Picape média ex-Peugeot será irmã maior da Toro diesel e chega em 2023
Stellantis muda estratégia e lançará picape média a diesel com a marca Fiat, com mais tradição e alcance, em vez de usar a Peugeot
Na tentativa de ofuscar a apresentação da nova Chevrolet Montana, a Fiat anunciou o lançamento de sua primeira picape média no Brasil no segundo semestre de 2023. Mas você já viu essa picape antes, porque o projeto é baseado na Peugeot Landtrek – que a Peugeot, prudentemente, desistiu de lançar por aqui.
A “Fiat Landtrek” – o nome definitivo não foi revelado – será a terceira e maior picape da Fiat no Brasil, completando a oferta de Strada (compacta) e Toro (de porte intermediário) e, de acordo com a fabricante, está em sua fase final de testes nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim, Minas Gerais.
Mas a picape média não será fabricada em Betim. Chegará importada do Uruguai, onde será montada pela empresa Nordex junto com a van Fiat Scudo. Os kits para a montagem serão importados da China: a Landtrek é baseada na Changan Kaicene F70. A previsão original era para lançamento em 2022, mas o projeto Peugeot foi cancelado.
A nova Landtrek surgiu com a junção da Stellantis (antigo grupo PSA) e a empresa chinesa Changan, de onde origina sua importação e que inclusive já produz outra versão da picape, mas com o nome de Kaicene F70. As dimensões são as mesmas: 5,33 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,87 m de altura e 3,18 m de entre-eixos.
Se a Peugeot Landtrek, ainda importada da China, já é vendida em mercados como o México com motor 2.4 turbo a gasolina de 210 cv, com câmbio manual ou automático de seis marchas, no Brasil a versão Fiat da picape terá motor 2.0 Turbodieselde 180 cv e 40,8 kgfm apenas com câmbio automático de seis marchas, pelo menos no lançamento. Essa é uma mecânica que ainda estava em desenvolvimento.
Lançar uma picape média diesel com a marca Fiat é mais prudente. Além de uma longa tradição com picapes (ainda que menores), tem rede de concessionárias maior. Mas nada impede que versões Peugeot surjam futuramente na tentativa de fazer uma dobradinha como as Fiorino e Partner Rapid.
Se não reduzirem a lista de equipamentos de série na troca de marcas, a picape média da Fiat terá central multimídia com tela de 10”, câmeras 360°, chave presencial, rodas de 18”, acabamento cromado, barras no teto, sensor de estacionamento e faróis de led. O título de picape média mais barata poderá ser dela, inclusive.