Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porsche Cayenne Turbo GT estreia como SUV mais rápido em Interlagos

Impressões: A versão mais veloz nos 20 anos de história do Cayenne tem ajustes inéditos para um SUV da Porsche e custa R$ 1.325.000

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 jun 2022, 18h14 - Publicado em 14 jun 2022, 14h39
Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT (Divulgação/Porsche)
Continua após publicidade

O Porsche Cayenne chega a 2022 completando 20 anos de vida e, no Brasil, a comemoração é em grande estilo. O modelo ganha de presente o inédito Cayenne Turbo GT, versão mais rápida da história e de SUV e que já estreia com recordes cravados nos circuitos de Nürburgring e Interlagos. Mas a festa é cara: ele custa R$ 1.325.000.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O Porsche Cayenne Turbo GT é equipado com motor V8 4.0 biturbo, o mesmo utilizado em outros modelos do Grupo Volkswagen, porém com ajustes exclusivos da Porsche nos virabrequim e  turbinas e em parâmetros da injeção direta, admissão e arrefecimento do ar de admissão. Assim, ele chega aos 640 cv de potência e 86,7 kgfm de torque.

Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT (Divulgação/Porsche)

Mesmo com 90 cv a mais em relação ao Cayenne Coupé Turbo, o Turbo GT não é o mais potente da gama, posto ocupado pelo Turbo S E-Hybrid, com seus 680 cv. Porém, as credenciais GT, até então inéditas em um SUV da marca, fazem dele o mais rápido da história. O câmbio é um tiptronic de oito marchas.

Compartilhe essa matéria via:

Segundo a Porsche, ele leva 3,3 segundos para ir de 0 a 100 km/h (contra 3,8 da versão mais potente), e tem velocidade máxima de 300 km/h, outro número inédito para um Cayenne. Em Nürburgring, onde conquistou a marca de SUV recordista, seu tempo de volta foi de 7:38 minutos.

Continua após a publicidade
Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT (Divulgação/Porsche)

Feitas as apresentações básicas, também pudemos colocar à prova o poderio do Cayenne Turbo GT no icônico Autódromo de Interlagos, onde conquistou mais um recorde: levou 1min48s para uma volta completa.

Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT (Divulgação/Porsche)

Quase um 911 SUV

A rapidez da resposta a um simples toque no acelerador já demonstrou, de cara, que o Cayenne Turbo GT não é para iniciantes. As acelerações rápidas (muitas vezes estúpidas) e o ajuste leve e preciso da direção faz com que esqueçamos que este SUV tem mais de duas toneladas e não é um 911.

O ronco grave e rasgado típico de um V8 é pronunciado no Turbo GT, com backfires (os famosos “pipocos”) mesmo nos modos de condução mais comportados. Tal evidência se deve ao sistema de escape, totalmente feito em titânio, sem o silenciador intermediário e com downpipes em aço. O conjunto é 18 kg mais leve em relação ao Cayenne Turbo Coupé e as saídas são quase centrais.

Continua após a publicidade
Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT (Divulgação/Porsche)

É fato que o modelo foi feito para pistas com seu comportamento, novamente, quase de um 911, acompanhado graças a um conjunto de modificações. Entre elas estão o bloqueio de diferencial traseiro aprimorado, rodas traseiras esterçantes e rodas dianteiras com câmber negativo (0,45°). A suspensão a ar ficou até 15% mais rígida e 1,7 centímetro mais baixa.

Tudo isso permite que o SUV contorne traçados quase como um legítimo superesportivo. Quase, porque há óbvias limitações físicas que impedem o Cayenne de se passar totalmente por um supercarro.

Porsche Cayenne Turbo GT
Porsche Cayenne Turbo GT (Divulgação/Porsche)

Em curvas mais fechadas, por exemplo, é preciso respeitar as dimensões e o maior peso do SUV e se adaptar a isso. O timing das frenagens e a velocidade de chegada às curvas precisam ser diferentes para que o Cayenne não saia de frente, como é a sua tendência. Ou seja, mesmo pela excelência em seus atributos, ainda existem limites físicos ao modelo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.