez horas, já que ela dispensa certos componentes e variáveis encontrados em uma linha mista, que monta carros eletrificados e a combustão.
A nova fábrica do Trinity também servirá de modelo para outras fábricas do grupo, incluindo a matriz. As mudanças na planta principal de Wolfsburg começarão já em 2023, com a chegada do ID.3 à linha de montagem. Atualmente, o hatch elétrico é montado em Zwickau, também na Alemanha.
Além de acelerar o processo de eletrificação, a nova estratégia da Volks também vai ajudar a manter o atual nível de produção de seus principais modelos. Tiguan, Golf e Tayron, por exemplo, teriam o ritmo de produção diminuído caso o Trinity fosse construído na mesma fábrica que eles.
Sobre o novo EV, pouca coisa foi revelada. Sabe-se que ele terá dimensões semelhantes às do Passat e deve beirar os 700 km de autonomia. Ele também estreará a nova plataforma SSP, que permite uma condução autônoma de nível 4. Atualmente, os veículos em circulação com os sistemas mais modernos de condução autônoma estão no nível 3, como o Audi A8, por exemplo.
Segundo a Volks, a intenção é que a construção do novo sedã elétrico tenha início em 2026. A montadora também destaca que todo o seu processo de fabricação será neutro em emissões de carbono.
A SSP será desenvolvida em um novo campus, que será construído dentro da matriz em Wolfsburg. Por isso a proximidade entre as duas fábricas. Segundo a Volkswagen, espera-se que mais 40 milhões de veículos sejam baseados na nova plataforma durante toda sua vida útil.
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