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Porsche Macan T vem ao Brasil e sacrifica potência em prol da condução

Modelo tem o mesmo 2.0 da versão base, mas tem carroceria rebaixada em 15 mm para aprimorar a condução

Por João Vitor Ferreira
17 fev 2022, 21h10
Porsche Macan T
 (Divulgação/Porsche)
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A Porsche revelou o novo Macan T, “primeiro carro esportivo de quatro portas a ter essa designação especial”, como descreveu a marca. O “T” vem de “Touring” e assim como já aconteceu com o 911 e 718, a versão trará um conjunto mecânico menos potente, porém mais leve para priorizar a condução ágil.

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Fiel ao 911 T dos anos 1960, primeiro a ganhar esse sobrenome, o Macan T recebeu o mesmo motor dianteiro 2.0 de quatro cilindros da versão padrão. Segundo a marca, a motorização pesa 58,8 kg a menos que o V6 2.9 dos Macan S e GTS, além de gerar 265 cv e 40,78 kgfm. Entretanto, o peso total do veículo não foi informado.

O câmbio automático é o tradicional PDK da Porsche, com sete marchas e dupla embreagem, que distribui a força para as quatro rodas. O modelo repete a velocidade máxima de 232 km/h e tempo de 0 a 96 km/h de 6,2 segundos do Macan de entrada. No consumo, a empresa declara que o Macan T faz, em regime combinado, até 9,34 km/l pelo WLTP.

Porsche Macan T
A Porsche também diz que é possível equipar uma suspensão pneumática ao Macan T, possibilitando um rebaixamento de mais 10 mm na carroceria (Divulgação/Porsche)
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Como o foco é a dirigibilidade, a Porsche se esforçou para criar a “suspensão perfeita”. O Macan T teve sua carroceria rebaixada em 15 mm e é o primeiro modelo da marca a ter suspensão de aço. As barras estabilizadoras dianteiras foram enrijecidas e o chassi teve seu ajuste otimizado para melhorar a dirigibilidade, como informa a marca.

Soleiras Macan T
O logo do Macan T aparece nas soleiras das portas, na traseira e nas lâminas laterais (Divulgação/Porsche)

Ele ainda vem de fábrica com o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM), que regula o amortecimento em cada roda individualmente, de acordo com as condições da estrada e com o estilo de condução do motorista.

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detalhe traseira Macan T
A os detalhes em cinza são o que mais diferem o Macan T dos demais modelos, assim como sua suspensão rebaixada (Divulgação/Porsche)

No design, os principais traços da família ainda estão presentes. As novidades ficam por conta dos detalhes em cinza metálico, como nos retrovisores, acabamentos dianteiros, lâmina das portas, spoiler de teto e logotipo traseiro. A rodas tem 20’’ e, por padrão, são no mesmo estilo do Macan S com acabamento em Dark Titanium. Por fim, as ponteiras dos pares de escapamento e os detalhes na janela são em preto brilhante.

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Passando para o interior, o design Sport-Tex Stripe dos bancos dianteiros se repete nos traseiros externos. Todos são feitos de couro preto, porém apenas os da frente têm ajuste e aquecimento elétricos. Os acabamentos são no mesmo tom de cinza que contrasta com a cor principal da carroceria.

Porsche Macan T interior
Os bancos esportivos também aparecem na segunda fileira e tem o logo da Porsche em alto relevo no encosto, assim como os dianteiros (Divulgação/Porsche)

Por padrão, o Porsche Macan T vem com o volante esportivo GT multifuncional, mas o cliente pode pagar por um upgrade e receber a versão com acabamento Race-Tex em carbono e ionizador. De fábrica, ele também vem com o cronômetro Sport Chrono posicionado logo acima do painel de instrumentos. Já a central multimídia tem tela de 10,9’’ sensível ao toque com navegação online padrão.

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Para quem se interessou, o modelo já aparece em destaque no site brasileiro da Porsche. Nos EUA, foi dito que as vendas começam logo no fim de março. Tanto aqui quanto no exterior ainda não foram divulgados os preços, mas como o modelo será posicionado entre o Macan e o Macan S, podemos esperar um preço entre os R$ 415.00 e R$ 539.000.

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A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
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